IPA com Physalis

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lh-correa

Well-Known Member
Joined
Jun 13, 2013
Messages
106
Reaction score
20
Bom dia cervejeiros.


Minha próxima receita será uma IPA (a primeira).

Farei Dry Hopping de Simcoe e Galaxy e também um pouco de Physalis (compramos a fruta há algum tempo, mas fizemos uma polpa e congelamos)


Segue abaixo a receita:


Recipe Specifications
--------------------------
Boil Size: 20,98 l
Post Boil Volume: 17,68 l
Batch Size (fermenter): 17,00 l
Bottling Volume: 16,50 l
Estimated OG: 1,059 SG
Estimated Color: 16,3 EBC
Estimated IBU: 50,9 IBUs
Brewhouse Efficiency: 65,00 %
Est Mash Efficiency: 70,7 %
Boil Time: 60 Minutes

Ingredients:
------------
Qtd Nome Tipo # %/IBU
2,50 kg .WE - Chateau Pale Ale (8,0 EBC) Grão 1 50,0 %
2,00 kg .WE - Pilsen Agromalte (4,0 EBC) Grão 2 40,0 %
0,50 kg .WE - Chateau Biscuit (50,0 EBC) Grão 3 10,0 %
15,00 g Simcoe [13,00 %] - First Wort 60,0 min Lúpulo 4 28,8 IBUs
15,00 g Simcoe [13,00 %] - Fervura 20,0 min Lúpulo 5 15,8 IBUs
10,00 g Simcoe [13,00 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 6 6,3 IBUs
20,00 g Galaxy [13,80 %] - Whirpool Lúpulo 7 0,0 IBUs

1,0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) Levedura 8 -


30,00 g Galaxy [13,80 %] - Dry Hop 4,0 Dias Lúpulo 9 0,0 IBUs
30,00 g Simcoe [13,00 %] - Dry Hop 3,0 Dias Lúpulo 10 0,0 IBUs
200,00 g Physalis (fruta) - Dry Hop 3,0 Dias Outro 11 -
12,00 g Gelatina (Engarrafamento 2,0 days) Refinamento 12 -


Mash Schedule: Single Infusion, light Body
Total Grain Weight: 5,00 kg
----------------------------
Nome Descrição Temperatura Tempo
Mash In Adicionar 12,50 l de Água até 75,7 C 65,0 C 90 min
Mash Out Aqueça até 72,0 C por 5 min 72,0 C 10 min

Sparge: Lavagem com 13,49 l de Água a 75,6 C

Não utilizei toda a base com malte Pale Ale mais em razão da economia mesmo, mas se acharem que não faz muita diferença, vou trocar todo o malte base para Pilsen.

Alguém tem alguma crítica/sugestão?

Abraços.
 
Eu não aconselho a fazer sua primeira IPA com a Physalis... Acho melhor fazer primeiro uma simples para pegar o jeito da coisa e ir fazendo ate conseguir deixar a cerveja como vc gosta.

Se alguma coisa sair errada você não vai saber se foi os lupulos ou a Physalis. Como um amargor excessivo ou muito harsh.

Eu normalmente não uso pilsen em IPA somente Pale ale e alguns outros maltes ara ajudar a receita, mais coisa pouca como melanoidina e carapils, mais também conheço pessoas que usam 100% pilsen para fazer uma IPA.

Não tem uma formula de certo ou errado, vai pelo que mais te agrada.
 
@lh-correa, como vc está pretendendo adicionar uma fruta, acho que não deveria adicionar junto com o dry hopping e pré-determinar um numero de dias que ficará em infusao. Isso porque a fruta tem açucar e a fermentação provavelmente irá recomeçar. Se vc deixar apenas 3 dias, poderá ter problemas de super carbonatação na garrafa depois.

Fora isso, o sabor e aroma da fruta são bastante delicados, provavelmente não farão muita diferença em uma IPA. Eu (opinião pessoal), guardaria a polpa dessa fruta muito interessante pra usar numa cerveja-base bem menos carregada no aroma, pra poder trazer as particularidades da fruta em evidência.

Abraço
 
Pessoal, valeu pelas sugestões!

Eu não aconselho a fazer sua primeira IPA com a Physalis... Acho melhor fazer primeiro uma simples para pegar o jeito da coisa e ir fazendo ate conseguir deixar a cerveja como vc gosta.

Se alguma coisa sair errada você não vai saber se foi os lupulos ou a Physalis. Como um amargor excessivo ou muito harsh.

