Geladeira x Freezer

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

DouglasLuiz

Member
Joined
Nov 23, 2017
Messages
8
Reaction score
2
Boa noite pessoal, estou iniciando na arte de fazer cerveja, mas agora vou fazer sozinho, antes fazia com amigos, estou em dúvida se compro uma geladeira ou um freezer para a fermentação, vou colocar um sistema de controle de temperatura nela, porém ainda tenho minhas dúvidas quanto a qual é melhor, espaço interno, velocidade para resfriamento e outras, se puderem auxiliar agradeço, pois os preços das usadas estão bem próximas. Grato.
 
Na minha opinião, o freezer vai conseguir baixar a temperatura mais rápido, mas se você adquirir um freezer horizontal vai ser
desconfortável para botar e tirar o fermentador de dentro, penso assim pois o freezer é feito para trabalhar com temperaturas negativas.
 
Boa noite! Amigo, há um post fixo só sobre tamanhos de geladeiras-frezzers.
Bem, eu comprei horizontais, desses de dupla função que funcionam como geladeira ou freezer.
Meus baldes são de 20 litros. É realmente mais complicado de se colocar e tirar os fermentadores, mas tem que conferir se não seria o tamanho e o peso do fermentadores a questão.
Fui ajudar um brother numa brassagem. Ele fermenta 50 litros em uma geladeira. Cara, duvido que ele conseguiria sozinho colocar aquele trambolho na geladeira..srsrrsrs
 
Vou de geladeira, não vejo necessidade de baixar a temperatura taoo rápido, comentei mas para dizer cara.... é tenso botar um fermentador/bombona de 60l cheio na geladeira(sozinho haja braço) ou seja la aonde for, alias no freezer deitado acho que não caberia, fora o custo geladeira costuma ser bem mais barato e gastar menos luz. Tenho uma re28, ja cheguei a -2°c com ela nao foi mais porque nao quis.
 
Boa noite! Amigo, há um post fixo só sobre tamanhos de geladeiras-frezzers.
Bem, eu comprei horizontais, desses de dupla função que funcionam como geladeira ou freezer.
Meus baldes são de 20 litros. É realmente mais complicado de se colocar e tirar os fermentadores, mas tem que conferir se não seria o tamanho e o peso do fermentadores a questão.
Fui ajudar um brother numa brassagem. Ele fermenta 50 litros em uma geladeira. Cara, duvido que ele conseguiria sozinho colocar aquele trambolho na geladeira..srsrrsrs

Colocar um fermentador de 50 litros sozinho na geladeira até dá, digo pq é o q eu faço aqui (suando, mas faço). Num freezer horizontal é suicídio! hahahahahahahahahahahaha
 
Boa noite! Amigo, há um post fixo só sobre tamanhos de geladeiras-frezzers.
Bem, eu comprei horizontais, desses de dupla função que funcionam como geladeira ou freezer.
Meus baldes são de 20 litros. É realmente mais complicado de se colocar e tirar os fermentadores, mas tem que conferir se não seria o tamanho e o peso do fermentadores a questão.
Fui ajudar um brother numa brassagem. Ele fermenta 50 litros em uma geladeira. Cara, duvido que ele conseguiria sozinho colocar aquele trambolho na geladeira..srsrrsrs

Eu uso um fermentador horizontal e de fato uso um fermentador de 50l. É complicado, mas é possível colocar ele dentro do freezer sozinho. Ou instalar uma roldana em cima do freezer, o que é bem conveniente.
 
Eu tenho um freezer de 500 e um de 350. A conta de luz pesa mais que a geladeira. Por outro lado, eu fermento até 180L no freezer de 500 (3 bombonas de 50l+1bombona de 30l).

A vantagem é que a temperatura cai muito mais rápido e eu tinha dificuldade em chegar a menos de 3ºC na minha geladeira. No freezer isso é fácil até demais.

