Lúpulo Herkules

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Bom dia!

Os lúpulos variam de safra p safra, até de marca p marca.

Eu usei uma vez numa, hã, American Stout com levedura saison. Nem tem classificação p isso.
Como single hop. O lúpulo ficou meio escondido na cerveja, mas experimentando ele antes dá para ter uma boa ideia do gosto.

É um gramíneo, herbal, picante, meio cítrico. Foi o que eu anotei, kkk. Mas nada muito intenso, como comparado a um Zeus, Columbus, Polaris. Se usar no flameout, o myrceno deverá ir embora e perde um pouco do cítrico. Se usar no dry hop talvez mantenha um pouco mais. Como eu não curto o cítrico, acho que não combina com o amargo, nem faço mais DH.

Vai também depender da receita, acho que combina mais com uma cerveja mais clara, limpa, na qual o lúpulo seja o principal.

Depois conta aí como ficou.
 
A ideia é brassar uma Hop Lager, e a princípio usar o Herkules para amargor, mas lendo mais sobre este lúpulo (cítrico, pinho, Herval) veio o questionamento: será que se utilizar o mesmo para sabor e aroma trará um resultado bacana?
 
Testa. Acredito que sim.

Para ter uma base, na última que fiz, para 30L, adicionei 25g de Zeus a 14%AA em 50 min e 75g no flameout, e deixei 20 minutos até começar a resfriar. Ficou bem intenso. E amarga, mais do que os 50 IBUs calculados. Em comparação com outras que eu fiz.

Se for fazer uma menos amarga, talvez possa adicionar tudo no flameout. Ou um pouco no início da fervura e no final pode esperar baixar p 80C para não isomerizar os alfa ácidos. Mas essa adição tardia vai arrastar um pouco de amargor de qualquer jeito. Pois os polifenóis e os AA sem isomerizar são amargos também.

Vale o mesmo pro DH, acaba adicionando um pouco de amargor na cerveja.
 
Testa. Acredito que sim.

Para ter uma base, na última que fiz, para 30L, adicionei 25g de Zeus a 14%AA em 50 min e 75g no flameout, e deixei 20 minutos até começar a resfriar. Ficou bem intenso. E amarga, mais do que os 50 IBUs calculados. Em comparação com outras que eu fiz.

Se for fazer uma menos amarga, talvez possa adicionar tudo no flameout. Ou um pouco no início da fervura e no final pode esperar baixar p 80C para não isomerizar os alfa ácidos. Mas essa adição tardia vai arrastar um pouco de amargor de qualquer jeito. Pois os polifenóis e os AA sem isomerizar são amargos também.

Vale o mesmo pro DH, acaba adicionando um pouco de amargor na cerveja.
eu usei numa blonde e numa cream, e deu amargor, mais eu sempre combinei com citra e sazz para aroma, entao nao consegui identificar somente o herkules. mais ele é bem forte, pois usei 12,5g (pra 20L) e pegou legal. Vou fazer uma pobre ale somente com uns 8g de herkules pra ver como fica. Não é o melhor mais gostei. Pelo preço vale super a pena.
 

Latest posts

Back
Top