Força do stir plate

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Estou improvisando um stir plate para começar a fazer starter e reaproveitar leveduras e fiquei com uma duvida.

Os stir plates caseiros que eu costumo ver videos, o vórtex vai até no peixinho, e sai espalhando bolhas pela água toda. Mas também li em algum lugar que ele não pode ser muito forte, senão acaba matando as leveduras.

Enfim, o que eu quero saber de quem tem experiencia com o equipamento, é se a força do que eu estou testando está boa, ou se está muito fraca (vejam o video abaixo). Esse é um erlenmeyer de 2L, com 1,6L de agua dentro.

 
Eu acho que ta bom. O importante é garantir que nao acumule levedura nos cantos. Só testando com o starter, mesmo. O liquido vai ficar bem mais denso.
 
Estou improvisando um stir plate para começar a fazer starter e reaproveitar leveduras e fiquei com uma duvida.

Os stir plates caseiros que eu costumo ver videos, o vórtex vai até no peixinho, e sai espalhando bolhas pela água toda. Mas também li em algum lugar que ele não pode ser muito forte, senão acaba matando as leveduras.

Enfim, o que eu quero saber de quem tem experiencia com o equipamento, é se a força do que eu estou testando está boa, ou se está muito fraca (vejam o video abaixo). Esse é um erlenmeyer de 2L, com 1,6L de agua dentro.



Comprou o peixinho no ML? Ou pediu da China?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Quanto mais forte o vortex maior será o crescimento da levedura, pois o crescimento da levedura se beneficia com aumento da quantidade de oxigênio. Aqui tem um experimento do Braukaiser justamente testando várias velocidades de agitação:

http://braukaiser.com/blog/blog/2013/03/25/stir-speed-and-yeast-growth/

Eu também pensava assim. Ontem, em uma aula do SENAI, me disseram o contrário. O vortex tem que ser mais lento de acordo com eles.
Em experimentos, entretanto, vi o contrário:
http://braukaiser.com/blog/blog/2013/03/25/stir-speed-and-yeast-growth/

Nesse experimento acima, quanto mais rápido, maior o crescimento das leveduras.
 
Last edited:
Mas será que tem uma velocidade máxima, que acima disso mata as leveduras?

Eu refiz o meu stir plate e agora ele ta beem potente hahaha, só q eu não to afim de fazer sistema de controle de velocidade. Será que assim tem algum problema? Se eu fizer starter de 1L fica bem sinistro! olhem os videos abaixo
Com 1,6L de água:


Com 1L de água:
 
Mas será que tem uma velocidade máxima, que acima disso mata as leveduras?

Eu refiz o meu stir plate e agora ele ta beem potente hahaha, só q eu não to afim de fazer sistema de controle de velocidade. Será que assim tem algum problema? Se eu fizer starter de 1L fica bem sinistro! olhem os videos abaixo
Com 1,6L de água:


Com 1L de água:


Existe uma velocidade ótima para o crescimento. Quanto maior a velocidade, maior a transferência de massa do oxigênio do ar para o oxigênio dissolvido no líquido. Entretanto, com uma maior agitação da água, aumenta a força de cisalhamento, o que pode vir a lisar as células. Então, muito cuidado com a formação de um vórtex vigoroso.

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 

Latest posts

Back
Top