Iniciante - dúvida receita

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jeisonotre

Member
Joined
Jan 29, 2017
Messages
21
Reaction score
2
Boa tarde cervejeiros, estou indo para minha segunda brassagem, espero que tenha mais êxito que a primeira, que esperei levar 20 litros para o fermentador, é só foram 10,5. Bom, a primeira foi feita com kit de insumos pronto, que veio junto com o kit de equipamento, mas agora quero fazer uma receita simples, boa e baixo custo, e mesmo que pareça absurdo, não encontrei nenhuma que atendesse minha necessidade. Como estou aprendendo todo sozinho, sem curso, sem participar de brassagem de experientes, preciso de ajuda e dicas, quero fazer uma pale Ale, pois acho que é a mais simples, e montei uma num programa que chama wort homebrew, gratuito, mas não estou entendo algumas coisas, como por exemplo o que é batch size, trub loss (é só o que perde na panela de mostura?), Equipment loss, mash trickness, Strike water? E porque de ter que usar 40 litros no total? E diz para levar em torno de 29 litros para fervura, mas minha panela tem 27, já ouvi dizer que posso acrescentar no meio dá fervura a diferença se tiver que levar tudo isso mesmo, mas como fazer?? Só mais uma dúvida: essa receita tá legal ou mudariam algo??? Desde já meu muito obrigado.

Seguem fotos dá receita e das nomenclaturas que tenho dúvida
 

Attachments

  • Screenshot_2017-03-08-13-37-07.jpg
    Screenshot_2017-03-08-13-37-07.jpg
    97.4 KB · Views: 38
  • Screenshot_2017-03-08-13-37-22.jpg
    Screenshot_2017-03-08-13-37-22.jpg
    88.6 KB · Views: 30
  • Screenshot_2017-03-08-13-48-25.jpg
    Screenshot_2017-03-08-13-48-25.jpg
    157.6 KB · Views: 36
Na sua primeira brassagem, vc diz que o kit de insumos veio junto com o equipamento, certo? Então podemos admitir que a receita desse kit está adequada para o seu equipamento (eficiencia, etc).

Pra vc ter levado só 10 litros para o fermentador, ou:

- vc não respeitou as quantidades de agua sugeridas pra receita ou calculos de proporção aguaxmalte;
- vc ferveu demais, a ponto de evaporar 10 litros;
- ou, esqueceu da agua de lavagem (cometi esse erro na minha primeira brassagem).

Minha sugestão (pode simplesmente ignorar), é: antes de arriscar a montar uma receita, desconhecendo o software, parametros, processos e o seu proprio equipamento, procure brassar esses kits prontos.
Assim vc vai pegando o jeito até conseguir bater sua brassagem com os parametros fornecidos pela receita do kit já conhecido e repetido.
Vc dizer que nenhuma receita disponivel atendeu a sua necessidade, já mostra que falta muito conhecimento antes de elaborar sua propria receita

Procure cervejeiros proximos, e participe das brassagens deles (ofereça ajuda pra limpar tudo! Ninguem recusa..kkk), assim vc aprenderá muito!

O carro na frente dos bois, costuma sair mais caro...
 
Boa tarde cervejeiros, estou indo para minha segunda brassagem, espero que tenha mais êxito que a primeira, que esperei levar 20 litros para o fermentador, é só foram 10,5. Bom, a primeira foi feita com kit de insumos pronto, que veio junto com o kit de equipamento, mas agora quero fazer uma receita simples, boa e baixo custo, e mesmo que pareça absurdo, não encontrei nenhuma que atendesse minha necessidade. Como estou aprendendo todo sozinho, sem curso, sem participar de brassagem de experientes, preciso de ajuda e dicas, quero fazer uma pale Ale, pois acho que é a mais simples, e montei uma num programa que chama wort homebrew, gratuito, mas não estou entendo algumas coisas, como por exemplo o que é batch size, trub loss (é só o que perde na panela de mostura?), Equipment loss, mash trickness, Strike water? E porque de ter que usar 40 litros no total? E diz para levar em torno de 29 litros para fervura, mas minha panela tem 27, já ouvi dizer que posso acrescentar no meio dá fervura a diferença se tiver que levar tudo isso mesmo, mas como fazer?? Só mais uma dúvida: essa receita tá legal ou mudariam algo??? Desde já meu muito obrigado.

