Jogar 50L de mosto em cima da lama, vai prestar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RamiroNetto

Well-Known Member
Joined
Oct 25, 2016
Messages
67
Reaction score
14
Prezados, possuo 2 bombonas de 60L (batch 51L) e tô querendo fazer APA dry hopped - a idéia é girar a produção bem rápido e economizar fermento, portando eis o que eu pretendo:

No finalzinho da primária, lá pelo quarto/quinto dia (temperatura 18º) eu trasfegaria e adicionaria o lúpulo na segunda bombona - e faria isso nos finalmentes da minha fervura da segunda leva - que seria resfriada e jogada em cima da lama da primeira bombona.

Pergunta: será que em 4/5 dias tem fermento decantado em quantidade viável no fundo da primeira bombona?
 
Prezados, possuo 2 bombonas de 60L (batch 51L) e tô querendo fazer APA dry hopped - a idéia é girar a produção bem rápido e economizar fermento, portando eis o que eu pretendo:

No finalzinho da primária, lá pelo quarto/quinto dia (temperatura 18º) eu trasfegaria e adicionaria o lúpulo na segunda bombona - e faria isso nos finalmentes da minha fervura da segunda leva - que seria resfriada e jogada em cima da lama da primeira bombona.

Pergunta: será que em 4/5 dias tem fermento decantado em quantidade viável no fundo da primeira bombona?

Com certeza tem quantidade viável. O problema é que muitas vezes terá quantidade acima do necessário (overpitching) e isso pode ser prejudicial para o que vc espera de sua cerveja.

O ideal é que se faça a lavagem da lama e dessa forma vc consegue fazer estimativas por peso ou por volume. Nenhuma das estimativas é precisa, porém você conseguiria reduzir a margem de erro.

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=pGNmR3F0lO8[/ame]

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=SA1lauK7VVQ[/ame]
 
Ao contrário do UnderPitch onde erros mínimos de quantidade de fermento já tem potencial de causar off-flavors e perturbações diversas na fermentação, o OverPitch é muito mais difícil de acontecer devido ao fato de para ocorre-lo a quantidade de fermento a mais tem que ser de 3 a 5 vezes o valor do Pitch Rate ideal... Confere tomazela?
 
Overpitching só ocorreria se você usasse a lama de 60 litros em uma leva de 10.
 
Overpitching só ocorreria se você usasse a lama de 60 litros em uma leva de 10.

Isso não é verdade. Rates como 1,5 a quantidade planejada já podem dar diferenças significativas. Pode não ficar ruim, mas vai causar resultados diferentes.

No caso citado, é possível que somente as células altamente floculantes tenham decantado (4 a 5 dias), o que poderia resultar em um pitching rate adequado mas com uma seleção com baixo poder de atenuação, o que iria prejudicar a leva seguinte.
 
@Kurt,

teríamos que calcular bem tudo. :D

Usei um exemplo hipotético de exagero.

No caso de colocar toda a lama em uma nova leva, como tu disse, talvez até um pitch rate um pouco abaixo do ideal pode ocorrer por pouca decantação sem o frio. Não tinha reparado no detalhe de não haver cold crash.

De experiência própria, minhas melhores levas de +/-20l foram com um envelope de 11g hidratado a 35ºC e toda a lama de uma leva anterior.
 
Back
Top