Ainda existe uma possibilidade de colocar uma madeira para aumentar a altura do freezer e colocar duas bombonas de 30, uma em cima da outra. Não trocaria o meu freezer por uma geladeira, mas faço 120L por brassagem.
 
Troquei minha geladeira por um freezer recentemente, e digo que freezer é muito melhor por dois motivos.

1. A temperatura baixa muito mais rápido do que uma geladeira.
2. O custo energético é muito menor. Embora isso contrarie a maioria das opiniões vou explicar o pq.

Antes a geladeira levava para sair de 22°C para 2,5°C umas 36 horas... E nesse período o motor da geladeira funcionava quase que ininterruptamente, e mesmo depois de chegar na temperatura de 2,5°C (que era o mínimo que chegava com a geladeira no modo econômico) para manter essa temperatura o motor funcionava muito. Ligava a cada 30m +/- e funcionava por uns 10m até desligar novamente... Ou seja, o motor funcionava 8h/dia.

Hoje com o freezer faço a clarificação a -0,5°C leva 5h para cair para -0,3°C e o TIC ligar o motor do freezer novamente. Ou seja, são 5 horas para cair apenas 0,2°C... O isolamento térmico do freezer é infinitamente melhor.
Daí o motor funciona por mais 50m para retornar a -0,5°C... O motor, portanto, funciona 3h20m/dia...

Geladeira: 150w*8h= 1200w/dia
Freezer: 240*3h20m = 792w/dia
50% de economia além da temperatura mais eficiente para clarificação.

Mas não há dúvidas que você tem que adequar o freezer à sua produção. Se você produz 60L será complicado colocar tudo para fermentar em uma única bombona. Seria o caso de dividir em 3 baldes de 20L.
 
Last edited:
Eu levaria em conta basicamente o espaço. Se for fácil colocar um freezer horizontal, manda ver. Caso o espaço seja melhor aproveitado na vertical, vá de geladeira, pois freezers verticais costumam ter limitações com algumas pratileiras fixas onde passa o gás.
 
Eu uso um fermentador horizontal e de fato uso um fermentador de 50l. É complicado, mas é possível colocar ele dentro do freezer sozinho. Ou instalar uma roldana em cima do freezer, o que é bem conveniente.
Cara, vc não acredita... ontem e hj fiquei por algumas horas justamente pesquisando e planejando roldanas em cima do freezer, ou até mesmo em algum lugar na cozinha que eu possa levar o freezer já que ele tem rodinhas. Se vc tiver algum projeto aí, depois, ou na seção de "faça você mesmo" mostra pra gente, por favor.
 
Eu tenho um freezer de 500 e um de 350. A conta de luz pesa mais que a geladeira. Por outro lado, eu fermento até 180L no freezer de 500 (3 bombonas de 50l+1bombona de 30l).

A vantagem é que a temperatura cai muito mais rápido e eu tinha dificuldade em chegar a menos de 3ºC na minha geladeira. No freezer isso é fácil até demais.

Ainda existe uma possibilidade de colocar uma madeira para aumentar a altura do freezer e colocar duas bombonas de 30, uma em cima da outra. Não trocaria o meu freezer por uma geladeira, mas faço 120L por brassagem.

Essa vantagem não é apenas uma questão de tempo e economia;. Melhora o cold crash, ou seja a clarificação da cerva.
O cuidado que tem que ter no freezer é para não congelar a cerveja, mesmo que parcialmente. Costumo inicialmente mandar para 3º₢ esperar a inércia térmica "agir" e depois que mando para 0º₢
Para mim é meio claro que a manutenção da temperatura é muito melhor em um horizontal pois o ar frio tende a descer.
Porta de geladeira parece também dar muito mais problema, tanto de vedação, quanto de manutenção propriamente dita.
Isso sem falar na limpeza que é muito mais tranquila; no espaço, quando vago, para guardar garrafas, inclusive dentro dos próprios engradados...
Até para fazer gelo de véspera antes da brassagem para colocar no esquema de pré-chiler o freezer é excelente.
 
isolamento térmico do freezer é infinitamente melhor.
Fiquei sem luz uma vez aqui em casa (moro na roça) por mais de 36 horas. Mesmo na primária, tá certo que era no inverno, claro que não abri o freezer, mas a temperatura elevou apenas 1,5ºC Nesta faixa de temperatura 15-22 ela suporta bem demais eventuais quedas de energia.
 
