Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
no display quando liga aparece o ip na rede que eu conectei.... depois aparece que conectou a rede, pois aparece as barras do sinal wifi e aparece a temperatura atual e a alvo. Porém no Blynk não aparece nada de marcação de temperatura, e aparece como "wasn't online yet"

Olhei para seu token no print da tela que vc me enviou antes e estão faltando dígitos, os 3 últimos.
 
eu desconfiei disso tbm, dai gravei de novo, mas é que não aparece tudo na tela, mas coloquei pro lado e está lá, porém não aparece tudo no campo

Amanhã tento simular Aki para tentar entender o que pode estar ocorrendo na sua conexão. Aparentemente sua configuração está ok.
 
Amanhã tento simular Aki para tentar entender o que pode estar ocorrendo na sua conexão. Aparentemente sua configuração está ok.
uma coisa que notei foi o seguinte, eu troquei a temperatura alvo no Blynk e depois eu gravei novamente no esp, e no controlador no display aparece a mesma temp alvo que troquei no blynk ... mas dai se tento alterar no blynk e não gravar no esp ela não altera, mesmo reiniciando o esp ..... só troca quando eu gravo no esp.....
não sei se expliquei corretamente ...
 
uma coisa que notei foi o seguinte, eu troquei a temperatura alvo no Blynk e depois eu gravei novamente no esp, e no controlador no display aparece a mesma temp alvo que troquei no blynk ... mas dai se tento alterar no blynk e não gravar no esp ela não altera, mesmo reiniciando o esp ..... só troca quando eu gravo no esp.....
não sei se expliquei corretamente ...
Essa parte que troca a temperatura alvo esquece .... viajei aqui não troca não ....
Está a mesma temperatura alvo da versão antiga ainda
 
Atualização - Versão 4.4 .1

-
Alterada porta de comunicação do hardware de 8080 para 8442

Por padrão o servidor do Blynk usa a porta 8080 para a comunicação com os dispositivos. Despois de testes realizados constatei que meu provedor de serviços de internet (VIVO Fibra) bloqueia a comunicação com a porta 8080 para entrada de dados, impossibilitando que os dispositivos se conectem ao nosso servidor local.

https://drive.google.com/file/d/1X4G-QHJbwHOgkoioXnf02ovq57W3ofdN/view?usp=sharing
Agradeço ao @Tiago Einsfeld por colaborar com os testes.
Quem estiver usando a versão 4.4 e for usar servidor local atualize para a versão 4.4.1

Abraço.
 
Last edited:
Atualização - Versão 4.4 .1

-
Alterada porta de comunicação do hardware de 8080 para 8442

Por padrão o servidor do Blynk usa a porta 8080 para a comunicação com os dispositivos. Despois de testes realizados constatei que meu provedor de serviços de internet (VIVO Fibra) bloqueia a comunicação com a porta 8080 para entrada de dados, impossibilitando que os dispositivos se conectem ao nosso servidor local.

https://drive.google.com/file/d/1J-dNZIVVOHLAAmG3zcQtk99eFkzX3Baz/view?usp=sharing
Agradeço ao @Tiago Einsfeld por colaborar com os testes.
Quem estiver usando a versão 4.4 e for usar servidor local atualize para a versão 4.4.1

Abraço.
obrigado Helton .... chegando em casa já vou testar ....
 
Atualização - Versão 4.4 .1

-
Alterada porta de comunicação do hardware de 8080 para 8442

Por padrão o servidor do Blynk usa a porta 8080 para a comunicação com os dispositivos. Despois de testes realizados constatei que meu provedor de serviços de internet (VIVO Fibra) bloqueia a comunicação com a porta 8080 para entrada de dados, impossibilitando que os dispositivos se conectem ao nosso servidor local.

https://drive.google.com/file/d/1X4G-QHJbwHOgkoioXnf02ovq57W3ofdN/view?usp=sharing
Agradeço ao @Tiago Einsfeld por colaborar com os testes.
Quem estiver usando a versão 4.4 e for usar servidor local atualize para a versão 4.4.1

Abraço.
Oi Helton,

Poderia verificar o link do arquivo, tá dizendo que o arquivo tá na lixeira do proprietário.

Abs
 
Se na versão anterior ele estava rodando, deve rodar tbm na 4.4. Vc atualizou via OTA ou com cabo? Já experimentou tirar da tomada e religar?
Helton, agora tudo certo, ontem não conectava com o blynk de jeito nenhum, hoje vi que postou a atualização 4.4.1, foi de primeira, valeu pela ajuda, como funciona o esquema de financiamento coletivo? São créditos mensais? Tem meta de valor para contribuir?
Outra dúvida, tem como acessar os dados de temperatura pelo navegador?
 
