Guenther [vídeo] - O equip. que venho construindo há 3 anos.. :)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
É uma bomba Weg no teu sistema? Poderia informar qual modelo? Estou montando um sistema similar e tenho a impressão que com uma chugger comum o Whirlpool não vai ser satisfatório após passar pelo chiller de placas. Como estou indo pros States pensei então em comprar uma chugger Max ou uma march nano, mas pelo preço delas pegaria uma bomba até mais potente no mercado nacional.
Se alguém tiver outra dica, será bem vinda.
 
É uma bomba Weg no teu sistema? Poderia informar qual modelo? Estou montando um sistema similar e tenho a impressão que com uma chugger comum o Whirlpool não vai ser satisfatório após passar pelo chiller de placas. Como estou indo pros States pensei então em comprar uma chugger Max ou uma march nano, mas pelo preço delas pegaria uma bomba até mais potente no mercado nacional.
Se alguém tiver outra dica, será bem vinda.

Weg deve ser o inversor ou o motor. A weg não produz bombas (até onde me lembro). Voce sabe a perda de carga que o chiller proporciona? Se souber, dá pra tentar simular...
 
É uma bomba Weg no teu sistema? Poderia informar qual modelo? Estou montando um sistema similar e tenho a impressão que com uma chugger comum o Whirlpool não vai ser satisfatório após passar pelo chiller de placas. Como estou indo pros States pensei então em comprar uma chugger Max ou uma march nano, mas pelo preço delas pegaria uma bomba até mais potente no mercado nacional.
Se alguém tiver outra dica, será bem vinda.

Se não me engano está bomba é produzida pela Roman maquinas de Bento Gonçalves - RS.
 
É uma bomba Weg no teu sistema? Poderia informar qual modelo? Estou montando um sistema similar e tenho a impressão que com uma chugger comum o Whirlpool não vai ser satisfatório após passar pelo chiller de placas. Como estou indo pros States pensei então em comprar uma chugger Max ou uma march nano, mas pelo preço delas pegaria uma bomba até mais potente no mercado nacional.
Se alguém tiver outra dica, será bem vinda.
Essa é uma bomba fabricada por metalurgica que fabrica equipamentos para cervejaria (Roman Maquinas). Muitas metalurgicas fazem isso, ou seja, pegam um motor, e fabricam a cabeça da bomba, etc.

O motor da minha bomba é sim um Weg.

Abraço,
 
Belo equipamento Guenther, parabéns! Poderia informar o modelo do sensor de temperatura que utilizou? estou procurando um sensor que tenha rosca de 1/2 para usar no retorno da bomba, porém só acho o PT-100. Obrigado!
 
belo equipamento guenther, parabéns! Poderia informar o modelo do sensor de temperatura que utilizou? Estou procurando um sensor que tenha rosca de 1/2 para usar no retorno da bomba, porém só acho o pt-100. Obrigado!
ds18b20
 
Voce sabe a perda de carga que o chiller proporciona? Se souber, dá pra tentar simular...

Vai ser um Blichmann therminator, certamente alguem já testou e saberia dizer isso.


Se não me engano está bomba é produzida pela Roman maquinas de Bento Gonçalves - RS.
Essa é uma bomba fabricada por metalurgica que fabrica equipamentos para cervejaria (Roman Maquinas). Muitas metalurgicas fazem isso, ou seja, pegam um motor, e fabricam a cabeça da bomba, etc.

Obrigado pelo contato, pedi uma cotação.
 
Salve @Guenther

Qual volume final de cerveja você consegue levar para o fermentador?

Dá pra fazer 40 litros nele?
 
Guenther, vi que, no final, você tem um sistema com recirculação, mas o resistor fica no MLT, não é isso? Ou seja, você aquece diretamente o mosto, para manter a temperatura. Qual a vantagem/desvantagem disso, em relação ao sistema herms ou rims convencional?
 
Entre 38 e 40 no geral.

Opa Guenther, primeiramente parabéns pelo esforço dedicado, ficou muito bonito e aparentemente funcional. Fiquei com algumas dúvidas em relação ao funcionamento/construção:

- Poderia indicar onde comprou as válvulas acionadas eletronicamente que são utilizadas no equipamento? Modelo, etc.
- Tais válvulas só possuem 2 estágios? (100% aberta ou 100% fechada)?
- Verifiquei que, pela panela de fervura e de mostura ficarem no mesmo nível, obrigatoriamente você acaba utilizando a bomba para transferência. Nesse caso (da válvula só ter 2 estágios) como você controla a vazão para que seja lenta e não compacte a cama de malte e tenha uma boa eficiência? Vi você comentar sobre um inversor de frequência, ele seria utilizado para diminuir a potencia da bomba e isso seria seu controle de vazão?
- Referente ao sensor de nível no topo das panelas acredito que você tenha várias receitas que não utilize a HLT e a MT cheias. Como você faz para controlar o nível correto de agua em cada uma das panelas antes de começar a sacarificação?
- Caso não seja pedir muito, é possível explicar com um pouco mais de detalhe a parte elétrica/eletrônica do projeto? Quais SSRs utilizados, qual placa, etc.

Desculpa a quantidade de perguntas, mas assim como você sou formado em Ciência da Computação e também tenho o hobby de construir equipamentos para fazer cerveja, infelizmente já faz algum tempo que não tenho programado propriamente dito e meu conhecimento de eletrônica não é extremamente elevado. Aceitaria algumas referências de literaturas que utilizou para basear teu projeto, pois pretendo de forma mais simples começar utilizando o craftbeerpi e conforme avance meu projeto efetuar modificações no código para automatizar algumas rotinas ou desenvolver um software controlador em C também.

Grato desde já!
 
Muito bacana esse equipamento.

Estou amadurecendo umas idéias sobre um HERMS com barris.

Reparei que você furou o fundo e soldou as luvas de inox onde vão as válvulas, minha idéia é fazer justamente isso.

Sobre a panela de fervura, você faz recirculação para resfriar ou manda direto para o fermentador?
E a drenagem do mosto pós fervura é feita pelo furo no centro do fundo?? Ou tem outro ponto de drenagem e aquele furo do fundo é só para jogar fora o trub depois?
 
- Poderia indicar onde comprou as válvulas acionadas eletronicamente que são utilizadas no equipamento? Modelo, etc.
- Tais válvulas só possuem 2 estágios? (100% aberta ou 100% fechada)?
- Verifiquei que, pela panela de fervura e de mostura ficarem no mesmo nível, obrigatoriamente você acaba utilizando a bomba para transferência. Nesse caso (da válvula só ter 2 estágios) como você controla a vazão para que seja lenta e não compacte a cama de malte e tenha uma boa eficiência? Vi você comentar sobre um inversor de frequência, ele seria utilizado para diminuir a potencia da bomba e isso seria seu controle de vazão?
- Referente ao sensor de nível no topo das panelas acredito que você tenha várias receitas que não utilize a HLT e a MT cheias. Como você faz para controlar o nível correto de agua em cada uma das panelas antes de começar a sacarificação?
Fiquei curioso com relação a essas questões também.
 
Back
Top