Last edited:
Eu tenho um freezer de 500 e um de 350. A conta de luz pesa mais que a geladeira. Por outro lado, eu fermento até 180L no freezer de 500 (3 bombonas de 50l+1bombona de 30l).

A vantagem é que a temperatura cai muito mais rápido e eu tinha dificuldade em chegar a menos de 3ºC na minha geladeira. No freezer isso é fácil até demais.

Ainda existe uma possibilidade de colocar uma madeira para aumentar a altura do freezer e colocar duas bombonas de 30, uma em cima da outra. Não trocaria o meu freezer por uma geladeira, mas faço 120L por brassagem.


Quando eu usava bombona de 60 lirtos e freezer, colocava ela vazia no freezer e depois enchia. Para tirar eu fazia uma "forcinha" só para colocar a bombona em cima do degrau e começava a tirar com autosifão, quando parava de descer ele já estava bem leve, aí dava para levantar mais, colocar em cima do freezer e terminar de transferir.
 
Quando eu usava bombona de 60 lirtos e freezer, colocava ela vazia no freezer e depois enchia. Para tirar eu fazia uma "forcinha" só para colocar a bombona em cima do degrau e começava a tirar com autosifão, quando parava de descer ele já estava bem leve, aí dava para levantar mais, colocar em cima do freezer e terminar de transferir.
Pra mim é impossível kkk

Eu brasso na cozinha ou área e armazeno na segunda sala. Coisa de 20m em linha reta. Mas tenho carrinho pra levar ela até lá e felizmente ainda consigo levantar esse peso.

Por outro lado vendi os barris de 50l por motivo parecido...
 
Pra mim é impossível kkk

Eu brasso na cozinha ou área e armazeno na segunda sala. Coisa de 20m em linha reta. Mas tenho carrinho pra levar ela até lá e felizmente ainda consigo levantar esse peso.

Por outro lado vendi os barris de 50l por motivo parecido...

Então, mas eu usava baldes de 20 litros pra encher a bombona de 60. Instalava a bombona no freezer horizontal e ia virando os baldes de 20 até encher... bom que já fazia a oxigenação.... hehehe
 
Troquei minha geladeira por um freezer recentemente, e digo que freezer é muito melhor por dois motivos.

1. A temperatura baixa muito mais rápido do que uma geladeira.
2. O custo energético é muito menor. Embora isso contrarie a maioria das opiniões vou explicar o pq.

Antes a geladeira levava para sair de 22°C para 2,5°C umas 36 horas... E nesse período o motor da geladeira funcionava quase que ininterruptamente, e mesmo depois de chegar na temperatura de 2,5°C (que era o mínimo que chegava com a geladeira no modo econômico) para manter essa temperatura o motor funcionava muito. Ligava a cada 30m +/- e funcionava por uns 10m até desligar novamente... Ou seja, o motor funcionava 8h/dia.

Hoje com o freezer faço a clarificação a -0,5°C leva 5h para cair para -0,3°C e o TIC ligar o motor do freezer novamente. Ou seja, são 5 horas para cair apenas 0,2°C... O isolamento térmico do freezer é infinitamente melhor.
Daí o motor funciona por mais 50m para retornar a -0,5°C... O motor, portanto, funciona 3h20m/dia...

Geladeira: 150w*8h= 1200w/dia
Freezer: 240*3h20m = 792w/dia
50% de economia além da temperatura mais eficiente para clarificação.

Mas não há dúvidas que você tem que adequar o freezer à sua produção. Se você produz 60L será complicado colocar tudo para fermentar em uma única bombona. Seria o caso de dividir em 3 baldes de 20L.