Helton, agora tudo certo, ontem não conectava com o blynk de jeito nenhum, hoje vi que postou a atualização 4.4.1, foi de primeira, valeu pela ajuda, como funciona o esquema de financiamento coletivo? São créditos mensais? Tem meta de valor para contribuir?

Legal que funcionou pra vc. Quanto ao financiamento coletivo, deixei em aberto, é sem meta. Criei com créditos mensais para manutenção do servidor, para custos com energia elétrica basicamente, os custos com equipamento eu banquei porque vou usar, independente de disponibilizar ou não para a galera. Claro que a ajuda tbm financiará componentes para novos projetos que tenho em mente. Atualmente estou mantendo o servidor em casa mesmo, tenho fibra 300Mbps e o sistema está suportado por nobreak. A ideia é que se tiver apoiadores possamos migrar para uma cloud. Tenho varios projetos para compartihar e vamos usar bastante esse servidor. 😃
 
Atualização - Versão 4.4 .1

-
Alterada porta de comunicação do hardware de 8080 para 8442

Por padrão o servidor do Blynk usa a porta 8080 para a comunicação com os dispositivos. Despois de testes realizados constatei que meu provedor de serviços de internet (VIVO Fibra) bloqueia a comunicação com a porta 8080 para entrada de dados, impossibilitando que os dispositivos se conectem ao nosso servidor local.

https://drive.google.com/file/d/1X4G-QHJbwHOgkoioXnf02ovq57W3ofdN/view?usp=sharing
Agradeço ao @Tiago Einsfeld por colaborar com os testes.
Quem estiver usando a versão 4.4 e for usar servidor local atualize para a versão 4.4.1

Abraço.
agora sim
obrigado Helton.
 
Olá Helton, estou inscrito em seu canal e como cervejeiro caseiro acho seus projetos top demais! Talvez você já tenha respondido várias vezes, mas minha dúvida é a seguinte: quero utilizar somente 1 sensor com display. Pelo que entendi tenho que utilizar a versão de software a partir da 4.0, correto? Se utilizar a versão 1 o display não funciona? Se utilizar a última versão (4.4.1) com somente 1 sensor automaticamente 1 relé, é problema?
 
Olá Helton, estou inscrito em seu canal e como cervejeiro caseiro acho seus projetos top demais! Talvez você já tenha respondido várias vezes, mas minha dúvida é a seguinte: quero utilizar somente 1 sensor com display. Pelo que entendi tenho que utilizar a versão de software a partir da 4.0, correto? Se utilizar a versão 1 o display não funciona? Se utilizar a última versão (4.4.1) com somente 1 sensor automaticamente 1 relé, é problema?

Opa, vlw amigo! Pode montar com um sensor, um rele e display tranquilamente. Sempre use a ultima versão do firmware. O app para o celular na versão mais simples vc pode importar com o código QR abaixo. Qualquer dúvida deixa um comentário ahi. Abraço!

OneSensor.jpeg
 
Ohhh amigo, grato pelo feedback.
Boa noite Helton
Estou fazendo os testes aqui e me surgiu uma dúvida sobre o “tempo máximo ligado”...
A temperatura estava em 15 graus, e coloquei a alvo em 14, histerese de 0,1.... e coloquei o tempo máximo ligado em 5 minutos apenas...
mas acontece que já está a mais de 10 minutos ligado o compressor ...
então gostaria de saber como funciona esse tempo máximo ligado ...
 
Boa noite Helton
Estou fazendo os testes aqui e me surgiu uma dúvida sobre o “tempo máximo ligado”...
A temperatura estava em 15 graus, e coloquei a alvo em 14, histerese de 0,1.... e coloquei o tempo máximo ligado em 5 minutos apenas...
mas acontece que já está a mais de 10 minutos ligado o compressor ...
então gostaria de saber como funciona esse tempo máximo ligado ...

O tempo maximo é exatamente isso que vc esperava, mas ela só trabalha em conjunto com o tempo de descanso. Então se vc define o tempo maximo ligado de 5 min e um descanso de 5 minutos ela ira trabalhar 5 e descansar 5. Porém, se o seu descanso estiver em 0 ao final do ciclo maximo de 5 min. ele iniciara imediatamente mais 5.

Abraço.
 
O tempo maximo é exatamente isso que vc esperava, mas ela só trabalha em conjunto com o tempo de descanso. Então se vc define o tempo maximo ligado de 5 min e um descanso de 5 minutos ela ira trabalhar 5 e descansar 5. Porém, se o seu descanso estiver em 0 ao final do ciclo maximo de 5 min. ele iniciara imediatamente mais 5.

