iodo 2% x iodofor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dericeira

Well-Known Member
Joined
Aug 27, 2013
Messages
122
Reaction score
16
Olá.

Alguém saberia dizer qual a diferença real entre o iodo 2% e o iodofor?
Estou com grande dificuldade de encontrar o iodofor nas farmácias, porém acho com facilidade o tal do iodo 2%.
Segue a imagem de um que achei, inclusive dizendo que é sanitizante.

1agt.jpg
 
Pela minha rapida pesquisa esse que vc mostrou não serve tão bem como o Iodofor, pois é TINTURA de IODO ... veja:

A tintura de iodo é uma solução de iodo molecular (I2) de concentração entre 2 e 10 % em etanol empregada como desinfetante local e pouco utilizado como desinfetante, por ser corrosiva para determinados metais. Com o fim de dissolver o iodo (efeito íon comum) também possui iodeto de potássio (KI). Também se emprega lugol para o mesmo fim, sobretudo quando não se deseja a presença de etanol. Tem a desvantagem, em comparação à iodopovidona, de manchar e não poder ser lavada.

Pode ser usada para sanitizar águas, usando-se 5 gotas de tintura de iodo a 2% por litro de água a ser tratada, deixando-se agir após a adição por 30 minutos antes da ingestão, tempo necessário para todos os vírus e bactérias serem eliminados. Se a temperatura da água é menor que 20 °C (68 °F), o tempo de ação deverá ser elevado para algumas horas e a dosagem deve ser atribuida para 10 gotas da tintura desta concentração.

Também pode ser utilizada no tratamento de infecções cutâneas em aves como a Bouba Aviária, pincelando-se no local.


Um iodofor, iodófor ou iodóforo é uma preparação contendo iodo complexado com um agente solubilizante, tal como um surfactante ou povidona (formando iodopovidona). O resultado é uma material solúvel em água que apresenta iodo livre quando em solução. Iodóforos são preparados por misturar o iodo com o agente solubilizante; aquecimento pode ser usado para acelerar a reação.
Índice

1 Uso médico
2 Uso doméstico
3 Ligações externas e referências
4 Ver também

Uso médico

Iodo livre mata as células eucariotas ou procariotas por iodação de lipídios e oxidação de compostos no citoplasma e membrana celular. Diferentemente de com alguns antibióticos, micróbios não desenvolvem mecanismos de resistência contra o iodo. Entretanto, iodo é um irritante das membranas mucosas e corrói instrumentos médicos. Iodo também mata células vivas de mamíferos. Conseqüentemente, uma lenta exposição em pequenas concentrações é desejável para uso em pacientes..

Em formulações de iodofor o iodo livre é liberado lentamente das moléculas transportadoras, e então são mais suaves no ataque a pele tem aumentada sua meia vida. A efetividade de qualquer formulação de iodofor depende da porcentagem de iodo livre ativo. Porcentagens maiores que 3,5 % não tem qualquer vantagem adicional..

A despeito de todas estas vantagens, iodofor deve ser usado sob supervisão técnica. Muitos casos de toxidade e de reações adversas têm sido relatadas.
Uso doméstico

Iodofor diluído é frequentemente usado por fabricantes domésticos de vinho e bebidas fermentadas diversas para a sanitização de equipamento e garrafas. Sua maior vantagem sobre outros satinizantes é que quando usado em proporções adequadas sublima-se diretamente da solução a gás, e então não deixa resíduos. Ele não é tóxico para humanos e em consequência especialmente preferido para aplicações em processamento de alimentos. É barato e eficiente, mas pode deixar desagradáveis manchas laranja-acastanhadas em partes plásticas e equipamentos por seu contato.

É frequentemente fornecido em diferentes concentrações e é frequentemente diluído com água antes do uso. No rótulo estarão recomendações da diluição adequada, normalmente 1:1000 ou 1:100. Equipamentos a serem sanitizados devem ser completamente limpos e deixados em contato com a solução pelo menos 2 minutos.
 
Isso quer dizer que iodopolvidona é equivalente ao iodofor?
 
Equivalente mais ou menos né? O povidine já vem pronto para uso como degermante, ou seja, para usar na pele! Já o iodofor vem muito concentrado e parece que é ácido, corrosivo.
 
Sim, então fazendo o cálculo das 12,5ppm com base no iodo ativo dele, a sanitização seria eficiente?
 
Sério que dá pra usar iodopolvidona? Esse acha fácil em farmácia.
 
Sério que dá pra usar iodopolvidona? Esse acha fácil em farmácia.

Eu não tenho esse conhecimento. Uso povidine no meu consultório para lavar as mãos antes de cirurgias mas como encontro o Iodofor com facilidade prefiro usar ele pois é que está sendo recomendado para esterilizar em homebrewing. não sei se o povidine esteriliza. Fora que vai sair muito mais caro usar povidine. Ele já vem pronto para uso e o iodofor vocês dilui, rendendo muito mais.
 
Eu não tenho esse conhecimento. Uso povidine no meu consultório para lavar as mãos antes de cirurgias mas como encontro o Iodofor com facilidade prefiro usar ele pois é que está sendo recomendado para esterilizar em homebrewing. não sei se o povidine esteriliza. Fora que vai sair muito mais caro usar povidine. Ele já vem pronto para uso e o iodofor vocês dilui, rendendo muito mais.

Vou tentar achar o tal do Biofor então, mais garantia. Tomara que ache.
Pior que eu estava em fortaleza ontem, se soubesse procuraria por lá, mais fácil.
 
Aqui na minha cidade o Iodofor/Biofor se não tem na casa agropecuaria tem no veterinario .. rsrs

Obs: mas eu não utilizo com tanta frequencia a minha mulher não gosta .. eu fico no ácido peracético PAC 200 e alcool 70... No meu caso eu acho melhor gastar um pouquinho a mais do que ficar ouvindo a dona encrenca falando na minha orelha se manchar alguma coisa com Iodo ... kkkkk
 
Sempre usei iodopolvidona nas minhas 13 brassagens e nunca tive problemas de contaminação ou gostou ruim na cerveja. Como a concentração de iodo nele é de 1%, pra fazer solução a 12,5ppm eu utilizo 1,25ml/L de iodopolvidona.
 
Sempre usei iodopolvidona nas minhas 13 brassagens e nunca tive problemas de contaminação ou gostou ruim na cerveja. Como a concentração de iodo nele é de 1%, pra fazer solução a 12,5ppm eu utilizo 1,25ml/L de iodopolvidona.

Até me animei com esse seu comentário. Iodopolvidona acha em qualquer farmácia do Brasil inteiro e é barato.
Fica no caso, 25 ml para 20 Litros. Como ele custa R$ 6,00 os 100 ml, fica em torno de R$ 1,50 por brassagem se levar em consideração que você gastou 20 Litros de água para sanitizar tudo.

OBS: Vou fazer minha primeira brassagem no sábado, e vou colocar 20 litros de água no fermentador e sanitizar com iodopolvidona ou hipoclorito de sódio estabilizado (ainda estou em dúvidas). E vou sanitizar tudo dentro do próprio fermentador, depois tampar para não contaminar novamente.
 
Back
Top