Filtrar cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rodvlopes

Active Member
Joined
Nov 20, 2013
Messages
41
Reaction score
4
Pessoal, estou pensando em comprar um filtro na intenção de deixar a cerveja um pouco mais clara e sem resíduos na garrafa. Queria saber de quem já filtrou, quais são as dificuldades e se vale a pena.

Não estou achando nenhum filtro nas lojas brasileiras (lamas e we consultoria). Alguém recomenda onde comprar um?

Abraço.
 
Em relação a filtrar ou não, eu particularmente acho que o charme da cerveja artesanal é justamente esta turbidez e tal.
O que muitos fazem é utilizar gelatina incolor para dar uma "filtrada" na cerveja.
 
Normalmente se utiliza no final da maturação, eu costumo fazer da seguinte forma:
Fervo aproximadamente 200ml de água, espero esfriar um pouco e adiciono 1 pacotinho de gelatina incolor/sem sabor e mexo. Espero esfriar até a temperatura ambiente e adiciono no maturador. Deixo de 3 a 7 dias a aproximadamente 0ºC.
Vale lembrar que todo cuidado e sanitização são bem-vindos nessa etapa.
 
Tem uma discussão sobre o uso de gelatina para clarificar a cerveja aqui no forum. Lá explica o processo. Segui o que eles recomendavam na última leva e tive um excelente resultado. É bem simples...
 
o Nicholas Bittencourt do blog Goronah está testando uma nova técnica de uso da gelatina. Fez a adição da gelatina juntamente com o priming e diz que funcionou muito bem.
 
E usando a técnica tradicional de filtragem, alguém teria alguma experiência para compartilhar?
 
Cara, ja li alguns posts de outros grupos que já fizeram. Pegaram um elemento filtrante de celulose (nao me lembro do tamanho dos poros) e fizaram a passagem de um post mix para outro com pressão de CO2, tendo esse filtro no meio.

Mas como não tem como fazer retrolavagem nem como sanitizar depois, o uso é unico. Então só vale a pena em quantidades maiores. E ai, claro, tem que carbonatar forçado. Particularmente não acho que vale o custo e o esforço.

Abraços
 
Filtragem só vale a pena se for em volumes MUITO grandes.

Como o André falou, vc precisa substituir a cada leva por um novo elemento filtrante pela dificuldade de lavagem.

Na morebeer vende o conjunto todo, mas custa uns 50 dólares os equipamentos e mais uns 5 dólares o elemento filtrante, mais o frete que pelo site mesmo dá uns 50 dólares a mais, totalizado em uns 100 dólares. Para filtrar a primeira vez, importando legalmente, vc gastaria por baixo uns 300 reais.

Nas demais filtragens, vc precisaria só do elemento filtrante, que daria os 5 dólares mais os 50 de frete, que chegaria em uns 200 reais com imposto.

Para os caseiros vejo que não vale muito a pena, a menos que vc tenha muito dinheiro para gastar. Para nós existem diversas soluções para deixar a cerveja bem transparente, com aspecto de filtrada, como a citada gelatina, maturação a baixa temperatura e no tempo adequado, etc...

Ah, o tamanho ideal dos poros é de 1-3 micra para filtrar o fermento, que acho que é o que vc quer.
 
Aproveitando o tópico...
Eu tenho uma dúvida quanto a filtragem com baixas temperaturas...

Bom, primeiro, como vai ficar por uma ou mais semanas em baixas temperaturas, partículas em suspensão tem a tendência de baixar para o fundo.

A minha dúvida é quanto ao fermento que está suspenso, se as particulas e células também irão para o fundo ?

Digo isso pois, se for engarrafar e fizer o priming com açucar, somente com o fermento remanescente no maturador, pode implicar na carbonatação pouca presença de espuma ?
 
A maturação a frio durante algumas semanas decantará muita coisa, mas ainda deixará bastante células de levedura em suspensão, o que não afetará a carbonatação não.

Somente por longos períodos, como 3 meses ou mais podem atrapalhar a refermentação na garrafa. Mas para isso, na hora do envase pode ser usado um pouco de nova levedura para a refermentação. Várias belgas fazem assim.
 
A maturação a frio durante algumas semanas decantará muita coisa, mas ainda deixará bastante células de levedura em suspensão, o que não afetará a carbonatação não.

Somente por longos períodos, como 3 meses ou mais podem atrapalhar a refermentação na garrafa. Mas para isso, na hora do envase pode ser usado um pouco de nova levedura para a refermentação. Várias belgas fazem assim.

Fiz uma ipa onde depois de 15 dias maturando a 5ºC fiz o priming nao carbonatou nada em 15 dias (temperatura ambiente 25º +-).
Tive que abrir e adicionar levedura. Aí carbonatou.
 
Muito interessante essa técnica de colocar a gelatina direto no priming, pretende experimentá-la em breve. Mais alguém já fez dessa forma?
 
Gente, não vou falar o que li nem teoria. Vou falar o que acabei de viver. Fiz uma Standard Bitter com beterraba, minha Pink. 1 semana a 0 graus e mais 4 dias com gelatina. Olha a foto (ruim mas dá pra perceber) https://www.facebook.com/groups/495510550511748/.
Ao vivo parece que coloquei corante rosa em uma skol, de tão limpida. E ainda consigo servir uma long neck inteira sem sujar, ou 2 copos de uma 600ml.

Ai me pergunta, quanto tempo levou pra carbonatar? Com 4 dias já estava carbonatada e com 6 dias não havia mais nenhum residual de açucar. Como? Não sei.

Me disseram que pode ser esse calor dos infernos tbm.
 

Attachments

  • 1779794_10201456000778300_672456083_n.jpg
    1779794_10201456000778300_672456083_n.jpg
    30.5 KB · Views: 412
Não estou achando nenhum filtro nas lojas brasileiras (lamas e we consultoria). Alguém recomenda onde comprar um?
Abraço.

O pessoal que faz vinho em pequena escala costuma usar filtros de celulose. Acredito que sejam bem mais baratos que os de terra (mas não tenho ideia de valores). Tenta dar uma olhada na Casa das Cantinas, em Bento Gonçalves: http://www.casadascantinas.com.br/

Se você tem boa compreensão do inglês, tem um poadcast sobre filtragem no Brew Strong (eu não ouvi): http://thebrewingnetwork.com/shows/516

Muito interessante essa técnica de colocar a gelatina direto no priming, pretende experimentá-la em breve. Mais alguém já fez dessa forma?

Adicionar clarificante durante a etapa de carbonatação é tradicional nas real ales inglesas. Não é gelatina que eles usam, mas a técnica é a mesma e tem funcionado há séculos.
 
Foi este tutorial de filtragem que me motivou a abrir esse tópico:
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=-lNRBDgkBEQ[/ame]

É um vídeo bem explicado sobre o processo. O filtro que ele está usando é facilmente encontrado nas lojas americanas (no Amazon inclusive).

Com relação aos clarificantes, especialmente falando da gelatina, qual a influência dela sobre o paladar, textura e aroma da cerveja final?
 
Com relação aos clarificantes, especialmente falando da gelatina, qual a influência dela sobre o paladar, textura e aroma da cerveja final?

Nenhuma, desde que não haja super dosagem (ideal é um pacotinho de 24g para 20 litros).
 
Back
Top