Kit Sais (Correção de Água)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

damigol

Well-Known Member
Joined
Sep 13, 2017
Messages
244
Reaction score
61
Boa tarde companheiros.
Gostaria de começar a fazer a correção dos sais da água, e tenho duas dúvidas, a respeito de um kit que achei.

KIT DE SAIS
Cloreto de Cálcio 500g
Bicarbonato de Sódio 500g
Sulfato de Magnésio 500 g
Cloreto de Magnésio 500g

Na minha planilha de água (EZ WATER) não tem Cloreto de Magnésio e no lugar está Sulfato de Cálcio. Muda algo?

Quais seriam os principais sais, ou mais usados, para a correção de água?
 
boa tarde, fim de semana eu fiz um curso de agua com o Fabito cervejeiro da cervejaria Armada de Floripa.
ele deu uns toques para gente la e um que ele deu para nos caseiros, esquecer o magnésio, usar so cloreto de calcio, sulfato de calcio e quando precisar subir o ph bicarbonato de sodio, to dando uma resumida aqui no que ele explicou para nos e serviu de mto para nosso tratamento de agua, o magnesio o malte ja traz para gente na mostura, e se voce manipular ele errado pode alterar mto no final a cerveja. (posso estar errado ou pode ter alguem que intenda melhor que eu ai, mais isso ele nos explicou)
Ele pediu para sempre corrigirmos o Calcio que tem que ter no minimo 50ppm e no maximo 150ppm ai depois a relaçao sulfato x cloreto, mais sulfato cervejas que predominao o lupulo, mais cloreto cervejas que predominao o maltado.
Como te disse foi um topico que ele pegou mto no nosso pe la, esqueça o magnesio e corriga os outros 3 sais.
 
Obrigado pela resposta e também pela planilha. A respeito do Magnésio, já tinha ciência que é preciso cuidado na adição, pois acima de 30ppm ele tem efeito laxativo, o que convenhamos, não é algo legal. Vou seguir essa linha e trabalhar apenas com cálcio (que traz diversas vantagens) e buscar a relação sulfato/cloreto (buscando maltado ou amargor).

Alguma dica para armazenar o cloreto de cálcio, que é suscetível a mofo?
 
Obrigado pela resposta e também pela planilha. A respeito do Magnésio, já tinha ciência que é preciso cuidado na adição, pois acima de 30ppm ele tem efeito laxativo, o que convenhamos, não é algo legal. Vou seguir essa linha e trabalhar apenas com cálcio (que traz diversas vantagens) e buscar a relação sulfato/cloreto (buscando maltado ou amargor).

Alguma dica para armazenar o cloreto de cálcio, que é suscetível a mofo?
Não sabia sobre o mofo, o cloreto de cálcio absorve muita umidade, eu estou armazenando em frascos de vitamina C efervescente pra evitar a absorção da umidade.
 
Back
Top