Lúpulo Cream Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Hadespil

Member
Joined
Nov 27, 2018
Messages
14
Reaction score
4
Location
Belo Horizonte
Pessoal, estou nos preparativos para minha primeira brassagem, estou pretendendo fazer por volta de 12L, através do BIAB, escolhi uma Cream Ale primeiramente por motivos financeiros (minha grana não está tão grande, mas não queria deixar de começar logo no hobbie) e por ser um estilo pelo que li que seria de mais fácil introdução de alguns amigos. Ainda não possuo controle de temperatura adequado, e farei através de isopor e gelo. Minha maior dúvida é em relação aos lúpulos a serem usados, estava pensando usar o Sorachi Ace para amargor e o US Golding para aroma, acha que podem casar com o estilo? Ou fogem muito da minha proposta?

OG: 1,044
FG: 1,007
ABV: 4,95%
IBU: 14,13
Cor: 2,9

Mostura - 65ºC - 60min

2,1kg - Malte Pilsen

Fervura - 60min
3g Sorachi Ace - 60min
10g US Golding - 15min
200g Açúcar - 15min

Fermentação Levedura US-05

7 Dias - 18ºC
7 dias - 4ºC
 
Também fiz a minha primeira brassagem com uma Cream Ale que está maturando agora.
Utilizei o lúpulo Nugget em 60min e 15min.
Maturação será de 15 dias. As demais especificações estão iguais a sua receita.
 
Boa noite.
Fiz uma Cream Ale até hj, com Mt Hood e Centennial. Ficou excelente.
Quanto ao Sorachi, só tomei até hj a Sorachi Ace Saison (Brooklin) que curti muito. Mas tem alguns relatos de que ele "matou" os outros lúpulos, em fóruns gringos, quando combinado.
 
Também fiz a minha primeira brassagem com uma Cream Ale que está maturando agora.
Utilizei o lúpulo Nugget em 60min e 15min.
Maturação será de 15 dias. As demais especificações estão iguais a sua receita.

Eu queria tentar fugir um pouco do Nugget, talvez apresentar alguma coisinha diferente, mas a falta de experiência em fazer me deixou em xeque em saber exatamente em que sentido ir... Como devo fazer priming na verdade a maturação vai acabar durando mais do que os 7 dias indicados, mas em temperatura rebaixada deve ser só os 7 dias mesmo, mas vou ficar de olho antes de engarrafar, se sentir que pode ficar um tempinho a mais o farei...


Boa noite.
Fiz uma Cream Ale até hj, com Mt Hood e Centennial. Ficou excelente.
Quanto ao Sorachi, só tomei até hj a Sorachi Ace Saison (Brooklin) que curti muito. Mas tem alguns relatos de que ele "matou" os outros lúpulos, em fóruns gringos, quando combinado.

Então, confesso que tinha esquecido de olhar em foruns lá fora, porque meu inglês não é forte, e sempre esqueço que posso usar o google translate... Mas depois que tu comentou vi algumas recomendações de normalmente ser usado sozinho, e algumas raras vezes em acompanhamento com outro lúpulo, em nenhuma dessas de fato vi a recomendação do US Golding, será que fazer uma Cream Ale só com o Sorachi daria bom? Ou melhor parar de inventar muita moda?


Se quiser só amargor o Magnum é o melhor... deixa um amargor bastante limpo.

Na verdade Carlos eu tava tentando sair do só amargor, queria apresentar uma coisinha a mais, para não parecer que é só uma cerveja qualquer, mas também não queria apresentar algo muito radical, embora eu já esteja acostumado com os sabores de cervejas artesanais a maior parte pra quem irei apresentar não está... Então queria apresentar algo um pouquinho diferente, mas sem mudar muito... Mas vou colocar o Magnum na lista de opções para amargor...
 
Last edited:
Não tem sentido usar o Sorachi Ace para amargor aos 60 min, pois vais perder todo o seu sabor (peculiar). Use um lúpulo barato de alto teor de AA para esta função.

Quanto ao Sorachi, cuidado com o sabor dele: Vai de um limão até o sabor de produto de limpeza com aroma de limão.
 
Então, confesso que tinha esquecido de olhar em foruns lá fora, porque meu inglês não é forte, e sempre esqueço que posso usar o google translate... Mas depois que tu comentou vi algumas recomendações de normalmente ser usado sozinho, e algumas raras vezes em acompanhamento com outro lúpulo, em nenhuma dessas de fato vi a recomendação do US Golding, será que fazer uma Cream Ale só com o Sorachi daria bom? Ou melhor parar de inventar muita moda?
Acho que vale a experiência sim. Até pq aí reside a graça do negócio.
Eu faria só o Sorachi, sem dúvida. Achei a Sorachi Saison muito interessante e é só com ele. Mas é outro estilo.
Dá uma lida nesse artigo: https://learn.kegerator.com/sorachi-ace-hops/
 
Acho que vale a experiência sim. Até pq aí reside a graça do negócio.
Eu faria só o Sorachi, sem dúvida. Achei a Sorachi Saison muito interessante e é só com ele. Mas é outro estilo.
Dá uma lida nesse artigo: https://learn.kegerator.com/sorachi-ace-hops/