Não tinha pensando nessa parte, a dúvida estava grande, mas creio que me decidi, vejo só um problema no freezer após esse tópico, a dificuldade em levantar a temperatura, quando for necessário, assim sendo necessário instalar uma lâmpada interna. Mas é o de menos apesar de tudo, com essa economia de energia fica mais fácil, pelo espaço interno, os freezers ganham ampla vantagem.
 
Eu levaria em conta basicamente o espaço. Se for fácil colocar um freezer horizontal, manda ver. Caso o espaço seja melhor aproveitado na vertical, vá de geladeira, pois freezers verticais costumam ter limitações com algumas pratileiras fixas onde passa o gás.
A dificuldade é em achar essas medidas, falando com os vendedores estes passam as litragens delas porém nada de passar as medidas internas para conferir se bate com meus fermentadores de 20l.
 
Cara, vc não acredita... ontem e hj fiquei por algumas horas justamente pesquisando e planejando roldanas em cima do freezer, ou até mesmo em algum lugar na cozinha que eu possa levar o freezer já que ele tem rodinhas. Se vc tiver algum projeto aí, depois, ou na seção de "faça você mesmo" mostra pra gente, por favor.
Aqui eu digo intercedo e lhe ajudo, creio que melhor é você colocar o popular moitão, um sistema de polia mais simples, porém dependendo se for 2 duplos, tu reduz até uns 70% do peso.
 
A dificuldade é em achar essas medidas, falando com os vendedores estes passam as litragens delas porém nada de passar as medidas internas para conferir se bate com meus fermentadores de 20l.
 

Attachments

  • eletrolux H500com duas bombonas de 20l empilhdas ao lado de um balde jaguar 2o litros. .jpg
    eletrolux H500com duas bombonas de 20l empilhdas ao lado de um balde jaguar 2o litros. .jpg
    34.4 KB · Views: 21
  • Altura até a divisão das portas. Eletrolux H500 .jpg
    Altura até a divisão das portas. Eletrolux H500 .jpg
    20.5 KB · Views: 20
  • visão interna total comprimento. Eletrolux H500.jpg
    visão interna total comprimento. Eletrolux H500.jpg
    36 KB · Views: 20
@DouglasLuiz , foi mal... não consegui colocar em um só post... veja se ajuda: eletrolux H500.
 

Attachments

  • visão interna altura com balde de 20 litros e duas bombonas de 20 empilhadas. Eletrolux H500.jpg
    visão interna altura com balde de 20 litros e duas bombonas de 20 empilhadas. Eletrolux H500.jpg
    30.6 KB · Views: 10
  • visão interna com balde de 20 litros. Eletrolux H500..jpg
    visão interna com balde de 20 litros. Eletrolux H500..jpg
    33.2 KB · Views: 9
  • largura aproximada, fechado, até a pega da porta..jpg
    largura aproximada, fechado, até a pega da porta..jpg
    17.2 KB · Views: 14
  • visão interna eletrolux H500. bombonas e balde de 20litros.jpg
    visão interna eletrolux H500. bombonas e balde de 20litros.jpg
    74.1 KB · Views: 15
  • visão da altura interna com 3 bombonas de 20 litros. Eletrolux H500..jpg
    visão da altura interna com 3 bombonas de 20 litros. Eletrolux H500..jpg
    33.2 KB · Views: 17
  • Detalhe comprimento externo eletrolux H500.jpg
    Detalhe comprimento externo eletrolux H500.jpg
    17.1 KB · Views: 8
  • Detalhe largura "degrau" do motor. Eletrolux H500 .jpg
    Detalhe largura "degrau" do motor. Eletrolux H500 .jpg
    56 KB · Views: 11
  • comprimento aproximado interno do freezer visto de cima do "degrau" do motor. Eletrolux H500.jpg
    comprimento aproximado interno do freezer visto de cima do "degrau" do motor. Eletrolux H500.jpg
    37.1 KB · Views: 8

Latest posts

Back
Top