IPA Segunda tentativa - Opiniões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Fiz minha primeira IPA que ficou pronta semana passada mas me decepcionei com o resultado (Nenhum aroma ou sabor de lúpulo), então queria opiniões sobre essa receita que eu fiz pra tentar de novo! A intenção foi fazer uma mistura Citra + Cascade

Batch Size (fermenter): 18.00 l
OG: 1.066 FG: 1.011 ABV: 7.3%
Estimated Color: 8.9 SRM
Estimated IBU: 66.9 IBUs

Maltes:
4.50 kg Pilsen (2.0 SRM) 78.3 %
1.00 kg Munich [Munich II - 25] (12.7 SRM) 17.4 %
0.25 kg Caramunich I (45.7 SRM) 4.3 %

Lupulos:
10.00 g Cascade [5.50 %] - First Wort 60.0 min - 6.9 IBUs
25.00 g Citra [12.00 %] - First Wort 60.0 min - 37.8 IBUs
15.00 g Cascade [5.50 %] - Boil 20.0 min - 5.7 IBUs
15.00 g Citra [12.00 %] - Boil 20.0 min - 12.5 IBUs
10.00 g Cascade [5.50 %] - Boil 5.0 min - 1.3 IBUs
10.00 g Citra [12.00 %] - Boil 5.0 min - 2.7 IBUs
15.00 g Cascade [5.50 %] - Boil 0.0 min - 0.0 IBUs
15.00 g Citra [12.00 %] - Boil 0.0 min - 0.0 IBUs

2.0 pkg Safale American US-05 Yeast

Dry Hopping:
35.00 g Cascade [5.50 %] - Dry Hop 7.0 Days
35.00 g Citra [12.00 %] - Dry Hop 7.0 Days

Segui as dicas do topico "Não consigo aroma e sabor de lúpulo nas IPAs", tirando a parte de adicionar 10% de Trigo. Também não vou clarificar com gelatina pq acho que isso pode ter afetado o aroma/sabor da primeira que eu fiz.
O que acham da receita? algum comentário?
 
Olá.

O que seria o aroma é o sabor do lúpulo que você estava esperando?


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Olá.

O que seria o aroma é o sabor do lúpulo que você estava esperando?


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Não sei como explicar mais que isso... Toda IPA que eu ja tomei na vida tem um aroma e sabor marcante, na maior parte das vezes bem cítrico, floral ou frutado. O amargor não acho que foi problema, ficou de boa, mas ela ficou sem cheiro e gosto de nada!
 
Opa, vou acompanhar o tópico, pois estou montando uma receita também, até parecida com a tua.

Mudou o que em relação à anterior? Assim o pessoal consegue ter uma noção maior de onde tu poderia ajustar tua receita.

Mas eu de início passaria essas adições de 20 min para no máximo 10min, se quer mais sabor.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Opa, vou acompanhar o tópico, pois estou montando uma receita também, até parecida com a tua.

Mudou o que em relação à anterior? Assim o pessoal consegue ter uma noção maior de onde tu poderia ajustar tua receita.

Mas eu de início passaria essas adições de 20 min para no máximo 10min, se quer mais sabor.

Opa. Cara, segue abaixo a receita da primeira, mas ACHO que não foi muito problema da receita, a não ser pelo mix de maltes que ficou muito escuro e talvez forte demais. Pelo que andei lendo, imagino que o problema possa ter sido a safra do lúpulo, o uso da gelatina na clarificação ou problema com oxidação (provavelmente uma combinação de fatores).

Batch Size (fermenter): 18.00 l
OG: 1.061 FG: 1.012 ABV: 6.5%
Estimated Color: 14.3 SRM
Estimated IBU: 60.7 IBUs

Maltes:
5.00 kg Pale Ale Agraria (6.7 SRM) 95.2 %
0.25 kg Caraaroma (130.0 SRM) 4.8 %

Lúpulos:
20.00 g Chinook [13.00 %] - First Wort 60.0 min - 34.1 IBUs
30.00 g Azacca [15.00 %] - Boil 15.0 min - 26.6 IBUs
30.00 g Azacca [15.00 %] - Boil 0.0 min - 0.0 IBUs

