Iodo na Mostura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Vinicio Rodrigues

New Member
Joined
Apr 6, 2022
Messages
2
Reaction score
0
Location
São Paulo
Galera, fiz uma noobada imensa, eu deixei agua com sanitizante do "air lock" gambiarrado cair dentro da mostura que tinha acabado de colocar a levedura pra fermentar. Estava bem diluído, mas tem risco de eu ter matado a minha levedura e não fermentar?
 
Galera, fiz uma noobada imensa, eu deixei agua com sanitizante do "air lock" gambiarrado cair dentro da mostura que tinha acabado de colocar a levedura pra fermentar. Estava bem diluído, mas tem risco de eu ter matado a minha levedura e não fermentar?

Não vai dar nada, relaxa. A quantidade é mínima
 
cara, dificil de prever.
o iodo forma uma composto similar ao clorofenol (no caso seria o iodofenol), esses compostos são muitos perceptiveis na breja, mesmo em pequenas quantidades, porém o cloro presente na agua esta na forma de hipoclorito e o iodo do sanitizante ta na forma molecular, portanto a formaçao do clorofenol e do iodofenol tem mecanismos diferentes (embora ambos sejam oxidantes).

E possível que não dê em nada, mas tbm pode ser que de mto ruim. Siga com o processo e vai avaliando.
 
Back
Top