Kit de 5 Litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vitormagalhaes

Active Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
29
Reaction score
5
Prezados, bom dia.

Vou me aventurar no ramo de Homebrew, e infelizmente não tenho muito espaço no meu apartamento.

Minha cozinha é bem pequena, apenas um corredor. Para guardar os materiais tenho um quarto que ainda está vazio devido a recente mudança.

Por causa disso decidi investir num Kit de 5 litros. Ainda não sei se compro do Lamas ou do Mr. Beer/Arte Brew (tenho a tendencia de comprar o segundo).

Gostaria de saber a opinião de vocês referente ao Kit, a adaptação de receitas, o trabalho realizado e etc....

Obrigado
 
Os Nanos kits estão em alta e são uma excelente pedida para quem não tem ambições comerciais, ou que pelo menos não tenha ainda a segurança para grandes receitas. O controle e a brassagem são mais tranquilas e em caso de erros, o valor perdido em insumos é infinitamente inferior à brassagens de 32, 50 ou 60L.

Recomendo conferir o grupo Confraria do Galão no Facebook.

;)
 
Minha situação é parecida com a sua. Atualmente moro em uma kitnete de 27 m2 e que já está entulhada. Por isso optei por começar com levas de 5 litros - chamada de cerveja de galão, cerveja na panela, etc.

Além disso, vejo vantagem em ser bem menos trabalhoso e mais rápido (apesar que alguns dizem que o trabalho é o mesmo). Outra vantagem é possibilitar fazer experiências mais arriscadas pois se der errado o prejuízo não é tão grande.

Ainda sobre o trabalho, algumas tarefas exigem claramente mais esforço/tempo/espaço para fazer as levas tradicionais de cerveja caseira de 20 litros. Por exemplo, moagem dos grãos, engarrafamento (se for a opção escolhida), aquecimento da água em fogão caseiro, resfriamento do mosto, fermentação controlada, etc.

Eu montei meu equipamento comprando os itens separados com base no que foi desenvolvido pelo Robson (http://vergilio.wordpress.com/). O Kit do Lamas é bem completo para iniciar e está com o preço razoável. O Kit do Mr. Beer eu não conheço.

No Facebook tem várias informações e receitas https://www.facebook.com/confrariadogalao.

No site do Linus (acho que ele tá por aqui no HBT) tem muitas informações também, inclusive sobre dimensionamento de receitas.
http://rotenfussbier.wordpress.com/2013/02/21/montando-a-panelinha/
http://rotenfussbier.wordpress.com/2013/02/25/redimensionando-receitas-para-5l/

Boa sorte e boas cervejas. Depois conta o que você decidiu. Vamos movimentar o fórum com informações sobre cerveja na panela.
 
Eu também estou montando o meu kit próprio, inspirado no Robson, mas com passos de tartaruga... Trabalho 12h por dia, e ainda tenho que beber, né? :D
Quanto aos insumos, de início, comprei o kit de 5l de weiss e IPA dos Lamas.
Logo que tiver alguma produção, posto aqui!
 
Muito obrigado galera.

Eu vou comprar o Kit do Mr. Beer, só estou esperando chegar.

E aí vamos começar!!!
 
Não conheço nenhum dos dois kits. Mas acho que vale a pena dar atenção ao material vendido pela lamas, tenho feito compras com eles e sempre me atendem satisfatoriamente.
 
cara, saiba que, se vc tiver um minimo de habilidade manual, sai pelo menos metade do preço, fazer vc mesmo as coisas. tudo é bem simples. Panelas vc acha no CEASA ou em Madureira, bem baratas, chiller eu comprei pela net, rolo de 15m por 40 reais. tudo bem simples. mas quem nao tem tempo ou vontade, comprar kit eh mais simples.
 
cara, saiba que, se vc tiver um minimo de habilidade manual, sai pelo menos metade do preço, fazer vc mesmo as coisas. tudo é bem simples. Panelas vc acha no CEASA ou em Madureira, bem baratas, chiller eu comprei pela net, rolo de 15m por 40 reais. tudo bem simples. mas quem nao tem tempo ou vontade, comprar kit eh mais simples.

Compensa realmente montar o próprio kit se tiver meios. Montei duas panelas, cada uma com capacidade total de 41 litros. Como iria usar BIAB, comprei o tecido e levei até uma costureira para fazer os sacos, baldes para fermentação e maturação comprei e levei até um torneiro para fazer os furos necessários. Sobre os baldes há a possibilidade de conseguir alguns usados em padaria, eles compram margarina em baldes de 15 litros, e o material do balde é o mesmo que eu uso nos fermentadores, para quem vai trabalhar com capacidades menores é bem interessante, provavelmente o pessoal da padaria doe os baldes que para eles geralmente é lixo, aí necessita de uma boa lavada, mas saí bem em conta. Meu chiller eu fiz de cobre, paguei 72,00 na panqueca de cobre e daí enrolei para não ter que comprar um pronto. Fiquei espantado com esse chiller de 40reais, se tivesse achado um por esse preço pagaria hein. Geladeira usamos uma antiga e instalamos um tic17.
 
O problema para mim é realmente esse, habilidade manual zero. Eu não tenho o menor talento ou paciência para a fazer esse tipo de coisa. Por isso estou optando pelos kits. Provavelmente iria destruir algumas panelas/fermentadores até acertar um meia bomba.

A opção do Lamas parece ser bem viável mesmo. Estou ainda pesquisando no e-bay e outros sites estrangeiros a possibilidade de importar alguma coisa. Pelo que pesquisei o kit do Mr. Beer, apesar de mais completo será sensivelmente mais caro também, como geralmente as coisas são lá.

Eu ainda estou um tanto quanto indeciso sobre a compra do Kit de 5 litros ou partir logo pra um de 20 ou maior. Espaço eu tenho tranquilo, o problema mesmo para mim é a falta de experiência prática. Tenho estudado bastante e já posso explicar o processo todo sem problema algum, porém nunca fiz uma leva.

Enfim, se alguém mais tiver algum relato para compartilhar seria interessante para todos nós iniciantes.

Abraço.
 
Comprei o meu no Lamas...
Diria que "completo" nenhum kit é... afinal ainda falta moedor de grãos, balança, refratometro... sem falar na geladeira (no meu caso, frigobar)...
 
Comprei o Kit do Mr Beer hoje, ainda não abri os equipamentos, mas veio com três receitas (Dubbel, IPA e Stout).

O que não gostei é que as receitas são Mistas (Extrato + Malte) e eles aconselham o modo Brew in a Bag.

Vou comprar uma receita All-Grain e fazer, mas sem utilizar o Bag.

Os equipamentos são os mesmos certo, acho que vou comprar uma panela e um fermentador pra facilitar minha vida na hora de fazer sem utilizar o Bag.
 
Comprei o Kit do Mr Beer hoje, ainda não abri os equipamentos, mas veio com três receitas (Dubbel, IPA e Stout).

O que não gostei é que as receitas são Mistas (Extrato + Malte) e eles aconselham o modo Brew in a Bag.

Vou comprar uma receita All-Grain e fazer, mas sem utilizar o Bag.

Os equipamentos são os mesmos certo, acho que vou comprar uma panela e um fermentador pra facilitar minha vida na hora de fazer sem utilizar o Bag.

não vem fermentador?
 
No Kit de Equipamentos vem uma Panela, um Fermentador, Colher, Termometro, Densimetro, Airlock, Torneiras e a Ferramenta para colocar Tampinhas.
 
Back
Top