Grist Weiss: além do trigo e pilsen

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

SergioL

Active Member
Joined
Apr 18, 2016
Messages
28
Reaction score
3
Olá ,
Na pesquisa de receitas para uma weiss , vi que para uma receita clássica bastaria o malte pilsen com trigo e lúpulo somente para amargor ( fermentação a parte já bastante discutida em outros posts e sabendo que a estrela da cerva é o fermento! ). Porém percebi muita gente usando algumas pequenas variações no grist , com uso de acidificado , ou cahell/carapils , munich , blond , caramunich , geralmente em pequenas proporções ...
O objetivo desta postagem é saber a experiência de vcs em relação a isso, se o uso de maltes adicionais pode contribuir realmente de forma positiva no resultado final para uma boa cerveja de trigo .
Sds
 
Olá ,
Na pesquisa de receitas para uma weiss , vi que para uma receita clássica bastaria o malte pilsen com trigo e lúpulo somente para amargor ( fermentação a parte já bastante discutida em outros posts e sabendo que a estrela da cerva é o fermento! ). Porém percebi muita gente usando algumas pequenas variações no grist , com uso de acidificado , ou cahell/carapils , munich , blond , caramunich , geralmente em pequenas proporções ...
O objetivo desta postagem é saber a experiência de vcs em relação a isso, se o uso de maltes adicionais pode contribuir realmente de forma positiva no resultado final para uma boa cerveja de trigo .
Sds
O amargor não pode se sobressair então o recomendável é utilizar lupulo aromático apenas, não sei se sua afirmação sobre o lupulo foi essa. As variações de malte seriam pra dar alguma característica extra além do frutado/apimentado, a cerveja pode ganhar mais corpo, mais caramelo, tostado, etc.. Exemplos de estilos são a Dunkelweizen, Weizenbock...
 
Fala Cleber
Na verdade o que tentei falar sobre o lúpulo e a fermentação seria para tirar o foco desses tópicos e fixar apenas no grist .
Na verdade não estava entrando no mérito se o lúpulo seria de amargor ou aroma , mas que seria usado para o amargor , lá pelos 60 minutos ...
O intuito é saber sobre a experiência de vocês em relação ao grist .
Que maltes adicionais já usaram ao trigo-pilsen que trouxeram boas contribuições para uma Weiss ( não estou pensando em a Dunkelweizen, Weizenbock...). Já vi gente usando um pouquinho de acidificado , outros malte caramelo, entre outros ....
Alguém faz cerveja Weiss usando algum malte a mais que o trigo-pilsen que ficou legal ?
Já fiz umas só com esse dois maltes em proporções variadas e tb uma com um pouquinho de caramunich que deu um pouco de cor e leve dulçor no fim que ficou agradável ao meu paladar.
Alguma outa sugestão ou relato de experiência ?
Acidificado ? carablond ? carahell - carapils ? nada a mais que trigo - pilsen ?...
 
Fala Cleber
Na verdade o que tentei falar sobre o lúpulo e a fermentação seria para tirar o foco desses tópicos e fixar apenas no grist .
Na verdade não estava entrando no mérito se o lúpulo seria de amargor ou aroma , mas que seria usado para o amargor , lá pelos 60 minutos ...
O intuito é saber sobre a experiência de vocês em relação ao grist .
Que maltes adicionais já usaram ao trigo-pilsen que trouxeram boas contribuições para uma Weiss ( não estou pensando em a Dunkelweizen, Weizenbock...). Já vi gente usando um pouquinho de acidificado , outros malte caramelo, entre outros ....
Alguém faz cerveja Weiss usando algum malte a mais que o trigo-pilsen que ficou legal ?
Já fiz umas só com esse dois maltes em proporções variadas e tb uma com um pouquinho de caramunich que deu um pouco de cor e leve dulçor no fim que ficou agradável ao meu paladar.
Alguma outa sugestão ou relato de experiência ?
Acidificado ? carablond ? carahell - carapils ? nada a mais que trigo - pilsen ?...

Sempre uso o Caramunich junto com o Pilsen e o Trigo maltado....

Já usei o Acidificado, mas sinceramente, não senti diferença alguma...

O que SEMPRE faço desde a minha primeira Weiss é a pausa fenólica de 15 min a 40C e a decocção, está hoje , faço somente no mash-out...Já fiz para elevar a temperatura da fenólica para sacarificação, mas também não senti muito ganho...
No mashout é mais fácil, pois ganha-se um pouco mais de tempo...

No momento estou fermentando com o M20, mas sempre usei o WB-06....vamos ver se o tal da Mangroove ficará melhor...muitos dizem que sim...eu particularmente gosto das minhas com o da Fermentis
 
Minha última weizen usei 50% malte de trigo + 25% pilsen + 25% vienna.
Ficou com bastante corpo e um pouco mais escura.
No lúpulo usei FWH.
 
Idem ao tomazela, utilizo cerca de 5% de caramunich e gosto bastante do resultado! O esquema é não exagerar no malte caramelo pra não descaracterizar o estilo, mas na proporção que eu uso gera um dulçor e um corpo bem bacana.
 
Meu gosto é um pouco contrário a esses, assim como a maioria dos exemplos clássicos, não uso nenhum tipo de malte caramelo em Weiss... a baixa quantidade de lúpulo já deixa o balanço pro maltado/adocicado.

A graça do grist de uma weiss é brincar com os maltes base e expor as características interessantes que eles tem, assim dá pra usar trigo e pilsen, ou substituir parte do malte pilsen por vienna ou munich, e ir jogando com essas proporções.

O malte acidificado não deve ser pensado como malte especial. Ele tá mais pra um malte "funcional". A função dele é baixar o pH. Isso pode ser importante em receitas muito claras (como weiss, pilsners, etc..) em que a água usada tem conteúdo suficientemente alto de carbonatos pra que o pH não baixe o suficiente pra faixa dos 5.4~5.2....

Se deseja manter-se dentro do estilo, use um grist classico e capriche na fermentação, que os sabores ricos dos maltes base poderão se sobressair juntamente com os aromas de fermentação.

Abraço
 
Back
Top