Kegerator

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

PedroHenrique

Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
5
Reaction score
1
Fala Pessoal!

Seguinte, tenho um kegerator feito com um freezer horizontal (torneira do lado de fora e sem serpentina, direto na mangueira), porém estou tendo problemas com a carbonatação excessiva dos kegs. Geralmente carbonato minhas cervejas com 1,5bar @ 5°C e deixo o freezer calibrado em -3°C. Uso os mesmos 1,5bar para servir a cerveja, abrindo a válvula apenas na hora de servir (por comodidade, deixo o cilindro de CO2 dentro do freezer também). Para distribuir o CO2 por todos os kegs, uso um manifold de tees.

Nos primeiros dias a cerveja sai perfeita, porém após 3 ou 4 dias ela começa a espumar para cacete e tenho que descarbonatar todos os kegs para conseguir voltar a servi-las.

Já testei tirar o cilindro de CO2 de dentro do freezer, mas os kegs continuam carbonatando conforme os dias passam.

Também já troquei as mangueiras, válvulas extratoras e o regulador de pressão e o problema permanece. Alguém sugere alguma solução para esse problema?

Abração,
PH
 
Pedro,
Talvez possa ser algum vazamento. Da uma olhada nesse tópico, se vc usa post-mix acho que pode te ajudar...
http://br.groups.yahoo.com/group/cervejaartesanalpoa/message/33192

Mas de fato, 1,5bar é muito! Depois de carbonatar a cerveja, mantendo ela gelada, como você faz, pode até despressurizar o barril e colocar o mínimo de pressão para servir (vai aumentando aos poucos a pressão e testando).

Abraço.
 
E ai Pedro
Realmente você esta usando uma pressão MUITO ALTA, esta pressão equivale a quase 5 kg/cm2 a 20º, imagina que uma breja tipo pale ale que usualmente utilizamos uma pressão de 2,5 kg/cm2 a temperatura ambiente, conseguimos esta pressão colocando 0,3 kg/cm2 a -3ºC.
A breja começa a espumar sem parar após o 3 dia pois com esta pressão a sua breja esta "absorvendo" uma quantidade absurda de CO2, este processo é meio lenta nesta temperatura...
Portanto se é uma ale normal utilize na faixa de 0,3 a 0,5 de pressão a uma temperatura de -3º.
Anexei uma tabela ótima que utilizamos, é bem tranquila de usar, depois que comecei a usar nunca mais errei...
Abs
 

Attachments

  • Carbonatacao_Forcada.pdf
    150.2 KB · Views: 380
Para aliviar a pressão do barril o velho esquema, alivia toda a pressão interna, depois da umas chacoalhadas no barril e alivia novamente, faz isso ate ficar da carbonatação desejada... Deixa a breja descansar um pouco depois e já era. :D
 
Imaginei que fosse isso mesmo, embora já tenha tentado algumas combinações de pressões e não tenha ficado ótimo.

Vou tentar servir com menos pressão e passo aqui o feedback!

Muito obrigado pelos comentários!

E ai Pedro
Realmente você esta usando uma pressão MUITO ALTA, esta pressão equivale a quase 5 kg/cm2 a 20º, imagina que uma breja tipo pale ale que usualmente utilizamos uma pressão de 2,5 kg/cm2 a temperatura ambiente, conseguimos esta pressão colocando 0,3 kg/cm2 a -3ºC.
A breja começa a espumar sem parar após o 3 dia pois com esta pressão a sua breja esta "absorvendo" uma quantidade absurda de CO2, este processo é meio lenta nesta temperatura...
Portanto se é uma ale normal utilize na faixa de 0,3 a 0,5 de pressão a uma temperatura de -3º.
Anexei uma tabela ótima que utilizamos, é bem tranquila de usar, depois que comecei a usar nunca mais errei...
Abs
 
Coloca 0,85 kg/cm2 (ou 12 psi) para servir. Se tu tem estilos misturados (ale, lager, weiss) o ideal é tu ter, pelo menos, duas reguladoras de baixa para manter o perfil de carbonatação das cervejas. Eu compro as reguladoras de Micromatic e elas já permitem pendurar uma na outra de fábrica, é só comprar um kit de união.

Eu tenho um kegerator com um cilindro e uma reguladora dupla. Deixo 12 psi para uma IPA e 18 psi para uma Saison.
 
Back
Top