Opa Alex, acho que era algo assim mesmo que eu estava procurando e não estava encontrando, já até salvei o site aqui para ler mais coisas depois, mas ele me deu uma ideia muito boa do comportamento do Sorachi! A minha ideia de usar o Sorachi no início depois outro era realmente pra tentar fugir do sabor muito forte, e que parece ainda ficar um residual de limão se usado no início, vou ver se consigo ler melhor e com mais tempo (focando e pesquisando o que não entendi muito bem). Vi até que tem algumas indicações de combinações e vou ver se algumas delas se encaixa no que eu consigo praticar agora, se não farei apenas uma 100% Sorachi mesmo, tentando não pesar muito a mão no final pra não subir nem o amargor nem o sabor dominar completamente a cerveja (tornando um desinfetante de Pilsen)...


ja fiz varias vezes com Cascade e Amarillo

Opa Frederico, o que me limita na Amarillo é o valor, que está bem acima do que eu gostaria de gastar, principalmente se a galera curtir e quiser beber mais vezes, por isso tentei ir por outras opções não tão caras, mas vou dar uma olhada, não deixa de ser uma opção talvez para dar uma experimentada junto...


Não tem sentido usar o Sorachi Ace para amargor aos 60 min, pois vais perder todo o seu sabor (peculiar). Use um lúpulo barato de alto teor de AA para esta função.

Quanto ao Sorachi, cuidado com o sabor dele: Vai de um limão até o sabor de produto de limpeza com aroma de limão.

Jean a minha ideia de colocar ele no início era pra ficar uma proeminência bem baixa do sabor dele, pra não deixar dominar tudo, e pelo que li no texto o Alex me mandou é que até faz algum sentido isso, e ainda poderia eliminar parte do sabor que puxa pro desinfetante... E pelo menos eu achei ele num valor relativamente baixo para adquirir e ainda tem um teor de AA relativamente alto, por isso pensei em usar ele no início com outro no fim, pra não correr o risco de trazer a parte indesejada do Sorachi... Mas realmente corro o risco de perder todo o sabor dele e ficar só com o amargor...
 
Jean a minha ideia de colocar ele no início era pra ficar uma proeminência bem baixa do sabor dele, pra não deixar dominar tudo, e pelo que li no texto o Alex me mandou é que até faz algum sentido isso, e ainda poderia eliminar parte do sabor que puxa pro desinfetante... E pelo menos eu achei ele num valor relativamente baixo para adquirir e ainda tem um teor de AA relativamente alto, por isso pensei em usar ele no início com outro no fim, pra não correr o risco de trazer a parte indesejada do Sorachi... Mas realmente corro o risco de perder todo o sabor dele e ficar só com o amargor...

Mas com 60 min tu não vai ter nada do Sorachi Ace, só o amargor.
 
Faço sempre essa cream ale "em anexo". Receita com malte pilsen e uso o carablond pra dar uma cor e um maltado de leve... Eu não usaria esse açucar, vai secar D+ sua cerveja (digo isso pois ja usei e nao gostei)
 

Attachments

  • cream encontro.pdf
    133.8 KB · Views: 74
Mas com 60 min tu não vai ter nada do Sorachi Ace, só o amargor.

Jean a minha esperança era sobrar algo, bem que pouco, justamente por ser algo tão marcante, acho que realmente só testando pra saber se conseguiria algum residual, talvez uma quantidade maior, mas como minha intenção é não elevar muito o IBU não devo fazer isso nessa leva...
Mas sobrando apenas o amargor qual seria a relação de perda dele em relação a outro lúpulo de amargor? Talvez a quantidade de outro pudesse ser menor se o AA fosse maior? Porque o do Sarachi já não é tão baixo assim, então seria só uma questão de preferência mesmo?

Faço sempre essa cream ale "em anexo". Receita com malte pilsen e uso o carablond pra dar uma cor e um maltado de leve... Eu não usaria esse açucar, vai secar D+ sua cerveja (digo isso pois ja usei e nao gostei)

No caso da sua receita a aveia seria para auxiliar na retenção de espuma? Ou teria uma função semelhante a da açucar? Inclui ele na receita na intenção de secar ela um pouco mesmo, já que pelo perfil ela é um pouco mais seca do que se fizesse ela apenas com o Pilsen, embora vi gente aqui no forum falando que faz apenas o Pilsen de boa também...
Inclusive reparei que a açucar que listei ali ta para mais do que eu tinha programado, pelo que tinha calculado seria apenas 125 gr pra quantidade que eu faria, acha que qualquer uso da açucar seria muito para "secar" a cerveja?
 
Alguns usam milho em flocos só pra se enquadrar no estilo, Eu nao gosto de usar o milho, portanto uso a aveia, alem de ajudar c/ a espuma
 
Jean a minha esperança era sobrar algo, bem que pouco, justamente por ser algo tão marcante, acho que realmente só testando pra saber se conseguiria algum residual, talvez uma quantidade maior, mas como minha intenção é não elevar muito o IBU não devo fazer isso nessa leva...
Mas sobrando apenas o amargor qual seria a relação de perda dele em relação a outro lúpulo de amargor? Talvez a quantidade de outro pudesse ser menor se o AA fosse maior? Porque o do Sarachi já não é tão baixo assim, então seria só uma questão de preferência mesmo?

É uma questão de valor mesmo. Tem mais alguns outros fatores a se observar quando se vai para o detalhe mais técnico.

Eu usaria um lúpulo mais genérico (herkules, zeus) para amargor e o sorachi bem no final de fervura para um sabor em uma quantidade baixa.

Use em um lote de 20l 15g a 15min, 15g a 0min e mais 20g (o resto do pacote) em um dry hopping.

Para mim já ficou no limite do sabor do Sorachi. Hoje usaria 30g somente a 0min.
 

Latest posts

Back
Top