Grain Bag - Panela

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

valdecir

Well-Known Member
Joined
Jan 15, 2018
Messages
98
Reaction score
7
Bom dia, tenho uma panela de 66l. Faço biab, utilizando o voil.
Chegou a hora de trocar o voil. Estou pensando em comprar uma panela de 40l e fazer um grain bag.
Tenho algumas duvidas:

Como eu poderia fazer os furos na panela ?
Qual tamanho dos furos ?
È prejudicial a saúde furar a panela ?
Se alguém já fez ou tiver algum material para compartilhar, fico agradecido !
 
@valdecir fiz algo parecido.

Usei um balde alimentício de 20l, furando ele com uma serra-copo de 1/2pol e depois usando um voil dentro dele. Instalei uma tralha sobre a panela para erguer depois o balde.

Para a baletada de 25l funcionou bem, mas para uma de 40l, onde havia mais de 8kg de malte ficou pequeno.

Não sei se não vale comprar um cesto de tela de inox do que pegar uma panela e fazer milhares de furos finos.

Na minha experiência o voil deixou tudo mais fácil para a limpeza, já que no meu caso posso deixar o balde escorrendo sobre a fervura por 1h. No final os grãos estão bem mais enxutos.

No meu caso houve uma queda de 5% na eficiência. Em contra partida nunca tive um mosto tão claro no final da fervura (pena que turvou muito após a adição de 100g de lúpulo, acredito que foram os óleos).
balde1.jpg balde2.jpg mosto.jpg
 
Você faz a mosturação com o balde dentro da panela ?

Sim.

É de PEAD, sendo resistente até 150ºC. Na mostura não chegamos a metade disto.

As vezes suspendi o balde para esvazia-lo e trocar completamente o líquido em contato com os grãos.
 
Back
Top