Fogão a lenha - Isolante térmico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaelrick

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
265
Reaction score
43
Pessoal, estou prestes a construir um fogão a lenha no meu apartamento.

Quero colocar em algumas área algum isolante térmico..

Alguém sabe indicar algum? Que seja incombustível e que suporte (essa temperatura também é uma dúvida) uns 400ºC? E quanto menor a espessura, melhor..

Esse isolante ficaria protegido do fogo.. por trás de uma das alvenarias do fogão..

Quero ter um cooktop próximo a essa alvenaria.. então não quero correr risco nenhum de estragar o cooktop.. hehe..
 
Eu tenho um fogão a lenha da Ecofogão (www.ecofogao.com/). Eles tem um projeto interessante baseado no princípio do 'rocket stove', que possui uma câmara de combustão pequena, diminuindo o consumo de lenha e a produção de fumaça. Algo semelhante para vc que mora em apartamento pode ser importante, pois se não for cobertura, a fumaça pode incomodar o vizinho de cima. Ou independente de ser cobertura, o vizinho ao lado. Sobre o isolamento, desconheço qual poderia ser, mas tenho uma consideração: essa marca tem o exterior de concreto e o fabricante recomenda que seja feito revestimento (para evitar dissipação do calor, queimadura nos usuários e desgaste prematuro da estrutura do fogão). Creio que se você fizer o revestimento recomendado (no site tem o manual e várias fotos de clientes), pode por o cooktop tranquilamente, pois a temperatura na beirada do fogão após o acabamento não fica muito alta.
 
Back
Top