Imperial Stout

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodox

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2015
Messages
71
Reaction score
12
Cervejeiros, boa tarde

Vou brassar uma Imperial Stout amanhã e gostaria da opinião de vcs para algumas dúvidas que tenho

Esta é a receita para 40 litros

13 KG Malte Pilsen
2 KG Malte Melano
1.2KG Malte Cara Ruby
600G Malte Chocolate
200G Malte Black of Black
120G Magnum (60min)
80G Perle (15min)
4 saches S04
OG1.107 FG1.027

O Malte Chocolate e o Balck of Black ficam melhores adicionados no inicio da mostura ou somente no mashout?

Estou pensando em adicionar um gosto a mais de chocolate nela, minha dúvida é. Faço isto no final da fervura adicionando o chocolate do padre ou adiciono cacau 100% no final da fermentação? Qual a diferença dos dois métodos?

Por último, inoculo os 4 saches logo de cara ou primeiramente 2 saches e depois de alguns dias (talvez 3 dias) de fermentação adicionar mais os outros 2?

Valeu galera
abs
 
Cervejeiros, boa tarde

Vou brassar uma Imperial Stout amanhã e gostaria da opinião de vcs para algumas dúvidas que tenho

Esta é a receita para 40 litros

13 KG Malte Pilsen
2 KG Malte Melano
1.2KG Malte Cara Ruby
600G Malte Chocolate
200G Malte Black of Black
120G Magnum (60min)
80G Perle (15min)
4 saches S04
OG1.107 FG1.027

O Malte Chocolate e o Balck of Black ficam melhores adicionados no inicio da mostura ou somente no mashout?

Estou pensando em adicionar um gosto a mais de chocolate nela, minha dúvida é. Faço isto no final da fervura adicionando o chocolate do padre ou adiciono cacau 100% no final da fermentação? Qual a diferença dos dois métodos?

Por último, inoculo os 4 saches logo de cara ou primeiramente 2 saches e depois de alguns dias (talvez 3 dias) de fermentação adicionar mais os outros 2?

Valeu galera
abs

1 - Olhando por cima parece muito melano e pouco malte escuro.
2 - Pode colocar os maltes escurtos mais pro fim da mostura pa evitar muita adstringência.
3 - Chocolate do padre se é o que to pensando é chotolate em pó, tem gordura e outras coisas. Usa no mínimo um cacau em pó 100%, ou compra nibs de cacau, em SP vai achar.
4 - Com certeza 4 sachês é pouco, leia esse tópico sobre taxa de inoculação, cervejas high gravity precisam muito mais fermento. Calculando por cima vai dar mais de 10 pacotes, acho melhor fazer starter nesse caso para ser mais barato.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424
 
E ae Fagner

Esta receita é da brewmarket link - http://www.brewmarket.com.br/pd-1e8bf0-kit-para-producao-cerveja-imperial-stout-20-litros.html

1- Estou arriscando seguir o que está nela, será que este excesso de melano e falta de chocolate e black poderiam mudar muito o resultado final do estilo?

2 - legal, farei isto

3 - Tem razão! vou utilizar os nibs de cacau. Pode ser no fim da fervura ou é mais indicado no dry hop?

4 - Agora fiquei preocupado...Eu apenas hidrato o fermento antes de inocular e não tenho nenhum mosto guardado para fazer o starter...neste caso seria melhor colocar ao menos mais 4 saches né? Adiciono tudo de uma vez ou separo uma parte para depois de alguns dias fermentando?

abs

1 - Olhando por cima parece muito melano e pouco malte escuro.
2 - Pode colocar os maltes escurtos mais pro fim da mostura pa evitar muita adstringência.
3 - Chocolate do padre se é o que to pensando é chotolate em pó, tem gordura e outras coisas. Usa no mínimo um cacau em pó 100%, ou compra nibs de cacau, em SP vai achar.
4 - Com certeza 4 sachês é pouco, leia esse tópico sobre taxa de inoculação, cervejas high gravity precisam muito mais fermento. Calculando por cima vai dar mais de 10 pacotes, acho melhor fazer starter nesse caso para ser mais barato.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424
 
E ae Fagner

Esta receita é da brewmarket link - http://www.brewmarket.com.br/pd-1e8bf0-kit-para-producao-cerveja-imperial-stout-20-litros.html

1- Estou arriscando seguir o que está nela, será que este excesso de melano e falta de chocolate e black poderiam mudar muito o resultado final do estilo?

2 - legal, farei isto

3 - Tem razão! vou utilizar os nibs de cacau. Pode ser no fim da fervura ou é mais indicado no dry hop?

4 - Agora fiquei preocupado...Eu apenas hidrato o fermento antes de inocular e não tenho nenhum mosto guardado para fazer o starter...neste caso seria melhor colocar ao menos mais 4 saches né? Adiciono tudo de uma vez ou separo uma parte para depois de alguns dias fermentando?

abs

1 - Se pegou receita pronta e quer seguir tranquilo, só falei o que parecia a primeira vista sem calcular nada.