2.0 pkg Safale American US-05

Dry Hopping:
80.00 g Azacca [15.00 %] - Dry Hop 7.0 Days

Fermentação primaria - 19ºC até atenuar
Fermentação secundaria - 22ºC 4 dias (dry hop)
Cold Crash - ~0ºC 4 dias (Gelatina dois dias antes de envasar)
Carbonatação - 14 dias Temp. Amb. (6g/l de açúcar)

A adição dos 20' eu coloquei baseando em um gráfico que ja vi muitas vezes por ai (anexo), mas não sei a sua procedência. Se ele estiver correto, tenho uma extração melhor do sabor nos 20':
 

Attachments

  • Captura de Tela 2017-10-16 às 15.19.37.png
    Captura de Tela 2017-10-16 às 15.19.37.png
    115.1 KB · Views: 33
Cara, eu ainda me considero inexperiente, não fiz nenhuma IPA, só APA (entre outros estilos) então o que vou dizer aqui é só uma percepção minha: talvez tenha faltado lúpulo para se sobrepor ao malte. Essa carga de lupulos da tua primeira receita é semelhante à que eu costumo usar na minha APA, que fica bem interessante de sabor/aroma. A diferença é que a APA tem OG de 1,055 e 40 IBU.

Mas aguarda mais opiniões do pessoal aqui!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Cara, eu ainda me considero inexperiente, não fiz nenhuma IPA, só APA (entre outros estilos) então o que vou dizer aqui é só uma percepção minha: talvez tenha faltado lúpulo para se sobrepor ao malte. Essa carga de lupulos da tua primeira receita é semelhante à que eu costumo usar na minha APA, que fica bem interessante de sabor/aroma. A diferença é que a APA tem OG de 1,055 e 40 IBU.

Mas aguarda mais opiniões do pessoal aqui!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

O negocio é que antes eu tinha feito uma APA com OG 1,055, de 18L tb, e que eu usei 20g de columubus aos 60' para amargor e APENAS 20g de Cascade aos 5' (SEM DH)...
E ela ficou com aroma e sabor beeem mais acentuado (normal de uma APA) que essa primeira IPA que eu fiz, que ficou sem naaada de aroma e sabor.. isso que achei estranho (menos da metade do lúpulo utilizado na fervura, sem DH e bem mais aroma e sabor). Por isso acho que a culpa não é APENAS da receita
 
Cara, dá uma olhada na conservação desse lúpulo que você utilizou, se foi guardado congelado e tal.
Verifica teu tempo de resfriamento. Se está demorando demais pra resfriar, adiciona o lúpulo mais tarde, depois do whirlpool mesmo. Não faz diferença levar lúpulo pro fermentador, já que vai fazer DH de qualquer forma.
Acredito que no DH, com 1 dia a 22°C já dê para extrair bastante aroma. Depois desse tempo já dá pra baixar a temperatura. Amigos meus tem feito DH na maturação com melhores resultados (segundo eles). Eu sempre fiz no ultimo dia da fermentação e funcionou muito bem.
Com toda essa carga de lúpulo, DEVIA ter MUITO aroma de lúpulo. A última cream ale que fiz DH, usei 0,5g/l de Zeus e ficou um aroma muito bom já. Claro, que nada comparado com uma IPA, mas bem perceptível. Você usou 4g/l. Algo de errado não está certo! rsrsrs

Abraço e boa sorte na próxima
 
Opa. Cara, segue abaixo a receita da primeira, mas ACHO que não foi muito problema da receita, a não ser pelo mix de maltes que ficou muito escuro e talvez forte demais. Pelo que andei lendo, imagino que o problema possa ter sido a safra do lúpulo, o uso da gelatina na clarificação ou problema com oxidação (provavelmente uma combinação de fatores).