Abraço.
Realmente o tempo de espera para religar estava em zero ...
Agora entendi ...
Outra coisa, esse tempo máximo funciona tanto refrigerar como aquecer, ou somente refrigerar ?
 
Realmente o tempo de espera para religar estava em zero ...
Agora entendi ...
Outra coisa, esse tempo máximo funciona tanto refrigerar como aquecer, ou somente refrigerar ?

Para ambos. Até pensei em colocar setup com tempos maximos diferentes para cada ciclo mas pra mim aki funcionou bem assim. Compartilha depois se atendeu ahi sua necessidade, qualquer coisa fazemos controles independentes.
 
Last edited:
Boa noite Helton, rapaz ainda não consegui ler os dados do ispindel na geladeira. Ele funciona no Brew father, na geladeira agora no setup aparece verde o led do ispindel mas não atualiza os dados, conforme as imagens! Será que estou fazendo algo errado na configuração?
 

Attachments

  • D47572E5-867B-4C9B-8A02-68C3793020DF.png
    D47572E5-867B-4C9B-8A02-68C3793020DF.png
    103.7 KB · Views: 31
  • A978B538-298A-4D4E-A20F-0EDC60D13608.png
    A978B538-298A-4D4E-A20F-0EDC60D13608.png
    85.9 KB · Views: 30
Boa noite Helton, rapaz ainda não consegui ler os dados do ispindel na geladeira. Ele funciona no Brew father, na geladeira agora no setup aparece verde o led do ispindel mas não atualiza os dados, conforme as imagens! Será que estou fazendo algo errado na configuração?

Para conectar o iSpindel vc precisa nas configuração do seu iSpindel informar que irá se conectar ao Blynk em seguida informe o mesmo token do projeto da geladeira no iSpindel e pra finalizar coloque o envio dos dados a cada 60 segundos. No aplicativo na aba "receita" informe o tilt do iSpindel dele mergulhado na agua e depois o tilt dele + a OG do seu mosto. Qualquer coisa chama ahi. Vlw
 
Para conectar o iSpindel vc precisa nas configuração do seu iSpindel informar que irá se conectar ao Blynk em seguida informe o mesmo token do projeto da geladeira no iSpindel e pra finalizar coloque o envio dos dados a cada 60 segundos. No aplicativo na aba "receita" informe o tilt do iSpindel dele mergulhado na agua e depois o tilt dele + a OG do seu mosto. Qualquer coisa chama ahi. Vlw
Valeu Helton, eu tentei de tudo, consegui descobrir o problema mas não sei solucionar.
Como eu conectei o Blynk no servidor app.cerveja.info ele não se comunica, fiz pelo servidor do blynk e deu certo!
Pra usar o ispindel no servidor app.cerveja.info tem que fazer alguma configuração adicional?
 
Valeu Helton, eu tentei de tudo, consegui descobrir o problema mas não sei solucionar.
Como eu conectei o Blynk no servidor app.cerveja.info ele não se comunica, fiz pelo servidor do blynk e deu certo!
Pra usar o ispindel no servidor app.cerveja.info tem que fazer alguma configuração adicional?
Ahh amigo, matou a charada, não tinha me ligado que vc estava usando o outro servidor. Te envio um update pra vc rodar no seu iSpindel. Se preferir pode tbm migrar o controlador da geladeira para o servidor do Blynk, se não quiser alterar o firmware do seu iSpindel. Assim que estiver em casa subo o update do firmware pra vc no PV. Vlw
 
Ahh amigo, matou a charada, não tinha me ligado que vc estava usando o outro servidor. Te envio um update pra vc rodar no seu iSpindel. Se preferir pode tbm migrar o controlador da geladeira para o servidor do Blynk, se não quiser alterar o firmware do seu iSpindel. Assim que estiver em casa subo o update do firmware pra vc no PV. Vlw
Valeu Helton, rapaz foi um parto fazer esse ispindel acho que num vou mexer nele não ein, hehehehe.
Eu vi num post anterior vc falar que necessitaria de 16.000 de energia no blynk para o sistema completo, é isso mesmo?
 
Ahh amigo, matou a charada, não tinha me ligado que vc estava usando o outro servidor. Te envio um update pra vc rodar no seu iSpindel. Se preferir pode tbm migrar o controlador da geladeira para o servidor do Blynk, se não quiser alterar o firmware do seu iSpindel. Assim que estiver em casa subo o update do firmware pra vc no PV. Vlw
Outra Duvida Helton, para leitura correta no aplicativo da Geladeira, é melhor estar calibrado em SG ou em Palto?
Pergunto isso pois no brewfather ele pede para estar calibrado em plato.
 