3 - Pós fermentação, em contato por uma semana ou mais, tem que testar.

4 - Lê bem o tópico do link que postei, pode colocar vários pacotes hidratados. E tem que ser no começo sim, é nessa fase que mais importa o pitching rate. Sobre starter, pode fazer com DME, não precisa ser de mosto. É recomendado também usar nutrientes para uma cerveja dessa OG, e alta oxigenação, tudo da melhor forma que conseguir.
 
Fiz ela no sábado e vou te contar que foi minha primeira experiencia negativa fazendo breja..

Tudo começou quando percebi que minhas panelas não comportavam todo malte da receita. Então decidi dividir em duas mosturas que no final misturei os dois mostos e levei para fervura

Você estava certo, pouco malte chocolate/black para o estilo, as duas mosturas ficaram com a mesma cor...marrom escuro (na primeira mostura fiz como me falou, adicionei os maltes escuros apenas no final dela, na segunda mostura fiz com os maltes desde o inicio...mesmo assim cores iguais)

Na segunda mostura cometi um vacilo muito grande, ao ligar o fogo para ajustar aos 66 graus após arriar os maltes eu deixei a temp chegar a 75...mantive a recirculação ligada com a panela destampada e consegui baixar para 68 em 5 minutos...será que isto comprometeu totalmente minha segunda mostura?

Na fervura tive minha primeira experiencia com o transbordamento da panela ao adicionar os primeiros lupulos...foi um sujeira só...

Após limpar retomei a fervura e segui o restante sem contratempos...no final consegui apenas 1080 de gravidade.

Minha dúvida agora é. Se o gosto da breja ficar bom e com pouco gosto de cafe e chocolate é viável eu adicionar um chá de malte escuro para tentar deixa-la preta? ou até mesmo adicionar café?

Acabei não tirando foto do mosto dentro da proveta pois já estava tão cansado e "frustrado" que nem lembrei disto

No final minha brassagem durou quase 14 horas...Nunca mais faço uma loucura dessas...rs

Valeu

1 - Se pegou receita pronta e quer seguir tranquilo, só falei o que parecia a primeira vista sem calcular nada.

3 - Pós fermentação, em contato por uma semana ou mais, tem que testar.

4 - Lê bem o tópico do link que postei, pode colocar vários pacotes hidratados. E tem que ser no começo sim, é nessa fase que mais importa o pitching rate. Sobre starter, pode fazer com DME, não precisa ser de mosto. É recomendado também usar nutrientes para uma cerveja dessa OG, e alta oxigenação, tudo da melhor forma que conseguir.
 
Não comprometeu a cerveja pelo jeito, alguns erros, vai sair diferente, vai ter um gosto talvez não dentro do estilo, mas segue ela assim sem mexer, é o que eu faria.

Mas RIS é assim mesmo, tu tem que estar preparado pra quantidade de malte, é muito diferente de outra cerveja, o trabalho é bem complicado, eu por sorte planejei em uma brassagem coletiva e tive bastante ajuda, se não acho que nem conseguiria fazer sozinho utilizando BIAB. Mas no fim a diversão é legal, vale a pena.
 
e ae Fagner

Depois de 9 dias fermentando (desde o 7º dia subi a temperatura gradualmente dos 18 aos 22) FG medida ontem 1025 no que está dando 7.2% de acordo com minha OG1080...é não é 10% mas levando em consideração os erros acho que está bom :)

O gosto está muito forte (corpo pesado e álcoois superiores), lembra café, chocolate e sei lá..biscoito...rs tenho esperança que depois da maturação ela fique arredondada e gostosa

da uma olhada a cor q está

ObzYP1O.jpg


abs
 
e ae Fagner

Depois de 9 dias fermentando (desde o 7º dia subi a temperatura gradualmente dos 18 aos 22) FG medida ontem 1025 no que está dando 7.2% de acordo com minha OG1080...é não é 10% mas levando em consideração os erros acho que está bom :)

O gosto está muito forte (corpo pesado e álcoois superiores), lembra café, chocolate e sei lá..biscoito...rs tenho esperança que depois da maturação ela fique arredondada e gostosa

da uma olhada a cor q está

ObzYP1O.jpg


abs

Show, ta tudo tranquilo então. Só dar o tempo a ela. A minha já ta mais de mês no fermentador bem tranquila, adicionei Cacau também. Um dia desses eu penso em engarrafar ela.
 
depois de 54 dias maturando eu envasei ela no dia 11/07, utilizei 6gr por litro de açúcar mascavo

Ficou com um corpo bem pesado com gosto adocicado de caramelo e cafe no inicio do gole e um grande amargor de retrogosto

No final estou satisfeito com ela, pois mesmo com tantos contratempos acabou saindo uma cerva bebível :)

vNtPb5T.jpg


abs


Show, ta tudo tranquilo então. Só dar o tempo a ela. A minha já ta mais de mês no fermentador bem tranquila, adicionei Cacau também. Um dia desses eu penso em engarrafar ela.
 

Latest posts

Back
Top