Batch Size (fermenter): 18.00 l
OG: 1.061 FG: 1.012 ABV: 6.5%
Estimated Color: 14.3 SRM
Estimated IBU: 60.7 IBUs

Maltes:
5.00 kg Pale Ale Agraria (6.7 SRM) 95.2 %
0.25 kg Caraaroma (130.0 SRM) 4.8 %

Lúpulos:
20.00 g Chinook [13.00 %] - First Wort 60.0 min - 34.1 IBUs
30.00 g Azacca [15.00 %] - Boil 15.0 min - 26.6 IBUs
30.00 g Azacca [15.00 %] - Boil 0.0 min - 0.0 IBUs

2.0 pkg Safale American US-05

Dry Hopping:
80.00 g Azacca [15.00 %] - Dry Hop 7.0 Days

Fermentação primaria - 19ºC até atenuar
Fermentação secundaria - 22ºC 4 dias (dry hop)
Cold Crash - ~0ºC 4 dias (Gelatina dois dias antes de envasar)
Carbonatação - 14 dias Temp. Amb. (6g/l de açúcar)

A adição dos 20' eu coloquei baseando em um gráfico que ja vi muitas vezes por ai (anexo), mas não sei a sua procedência. Se ele estiver correto, tenho uma extração melhor do sabor nos 20':

Para floral e cítrico, o Azacca não é muito recomendado, pq ele puxa muito pra manga. Fiz uma Saison com Azacca que ficou espetacular. Para IPA's, fiz uma com citra e azacca que ficou espetacular.

Talvez o caraaroma possa ter mascarado bastante o amargor do lúpulo.

Nas minhas receitas, uso malte base (80 a 90%), trigo (10%), malte carapils (0% a 5% para favorecer a espuma) e mal caramelo (0 a 5% caso ache necessário corrigir a cor).

Para deixar o sabor do Azacca mais evidente, faço adições aos 20 min, 10 e 5 minutos e capricho fortemente (+- 6g/L) no DH.

Vale lembrar que tudo que disse acima são as minhas conclusões baseado nas brassagens que fiz.

Acho que vale a pena dar lida nas receitas de alguns blogs como o scott janish, brulosophy para ver as receitas que eles utilizam para você ter uma receita baseada no que você espera.

Espero ter ajudado!
 
para vc obter melhor relação de aromas e sabores na sua ipa vc deve diminuir o amargor inicial first hop e carregar mais no last hop e dry hop sendo que nos soft não consideram ibus na cerveja final , mas vai aumentar o ibu consideravelmente no last hop e dry hop. ainda mais vc utilizando o azzaca que é de 15% o ibu do mesmo.
 
para vc obter melhor relação de aromas e sabores na sua ipa vc deve diminuir o amargor inicial first hop.

Até pq as boas práticas mostram que 30% do IBU, no máximo, devem ser oriundos de adições do FWH.
 
Até pq as boas práticas mostram que 30% do IBU, no máximo, devem ser oriundos de adições do FWH.

E de onde eu tiro os outros 70% do amargor? se for em late hopping eu vou ter que usar 1kg de lúpulo
 
Eu tinha problema com sabor e aroma de lúpulo e então percebi que eu demorava muito pra iniciar o resfriamento. Não sei como vc faz seu resfriamento, caso vc use chiller de imersão é Interessante vc iniciar assim que desligar o fogo da fervura.

Sent from my XT1033 using Tapatalk
 
E de onde eu tiro os outros 70% do amargor? se for em late hopping eu vou ter que usar 1kg de lúpulo

Eu disse 30% do total de amargor, ou seja, do total de IBU. Eu posso colocar 30% do total de IBU's do FWH, e o resto dos IBU's em adições aos 60/50/40/40 min...conforme você quiser...
 
Eu disse 30% do total de amargor, ou seja, do total de IBU. Eu posso colocar 30% do total de IBU's do FWH, e o resto dos IBU's em adições aos 60/50/40/40 min...conforme você quiser...

Saqueeei!! Valeu!
 
Eu tinha problema com sabor e aroma de lúpulo e então percebi que eu demorava muito pra iniciar o resfriamento. Não sei como vc faz seu resfriamento, caso vc use chiller de imersão é Interessante vc iniciar assim que desligar o fogo da fervura.

Sent from my XT1033 using Tapatalk

Eu uso chiller de imersao, mas eu tenho que levar a panela da cozinha para o quintal e conectar as mangueiras antes, e eu faço um whirpool a quente antes de resfriar... Talvez se eu fizesse uma adição durante o whirlpool ajuda a manter o aroma?
 