Valeu Helton, rapaz foi um parto fazer esse ispindel acho que num vou mexer nele não ein, hehehehe.
Eu vi num post anterior vc falar que necessitaria de 16.000 de energia no blynk para o sistema completo, é isso mesmo?

Isso mesmo algo em torno de 16.000 de energia.
 
Outra Duvida Helton, para leitura correta no aplicativo da Geladeira, é melhor estar calibrado em SG ou em Palto?
Pergunto isso pois no brewfather ele pede para estar calibrado em plato.

Ahi que está a magica do negócio vc não precisa definir nada no iSpindel quanto a calibração, o controlador da Geladeira somente coleta o tilt, temperatura e bateria do iSpindel. Para usar vc vai na aba RECEITA do app e coloca duas leituras do iSpindel o Tilt dele na agua e o Tilt dele no seu mosto pronto e a OG do mosto, pronto está calibrado.
 
Olá, Helton. Fantástico o seu projeto, já estou levantando o material para tentar fazer um também, apesar de não entender quase nada de eletrônica. Comprei até uma geladeira igual a sua.

Vendo seus vídeos e os esquemas que você postou, acho que consegui entender como fazer quase tudo. Fiquei só com umas dúvidas bem simples:
- Como se faz a emenda dos sensores com o cabo cat5e?
- Como você levou a energia para o cooler? É apenas uma extensão longa que vai junto pelo tubo de escoamento?

Muito legal você ter compartilhado esse projeto, além da incrível disposição para tirar as dúvidas de todos!
 
Olá, Helton. Fantástico o seu projeto, já estou levantando o material para tentar fazer um também, apesar de não entender quase nada de eletrônica. Comprei até uma geladeira igual a sua.

Vendo seus vídeos e os esquemas que você postou, acho que consegui entender como fazer quase tudo. Fiquei só com umas dúvidas bem simples:
- Como se faz a emenda dos sensores com o cabo cat5e?
- Como você levou a energia para o cooler? É apenas uma extensão longa que vai junto pelo tubo de escoamento?

Muito legal você ter compartilhado esse projeto, além da incrível disposição para tirar as dúvidas de todos!

Olá amigo, fico feliz que tenha gostado do projeto. Caso tenha dificuldade com a montagem será realmente um prazer ajudar, já tem uma galera experiente ahi tbm que já está usando e pode dar uma força. hehe

- Como se faz a emenda dos sensores com o cabo cat5e?
Os sensores usam três fios, sendo um positivo, outro negativo e o cabo de dados. Cada sensor tem um endereço diferente, então são ligados todos em paralelo. Assim uso somente 3 vias do cabo cat5e.

- Como você levou a energia para o cooler? É apenas uma extensão longa que vai junto pelo tubo de escoamento?
Usei um cabo paralelo de 1mm, passo junto com o cabo utp no tubo de escoamento, no mesmo tupo passo tbm o tubo de CO2.

Para o próximo update onde uso a mesma geladeira para controlar um banco de aguá fria para fermentar do lado de fora com serpentina no fermentador tive que fazer dois furos, fiz na parte de trás é bem tranquilo pois é de isopor a parte traseira.

Abraço!!
 
Ahi que está a magica do negócio vc não precisa definir nada no iSpindel quanto a calibração, o controlador da Geladeira somente coleta o tilt, temperatura e bateria do iSpindel. Para usar vc vai na aba RECEITA do app e coloca duas leituras do iSpindel o Tilt dele na agua e o Tilt dele no seu mosto pronto e a OG do mosto, pronto está calibrado.
Legal, rapaz me matei pra conseguir calibrar se soubesse disso. hehehe
Mas vc chegou a testar numa fermentação?
Porque teoricamente, vc esta entrando com duas variáveis apenas, eu percebi calibrando ele que a curvatura não é simétrica, quanto mais denso fica o meio menos ele começa a curvar, então teoricamente quando medir a diferença entre a 1.000 e 1.044, por exemplo, vc assumi que os x grau de curvatura dessa diferença diminuirão simetricamente, ou vc colocou alguma formula interna de correção?
 
No app do BF clique em Configurações e ative o Stream Personalizado copie somente o código depois do =

Veja na imagem abaixo.

View attachment 124606
Boa tarde Helton, em relação ao brewfather, esse código que copiamos cola no programa blink ou no firmware?
Eu colei nos dois, mas no brewfather não aparece a geladeira!
Tem algo mais a fazer?
Poderia passar os passos detalhados dessa conexão?
 
Back
Top