Seguem fotos dá receita e das nomenclaturas que tenho dúvida

Vamos ponto a ponto.

-Batch size é simplesmente o volume final de mosto que você quer,no caso,20L.

-Trub loss é a perda do mosto final que você tem por causa do trub.Trub é uma massa de proteínas coaguladas e lúpulo que decantam após a fervura.É desejável não levar essa massa para o fermentador,pois ela pode atrapalhar na fermentação e causar off-flavors.

-Equipament loss é algo que não tenho certeza do que se trate,mas pode ser simplesmente o vão entre a torneira da panela e o fundo,ou seja,o volume morto.

Mash thickness é a relação entre o quanto de água você usa por kilo de malte,no caso,você colocou ou já estava o valor de 1 litro de água por kilo de malte.Acho um valor muito baixo,você pode usar tranquilamente uns 4 litros de água por kilo de malte;isso vai te economizar tempo na hora da lavagem de grãos(sparge water).

-Strike Water é a água que você usa na mostura,ou seja a água que você "joga" nos grãos.

-Sobre o volume total de mosto para fervura,você tem que notar que o tempo de fervura que você "escolheu" é de 90 min,por isso o volume de mosto que você tem que levar é de 29 litros.Se você fizesse uma fervura típica de 60 min você teria de levar uns 26 litros.
Pelo que você descreveu,eu não pude saber se o programa já lhe deu todos esses parâmetros de forma fixa,ou ele permite a liberdade de você defini-los.
De qualquer forma,te indico usar um programa mais bem estabelecido como o Beersmith.Com um pouco de insistência você vai entendendo-o aos poucos.

Minha dica é você pegar uma receita já bem estabelecida de uma American Pale Ale;te indico um clone da Sierra Nevada Pale Ale.Você encontra várias receitas na net com os mínimos detalhes,desde quanta água usar na mostura,até o volume final de mosto que você deve levar pra fervura.Depois, quando você se sentir mais familiar com o processo, aí poderá pensar em se aventurar mais.

Bom,espero que tenha ajudado.
 
Eduardosf, obrigado pelas dicas e vlw o puxão de orelha rsrs. Hopdevils, obrigado por ajudar nas nomenclaturas, e nas outras dúvidas. Quero saber se os insumos dessa receita são condizentes com o estilo, se posso fazer ela, ou se vcs têm uma pronta pra me ajeitar? Obrigado mais uma vez vocês pela disposição em responder.
 
Eduardosf, obrigado pelas dicas e vlw o puxão de orelha rsrs. Hopdevils, obrigado por ajudar nas nomenclaturas, e nas outras dúvidas. Quero saber se os insumos dessa receita são condizentes com o estilo, se posso fazer ela, ou se vcs têm uma pronta pra me ajeitar? Obrigado mais uma vez vocês pela disposição em responder.

Eu acho que sua receita precisa ser repensada em dois pontos:

-O malte crystal 120L é muito intenso,não cai muito bem no estilo porque ele vai dar um sabor muito maltado.
-É preciso usar mais lúpulo cascade para ter um aroma razoável na cerveja.

Minha receita de APA para 20L ,que é mais ou menos um clone da Sierra Nevada Pale Ale:

Maltes:

-4,5kg de malte pilsen.
-0,5kg de malte crystal 60L

Lupulagem:

-15g Magnum 60min
-30g Cascade 10min
-30g cascade 3min

Fermento:

-1 sachê de US-05(Hidratado)

OG:1.055
FG:1.012
ABV: 5,7%
IBU:43

Passo a Passo:

Aqueça 20 litros de água a 70C,adicione os grãos moídos e mantenha a temperatura a 67C por 60 min.Depois suba a 76C e mantenha por 10 min.Recircule o mosto até que ele fique claro(cerca de 20min),depois comece a escoar o mosto.Faça o sparge com água a 77C(Será preciso uns 13-15 litros de água). Colete 25 litros de mosto e ferva-o por 60 min,adicionando os lúpulos como indicado.Resfrie o mosto para 19C e adicione o fermento.
 

Latest posts

Back
Top