O pessoal tem elogiado muito o método de adição no whirlpool, Leandro. Só utilizei ele uma vez... Talvez porque, ultimamente, tenho feito cervejas mais leves e menos lupuladas.

Quanto ao fato de você levar algum tempo no deslocamento da panela, fiquei pensando aqui... talvez você pudesse compensar somando esse tempo nas adições tardias. Por exemplo, se você leva uns 3 minutos no deslocamento mais uns 2 montando o chiller, considere a adição planejada aos 10min de fervura colocando os lúpulos de fato aos 5min. Os de 5min quando desligar o fogo. E os a 0min, pode fazer no momento em que o chiller estiver ligado ou até mesmo no whirlpool.

Pode ser uma...
 
Ah!, e você está utilizando dois lúpulos que puxam muito na qualidade do amargor, deixando aquele amargor persistente, fraga? Se fosse você, consideraria utilizar um columbus da vida no FWH e aos 60min pra alcançar a maior fatia dos IBU, e deixaria o citra e cascade pras adições tardias e DH.
 
A isomerização dos alfa-acidos do lúpulo que são os compostos de amargor ocorre acima da temperatura de 80ºC, só que nestas temperaturas os óleos essenciais se volatizam muito rápido. Estes óleos são extraídos até em temperaturas como 20ºC (o bom e velho DH).

Adições no whirpool (já com resfriamento iniciado) podem trazer muito aroma e sabor e reduzir a sua perda por conta da temperatura.

Se pensarmos que após o termino da fervura ainda temos o mosto muito acima dos 80ºC, todo este tempo conta para o cálculo de IBU, para o amargor e para a perda de sabor (convertido em amargor) e aroma.

Na minha última APA, fiz o seguinte: NÃO adicionei nenhum lúpulo na fervura. desliguei a panela e joguei o lúpulo (50g de Equinox para 20l) disparei o whilpool e o resfriamento de forma lenta. Em 15 min cheguei abaixo dos 80ºC (assim colocando algum amargor) e segui resfriando, agora mais rapidamente. Deixei mais algum tempo descansando já resfriado.
Resultado: um bom amargor (por volta de 30IBU) e aroma/sabor que salta do copo.
 
Ah!, e você está utilizando dois lúpulos que puxam muito na qualidade do amargor, deixando aquele amargor persistente, fraga? Se fosse você, consideraria utilizar um columbus da vida no FWH e aos 60min pra alcançar a maior fatia dos IBU, e deixaria o citra e cascade pras adições tardias e DH.

Seguindo varias recomendações, suas e de outras pessoas, cheguei nessa receita:
Recipe Specifications

Batch Size (fermenter): 18.00 l
OG: 1.066 FG: 1.012 ABV: 7.1%
Estimated Color: 8.5 SRM
Estimated IBU: 61.5 IBUs

Maltes:
4.00 kg Pilsen (2.0 SRM) 70.2 %
1.00 kg Munich [Munich II - 25] (12.7 SRM) 17.5 %
0.50 kg Wheat (2.1 SRM) 8.8 %
0.20 kg Caramunich I (45.7 SRM) 3.5 %

Lupulos:
22.00 g Columbus [14.00 %] - Boil 60.0 min (35.3 IBUs)
15.00 g Cascade [5.50 %] - Boil 20.0 min (5.7 IBUs)
15.00 g Citra [12.00 %] - Boil 20.0 min (12.5 IBUs)
30.00 g Cascade [5.50 %] - Boil 5.0 min (3.8 IBUs)
15.00 g Citra [12.00 %] - Boil 5.0 min (4.1 IBUs)
20.00 g Cascade [5.50 %] - Whirlpool (0.0 IBUs)
20.00 g Citra [12.00 %] - Whirlpool (0.0 IBUs)

2.0 pkg Nottingham Yeast

20.00 g Cascade [5.50 %] - Dry Hop 7.0 Days (0.0 IBUs)
50.00 g Citra [12.00 %] - Dry Hop 7.0 Days (0.0 IBUs)
 

Latest posts

Back
Top