Hop-o-Meter

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fKempf

Member
Joined
Feb 15, 2015
Messages
12
Reaction score
2
Salve brewers,

Bom, estou lendo bastante o fórum (que alias, é bem completo, e já consegui tirar várias dúvidas) e fazendo um resumo de quase tudo o que posso, para que depois eu tenha alguma maneira rápida e fácil de consulta.

Agora estou tentando montar uma tabela de comparação de lúpulos, contendo nome, país de origem, ácidos, e tudo mais. Me deparei então com o "Hop-o-Meter", que além das informações que eu comentei, fala sobre as características de aroma/sabor o lúpulo tem, e ainda mais, quantifica essas características.

Resumindo, eu quero montar algo como o que tem nesse site (http://hopometer.blogspot.com.br/2014/02/hop-o-meter.html), porém, com todos os lúpulos. No Lamas Brew tem, mas aí não tem os valores:

Lúpulo Galaxy:
chart


Eu pesquisei bastante (talvez da maneira errada) e não consegui encontrar a fonte original onde eu consigo essas informações. Alguém?

PS - Sim, sou iniciante e talvez essas informações não sejam tão relevantes quanto penso que são, mas enfim, sou metódico e queria mesmo fazer isso, hehehe. Depois penso em fazer algo com os cereais também :D

Abç!
 
Cara, eu gosto bastante dessa página:

http://www.hopunion.com/aroma-wheel/

Aqui você tem exatamente o que você está dizendo e ainda mais os valores, descrição de sabor/aroma e se você clicar no lúpulo específico ainda vai te dar a opção de possíveis substitutos para esse lúpulo.

Espero que seja isso.

Abraço.
 
Gente, obrigado pela ajuda e também pelos links, mas não eh bem o que eu procuro.

O que eu procuro eh quanto cada lúpulo tem de floral, cítrico, apimentado, etc.

Voltando ao exemplo do Galaxy, da para ver pelo gráfico que ele eh mais cítrico que frutuoso, que floral, etc.

Mas valeu a força geral aí.
 
Gente, obrigado pela ajuda e também pelos links, mas não eh bem o que eu procuro.

O que eu procuro eh quanto cada lúpulo tem de floral, cítrico, apimentado, etc.

Voltando ao exemplo do Galaxy, da para ver pelo gráfico que ele eh mais cítrico que frutuoso, que floral, etc.

Mas valeu a força geral aí.

Chegasse a olhar o link? Ele faz um gráfico num formato diferente, mas faz isso que vc quer...
 
@AntonioMartins, eh quase isso. Eu já tinha visto esse quadro (alias, devo ter encontrado em uma resolução maior, vou postar aqui caso alguem queira fazer algum poster).

Esse quadro separa, mas não quantifica individualmente as principais caractarísticas de cada lúpulo; eu quero encontrar alguma fonte confiável e completa do que já tem para alguns lúpulos nesse site (http://hopometer.blogspot.com.br/2014/02/hop-o-meter.html#comment-form):

Como exemplo, o lúpulo Cascade libera:

Floral: 15%
Frutado: 25%
Cítrico: 50%
Térreo: 5%
Picante: 5%
Herbal: 0%
Pinho: 0%

Ou seja, eu sei que o Cascade vai liberar mais aromas cítricos do que qualquer outro (algum dos outros estão presentes, mas em menor proporção).

De qualquer maneira, o quadro é show, tem bastante informação.

Vlw :rockin:
 
Porque você não entra em contato com o autor do hop-o-meter e pergunta de onde ele está tirando essa informação?!?!?!

Bem mais fácil do que tentar advinhar, não acha?
 
Com certeza quem fez isso se baseou nas análises físico químicas de cada lupulo. Ja ouviu dizer que a necessidade é a mãe das invenções? Entra no Hopunion (google it) que lá fala a % de cada composto dos lupulos: alfa ácido, beta ácido e co humulone (ai ja te permite saber como vai ser o amargor), óleos totais (em ml/100g de lupulo) e.os componentes dos óleos: mirceno, humuleno, farneseno e cariofileno. De posse disso, vc pesquisa qual característica cada componente confere a cerveja, joga os dados no Excel e monta o seu Hop-o-Meter. Mas depois de tanto estudo, vc saberá tudo de cor e o seu gráfico servirá de fonte para outros!
Abraço!
 
Eai, conseguiu encontrar as características dos lúpulos? Posta aqui pra gente, por favor!
 
@LucasCoral, dei uma olhada aqui no celular, mas acho que eu exatamente o que procurava.

Valeu a força :)

Abraço!
 
Back
Top