Fundo Falso na Fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gevaudan1

Well-Known Member
Joined
Jun 7, 2014
Messages
80
Reaction score
21
Pessoal, voltei a montar meu equipamento BIAB elétrico e ainda estou tentando resolver o problema do bag encostar na resistência. Uma possibilidade é usar um fundo falso para impedir este contato, mas não quero complicar o processo removendo-o após a mostura. Portanto, gostaria de saber o seguinte:

Se eu deixar o fundo falso na panela durante o whirpool irei prejudicar a formação do cone de trub?
Ou, se o cone se formar não irá bagunçá-lo durante a trasfega enviando trub para o fermentador?

Sei que posso fazer um cesto de grãos, mas quero tentar economizar.
E quero um esquema assim pra poder fazer rampas quando mosturar cervejas com muitos grãos não maltados ou quando quiser fazer mashout (se der na telha).
 
Eu não entendi... O problema é a resistência encostar no bag. Mas na fervura você não tira o bag com os grãos? Então em que a resistência está encostando?
Ou se refere à mostura?
 
O problema é o bag encostar na resistência durante a mosturação. Para solucionar isso, ele pretende colocar um fundo falso (e apoiar o bag no fundo falso).

Ele tira o bag e vai para a fervura, mas não tem como tirar o fundo falso.

Eu acho que sim, atrapalha a formação do cone de trub.
 
O problema é o bag encostar na resistência durante a mosturação. Para solucionar isso, ele pretende colocar um fundo falso (e apoiar o bag no fundo falso).

Ele tira o bag e vai para a fervura, mas não tem como tirar o fundo falso.

Eu acho que sim, atrapalha a formação do cone de trub.
 
Desculpem, me esqueci que no BIAB é só uma panela.
 
Last edited:
O problema é o bag encostar na resistência durante a mosturação. Para solucionar isso, ele pretende colocar um fundo falso (e apoiar o bag no fundo falso).

Ele tira o bag e vai para a fervura, mas não tem como tirar o fundo falso.

Eu acho que sim, atrapalha a formação do cone de trub.
Exatamente! Esse é o meu problema.
Estou tentando orçar um fundo falso feito com aquela tela moeda, tipo grelha pra churrasco. Como os furos são grandes, talvez minimize o problema com o trub.
E também estou pensando em comprar aqueles cestos de inox e partir pra um Brew in a Basket.
 
Eu uso desta forma, BIAB com fundo falso.
Pra remover o fundo falso, amarrei um cordão de barbante passando em dois buracos do fundo. Prendo o cordão na alça da panela durante a mostura. Só puxar e pronto.
 
Back
Top