Ideia para Airlock lateral - mais espaço!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JuniorBolzani

Well-Known Member
Joined
Dec 15, 2016
Messages
445
Reaction score
203
Bom dia cervejeiros!

fuçando a internet eu encontrei uma foto que me chamou bastante atenção. O rapaz fez uma adaptação para o Airlock em sua bombona fermentadora, achei interessante pq economiza bastante espaço vertical. Deem uma olhada:

ideia para airlock.JPG

A questão é: Isso funciona? Posso fazer nos meus baldes?

Abraço!
 
Bom dia cervejeiros!

fuçando a internet eu encontrei uma foto que me chamou bastante atenção. O rapaz fez uma adaptação para o Airlock em sua bombona fermentadora, achei interessante pq economiza bastante espaço vertical. Deem uma olhada:

View attachment 118270

A questão é: Isso funciona? Posso fazer nos meus baldes?

Abraço!

Isso é um tubo blow off que termina em um airlock ao invés de terminar em uma garrafa ou jarro convencional.

Eu acho airlock um saco pra sanitizar, então já dispensei o uso dele e faz tempo que eu uso só blow off.

Abraço.
 
vc compra um cotovelo pneumatico : cotovelo de 1/4" de rosca com engate rápido de 12mm serve nesse airlock aí
 

Attachments

  • cotovelopneu.jpg
    cotovelopneu.jpg
    1.7 KB · Views: 256
Entendido. Agradeço a atenção!

O negócio mesmo é ir de blow off + pote com solução sanitizante. A melhor parte é poder conectar 3 ou 4 baldes no mesmo pote.

Valeu.
 
um detalhe importante com Blow-off: a quantidade de água acima da ponta da mangueira.

Uso bombonas e baldes para fermentar e no caso dos baldes furei na lateral bem em cima e instalei a mangueira. Usando uma garrafa de álcool (1l), com solução de iodofor) como pote, enfie a mangueira até o fundo. Notei que a tampa do balde estufou mas não borbulhava.

Então percebi que a força necessária para expulsar todo o líquido era maior do que que a de levantar a tampa e deixar o CO2 vazar pelas travas.

Solução, uma pequena camada de líquido acima da ponta da mangueira.
 
um detalhe importante com Blow-off: a quantidade de água acima da ponta da mangueira.

Uso bombonas e baldes para fermentar e no caso dos baldes furei na lateral bem em cima e instalei a mangueira. Usando uma garrafa de álcool (1l), com solução de iodofor) como pote, enfie a mangueira até o fundo. Notei que a tampa do balde estufou mas não borbulhava.

Então percebi que a força necessária para expulsar todo o líquido era maior do que que a de levantar a tampa e deixar o CO2 vazar pelas travas.

Solução, uma pequena camada de líquido acima da ponta da mangueira.

Eu uso o tubo blow off na tampa dos baldes, nunca havia notado essa particularidade. Bom saber disso, pois estou bolando um sisteminha simples (na verdade, é um protótipo de fermentador pressurizado com controle eletrônico...) para verificar a pressão nos baldes fermentadores e agora já sei exatamente onde posicionar meus sensores.

Abraço.
 
Eu uso o tubo blow off na tampa dos baldes, nunca havia notado essa particularidade. Bom saber disso, pois estou bolando um sisteminha simples (na verdade, é um protótipo de fermentador pressurizado com controle eletrônico...) para verificar a pressão nos baldes fermentadores e agora já sei exatamente onde posicionar meus sensores.

Abraço.


quando eu digo uma pequena camada de líquido quero dizer dentro do pote, deixando bem claro.

Descobri isto montando todo o balde, blow-off e depois soprando pela torneira.
 
Pra bolha sair, ela precisa vencer a pressão da coluna d'água que a ponta da mangueira tá mergulhada.

Cada 1cm de altura de água na garrafinha equivale a 0,001Kgf/cm² de pressão...
 
quando eu digo uma pequena camada de líquido quero dizer dentro do pote, deixando bem claro.

Descobri isto montando todo o balde, blow-off e depois soprando pela torneira.

Mas isso é tranquilo, o blowoff eh muito para prevenir que o balde exploda não é?
Ou há a possibilidade da pressão subir um tanto grande o bastante para causar danos a levedura?

O importante ao meu ver é não entrar O2 pro balde e outras coisas indesejaveis, de resto nçao sei.

posso estar errado
 
por isso que nas minhas 2 bombonas que comprei vou colocar o cotovelo pneumatico e encaixar o air lock vai ficar na lateral
alem de eu poder colocar um em cima do outro caso necessario a quantidade pequena de liquido
e a boa vedação que as bombonas tem vai garantir uma boa atividade do ailock
 
Alguém já passou o sensor de temperatura por dentro da mangueira do blow-off para medir a temperatura do mosto fermentando?
 
Alguém já passou o sensor de temperatura por dentro da mangueira do blow-off para medir a temperatura do mosto fermentando?

É o que faço, passo o sensor do termostato da geladeira por dentro da mangueira.
Só verifique se o fio do sensor é comprido o suficiente para ficar submerso no liquido.
 
Galera pesquisem pelo airlock da sterilock! Ele é lateral e tem uns 2 cm

Enviado de meu E6603 usando Tapatalk
 
@paulopinho, você conseguiu encontrar uma contra-porca de 1/4" pra esse conector?

por isso que nas minhas 2 bombonas que comprei vou colocar o cotovelo pneumatico e encaixar o air lock vai ficar na lateral
alem de eu poder colocar um em cima do outro caso necessario a quantidade pequena de liquido
e a boa vedação que as bombonas tem vai garantir uma boa atividade do ailock
 
No momento utilizo blow off nos meus fermentadores. Mangueira de 3/8 e garrafa de agua mineral de 500ml cheia até a metade com a mangueira submersa em apenas 1 cm (pq se afundar mto a mangueira na água, a pressão necessária para borbulhar será muito maior). Tem funcionado muito bem. Adeus airlock. kkkkk
 
Eu esquentei (devagar) o meu com uma vela, dobrei a perna dele. Com paciência fiz em 2 sem estragar nenhum.

Consegui fixar o conector pneumático na parede da bombona de 50L sem a contra-porca. Fiz um furo bem justo e rosqueei o próprio conector no furo, de modo que a rosca foi se formando na parede da bombona. Ficou bom, sem vazamentos. Antes de começar a fermentar eu passei um pouco de veda-rosca pra ficar mais firme.
 
Faço meus Blow offs utilizando prensa cabos (elétricos) e mangueira cristal, fazendo um furo correspondente ao prensa cabos 3/8" e como ele já vem com as contra porcas e arruelas é so instalar no furo do balde fermentador e passar a mangueira e colocar a outra extremidade em uma garrafa, atentando para a o espaço desta extremidade que fica submerso, necessitando deixar apenas uma pequena lâmina de água cobrindo a extremidade da mangueira
 
Back
Top