Eu normalmente não uso pilsen em IPA somente Pale ale e alguns outros maltes ara ajudar a receita, mais coisa pouca como melanoidina e carapils, mais também conheço pessoas que usam 100% pilsen para fazer uma IPA.

Não tem uma formula de certo ou errado, vai pelo que mais te agrada.

Valeu, Robson. Provavelmente vou manter esse grist, ou trocar só para Pilsen, dependendo do quanto irei gastar com os insumos.

Quanto a fruta, considero tua opinião, mas vou arriscar mesmo assim. Essa receita eu montei com a patroa e ela tá louca pra usar essa polpa de Physalis.

Como a IPA é a nossa ceva preferida, vai ser IPA mesmo.


@lh-correa, como vc está pretendendo adicionar uma fruta, acho que não deveria adicionar junto com o dry hopping e pré-determinar um numero de dias que ficará em infusao. Isso porque a fruta tem açucar e a fermentação provavelmente irá recomeçar. Se vc deixar apenas 3 dias, poderá ter problemas de super carbonatação na garrafa depois.

Fora isso, o sabor e aroma da fruta são bastante delicados, provavelmente não farão muita diferença em uma IPA. Eu (opinião pessoal), guardaria a polpa dessa fruta muito interessante pra usar numa cerveja-base bem menos carregada no aroma, pra poder trazer as particularidades da fruta em evidência.

Abraço

Tiago, como viste, referi acima o porque vou continuar usando o Physalis, hehe.
Mas, considerando a tua sugestão, provavelmente vou colocar a polpa entre a fermentação primária e secundária e esperar terminar a fermentação de vez, para depois partir para o dry hopping.

O que achas?
 
Tiago, como viste, referi acima o porque vou continuar usando o Physalis, hehe.
Mas, considerando a tua sugestão, provavelmente vou colocar a polpa entre a fermentação primária e secundária e esperar terminar a fermentação de vez, para depois partir para o dry hopping.

O que achas?

Acho que esse é o canal. Colocar a polpa quando a fermentação ainda estiver ativa, mas já decrescendo a atividade, partindo pro final.
 
Valeu @Tiago

Minha dúvida principal era quanto a adição da fruta mesmo.

Quanto a distribuição da adição dos lúpulos, acham que precisa alterar algo?
 
Valeu @Tiago

Minha dúvida principal era quanto a adição da fruta mesmo.

Quanto a distribuição da adição dos lúpulos, acham que precisa alterar algo?

Nem tinha olhado pra eles... vendo agora parece OK, acho que sai uma ipa legal. :rockin: No meu equipamento e da forma que eu faço, tiraria a adição de whirpool e faria 20g aos 15min e 25g aos 5min... mas se vc quer da forma que está, tá bom também... ainda mais se vc resfria por passagem ao invés de imersão.

Abraço
 
Nem tinha olhado pra eles... vendo agora parece OK, acho que sai uma ipa legal. :rockin: No meu equipamento e da forma que eu faço, tiraria a adição de whirpool e faria 20g aos 15min e 25g aos 5min... mas se vc quer da forma que está, tá bom também... ainda mais se vc resfria por passagem ao invés de imersão.

Abraço

Então, eu faço resfriamento com chiller de imersão. Talvez mude essa adição para o flameoff. Ou então, se for mais proveitoso (no quesito aroma) eu mudo conforme a sugestão, sem problema :mug:

Essas adições que tu sugeriu substituem apenas o whirlpool ou também as demais adições (de 20, e 10 minutos)?
 
Então, eu faço resfriamento com chiller de imersão. Talvez mude essa adição para o flameoff. Ou então, se for mais proveitoso (no quesito aroma) eu mudo conforme a sugestão, sem problema :mug:

Essas adições que tu sugeriu substituem apenas o whirlpool ou também as demais adições (de 20, e 10 minutos)?

É, eu peguei a quantidade de lúpulo que vc colocou no whirpool e distribuí entre as duas últimas adições, trazendo ambas 5 minutos pra frente... então as de 20 e 10 viraram 15 e 5 minutos. Mas como disse, isso é só como provavelmente eu montaria a receita, porque sinto melhor aproveitamento assim...
 
Só dando um update aqui pro pessoal:

Brassei a cerveja na semana passada, no dia 03/05.

Acabei mudando a receita um pouco, tanto em algumas quantidades de ingredientes quanto no tamanho da leva.

