Filtragem muito lenta e entupimento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AlexCorsato

Well-Known Member
Joined
Feb 10, 2014
Messages
105
Reaction score
20
Pessoal, qual é o fator que mais contribui para que a filtragem seja extremamente lenta a não sair quase nada de mostro?

Grãos moídos demais ou sistema de filtragem??

Na minha opinião a falta de controle na moagem e falta de equipamento para tal deixam os grãos muito moídos e a farinha vira uma massa que entope tudo..
 
Grãos moídos demais + bazooka = entupimento ou filtragem bem lenta.

Quando eu usava bazooka,sempre tive cuidado em não moer demais os grãos, então só tive entupimento quando usei flocos de aveia e flocos de trigo,. Dps disso deixei a bazooka de lado.
Hoje uso fundo falso. Nunca tive problema com entupimento. Nem me preocupo demais com a moagem como fazia antes.
Fundo falso rules!

Valeu!
 
Eu tinha uma mini bazooka e depois resolvi fazer um fundo falso, pois tinha entupido.

Pensei em usar o dois, então a bazooka ficou por baixo, acho que isso piorou, mas o fato da moagem não ser boa foi mais determinante.
 
Uma pergunta bem básica: com a bazooka/fundo falso, tu abria a torneira ao máximo, já logo no começo da extração?

Isso foi um problema pra mim no começo, ficava frustrado de o porque do entupimento. Não sei como tu faz o teu sparge, mas fica atento pra não abrir a torneira com a vazão total logo de início, isso porque cria-se um fluxo muito grande que acaba sugando todas as partículas pelos orificios de filtragem, seja bazooka, fundo falso ou manifolds. Até que a cama de grãos fique completa e consistente (quando tu ver aquela massa compacta densa de grãos e a água encima), ai sim tu pode aumentar o fluxo.

Eu particularmente abro a torneira com a vazão total só quando estou com uns 70% da extração concluída ou mais. Depois que comecei a fazer isso, nunca mais tive sequer um entupimento, mesmo com brassagens que demandam grande quantidade de malte, como doppelbocks.
 
Back
Top