Lúpulo: Artesanais x Industriais

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

atinha

Member
Joined
May 18, 2015
Messages
11
Reaction score
0
Pessoal,

Tenho degustado várias cervejas artesanais de estilos diversos, e industriais "comerciais" também, nacionais e importadas.
Uma coisa que percebo, é que na esmagadora parte, as artesanais tem um amargor mais adstringente, mais áspero, enquanto as industriais possuem amargor limpo, reto, sem qualquer adstringência, deixando principalmente as lagers, mais refrescantes.
Isso pode ser devido as artesanais usarem lúpulo peletizado e as industriais usarem extrato?
Alguém já notou isso?
 
Pessoal,

Tenho degustado várias cervejas artesanais de estilos diversos, e industriais "comerciais" também, nacionais e importadas.
Uma coisa que percebo, é que na esmagadora parte, as artesanais tem um amargor mais adstringente, mais áspero, enquanto as industriais possuem amargor limpo, reto, sem qualquer adstringência, deixando principalmente as lagers, mais refrescantes.
Isso pode ser devido as artesanais usarem lúpulo peletizado e as industriais usarem extrato?
Alguém já notou isso?

Acho que é importante esclarescer bem o que tu chama de artesanal e o que chama de industrial. Pq qualquer cerveja que você compra em loja e mercado tem que ser feita em indústria portanto é industrial.

Geralmente aqui no Brasil se fala em 3 categorias (senso comum, não o que a lei brasileira fala)
Cerveja caseira - feita por cervejeiros em casa como nós
Cerveja artesanal ou especial - Cervejas diferentes das cervejas lagers padrão vendidas no Brasil
Cerveja de massa, mainstream - skol, brahma, antartica, etc
 
Se for de microcervejarias, dê exemplos, por favor...

Algumas coisas que podem ocasionar isso:
- é um uso "errado" do lúpulo. Tem lúpulos que não são indicados para início da fervura por possuírem alto teor de cohumulone (Cascade, por exemplo), e deixarão a cerveja com este amargor áspero, rasgante;
- não deixar o trub decantar corretamente ou levar trub para o fermentador;
- muito tempo de dry hopping;
- tomar a cerveja muito "verde"

já senti esse amargor áspero em uma leva minha (cascade aos 60', aprendi sentindo na pele, ou melhor, na boca). Mas só senti isto nesta leva, e consegui identificar o possível erro. Nas demais, inclusive AIPAs, não senti, ficando inclusive, ao meu ver (e de outros que experimentaram), melhor que algumas de microcervejarias.
Mas acho meio temerário tu falar em "maioria esmagadora". Já tomei bastante cerveja caseira e bastante cerveja de microcervejaria. Não noto isso na "maioria esmagadora". E muitas das microcervejarias usam pellets também (praticamente todas que eu conheço a forma de produção)
 
Cara, com raríssimas exceções (sendo a Founders All Day, Brewdog Punk e Seasons Green Cow e Holy Cow) as minhas IPAs tem um amargor muito mais redondo do que as comerciais. Podem até dizer que eu acho porque é minha, etc etc etc, mas essa opinião veio de pessoas diferentes. tiefensee falou tudo: lúpulo é uma ciência a parte. Pessoal paga o maior pau pro "Yeast" (com toda razão), mas quem gosta de lúpulos tem que dedicar o mesmo tempo com o "For the Love of Hops. Saber o momento ideal de adicionar cada lúpulo, na quantidade correta, etc etc etc exije muito, mas muito estudo e prática.
 
Algo que impacta no amargor do lúpulo é a água. Ainda não fiz análise de água nem corrijo a minha para ver essa diferença na prática., mas várias fontes citam que uma quantidade maior de sulfato na água resulta em um amargor mais limpo, suave e menos adstringente.
 
Neste site existe explicação sobre os efeitos dos sais no gosto da cerveja, bem como sua utilização.
 
Back
Top