A receita ficou assim:

Recipe Specifications
--------------------------
Boil Size: 20,80 l
Post Boil Volume: 17,68 l
Batch Size (fermenter): 15,50 l
Bottling Volume: 16,00 l
Estimated OG: 1,056 SG
Estimated Color: 16,8 EBC
Estimated IBU: 50,6 IBUs
Brewhouse Efficiency: 65,00 %
Est Mash Efficiency: 71,3 %
Boil Time: 60 Minutes

Ingredients:
------------
Qtd Nome Tipo # %/IBU
2,60 kg Chateau Pale Ale (8,0 EBC) Grão 1 59,8 %
1,00 kg Pilsen Agromalte (4,0 EBC) Grão 2 23,0 %
0,50 kg Chateau Biscuit (50,0 EBC) Grão 3 11,5 %
0,25 kg Carapils Weyermann (5,0 EBC) Grão 3 05,7 %

11,50 g Simcoe [13,00 %] - First Wort 60,0 min Lúpulo 4 25,4 IBUs
20,00 g Simcoe [13,00 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 5 14,6 IBUs
10,00 g Simcoe [13,00 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 6 06,3 IBUs
25,00 g Galaxy [13,80 %] - Fervura 05,0 min Lúpulo 7 10,6 IBUs

1,0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) Levedura 8 -


25,00 g Galaxy [13,80 %] - Dry Hop 3,0 Dias Lúpulo 9 0,0 IBUs
25,00 g Simcoe [13,00 %] - Dry Hop 3,0 Dias Lúpulo 10 0,0 IBUs
12,00 g Gelatina (Engarrafamento 2,0 days) Refinamento 12 -

Como estava estreando equipamento novo, tive alguns problemas de adaptação e me atrapalhei.
Na hora da lavagem, me distraí e lavei demais os grãos, de modo que minha OG foi 1.047, o que me rendeu uns 18 litros no fermentador. Espero que fique tipo uma "Session" IPA.

Ontem, 10/05, medi a densidade e estava a 1,009. A cerveja já estava bem seca e não ficou com gosto de "aguada". Amargor na medida. O aroma dos lúpulos adicionados no final da fervura não estavam mais tão aparentes. Na oportunidade já tasquei os lúpulos do dryhop. Provavelmente amanhã (12/02) farei o cold crash.

Ah, e desisti da ideia da polpa de Physalis. Mas não foi por vontade própria. A polpa estava congelada no freezer da casa da minha sogra, mas o troço simplesmente sumiu, hahaha... Vai ver não era pra por mesmo.

Quando ficar pronta postarei o resultado e impressões finais.
Abraço!
 
Amigos cervejeiros!

Com uma semana após o primming e envase, não resisti e abri uma garrafa.
Por incrível que pareça já tinha uma certa carbonatação, ainda não estava bem incorporada ao líquido, mas formou espuma.

No aroma... Ah, o aroma! kkk :drunk:
Um turbilhão de frutas cítricas e tropicais! Acho que foi bom não ter arriscado com o Physalis.

Na boca, ficou uma cerveja seca, leve e limpa no paladar, com um amargor que não ficou tãao pronunciado como pretendia, talvez um pouco porque o lúpulo Simcoe, usado no amargor, estava há um certo tempo guardado (congelado), e também pelo erro cometido na lavagem, como acima referido.

Alguns erros pra corrigir em uma futura repetição da receita (e em demais brassagens):

- Não cheguei a errar na gelatina, até que tirou uma certa turbidez, mas mesmo assim ficou algum resquício. Nas próximas, vou aplicar com a cerveja mais gelada e cuidar melhor a temperatura da água em que dissolvo a gelatina;

- Nessa leva, por questão de falta de tempo, acabei deixando os lúpulos do Dry Hop uma semana em contato com a cerveja (3 dias a quente, 23ºC, e 4 dias a frio, 0,5/1ºC). A cerveja ficou com um leve sabor gramínio no retrogosto, mas nada gritante;

- Mais lúpulo de amargor :rockin:

Com certeza repetiria a receita, inclusive com o "erro" na lavagem (rendeu mais e ficou ótima, kkk), só acrescentando um pouco mais (pouco mesmo) de lúpulo no amargor.

Segue foto da cerveja. Abrirei outra somente no próximo fim de semana, talvez a carbonatação já esteja no ponto.

Abraços! :mug:
 

Attachments

  • IPA.jpg
    IPA.jpg
    272.5 KB · Views: 36
Back
Top