Fervura com resistência

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Saba

Well-Known Member
Joined
Jul 19, 2015
Messages
136
Reaction score
23
Olá pessoal,
Iniciei há pouco tempo meu aprendizado para realizar cerveja caseira e depois de muito estudo estou preparando os equipamentos. Decidi por iniciar com brassagens de 20L em panelas de alumínio. Porém estou com um problema grande: moro em apartamento em SP capital. A varanda é bem grande, mas verifiquei e existe uma legislação local que proíbe o uso de GLP em apartamentos, impossibilitando a instalação de um fogareiro.

Gostaria de dicas de alguma solução. Pensei em cooktop elétrico, mas não sei se a potência seria suficiente ou o custo muito alto. Outra solução que pesquisei foi o uso de resistência para mostura e fervura. Existe algum site com estas panelas preparadas (elétricas) para venda? Alguma maneira de produzi-las? Alguma outra solução?

Obrigado!
 
Cooktop eu diria que pra no máximo fazer levas de 10 litros. Acima disso, provavelmente não é suficiente para fervura.

Já panelas simples com resistências elétricas previamente instaladas, não acha.

Tu mesmo produzí-las é totalmente possível, mas precisa estudar o suficiente pra entender toda a questão da elétrica, bitola de fios, potência, corrente, tensão, etc. Ou seja, vai do teu esforço. Tem um tópico fixo na área de equipamentos falando sobre isso. Já leu?

Abraço,
 
Se eu tivesse na tua situação, faria sistema com resistências.

- Resistência é bem mais eficiente que fogo ou qualquer coisa que vá por baixo da panela, pois ela estará em contato direto com o líquido, e todo o calor que ela dissipar, irá para o líquido.
- é mais prático, não precisa ficar levando botijão de gás pra lá e pra cá. Sem contar que é mais fácil acabar o gás que cair a luz no meio do processo.
- se no futuro tu quiser fazer um sistema automatizado, resistência é o ideal (um controlador de temperatura pode ligar/desligar tua resistência e uma bomba para recirculação) de acordo com o que tu setar para a mostura. Eu já compraria agora uma bombinha alimentícia da China.
- pra um sistema mais básico, necessariamente tu vai precisar utilizar fundo falso, pois a resistência não pode tocar os grãos.

Mas, se tu vai fazer levas de 20 litros, tu consegue fazer no fogão de casa. Numa panela 36 (32,5 litros), tu provavelmente consegue usar 2 bocas do fogão, e com isso geralmente se consegue uma boa fervura. Eu faço assim. Se quiser, pode comprar um ebulidor de 2000 W pra ajudar a subir mais rápido a temperatura pra fervura
 
Olá pessoal,
Iniciei há pouco tempo meu aprendizado para realizar cerveja caseira e depois de muito estudo estou preparando os equipamentos. Decidi por iniciar com brassagens de 20L em panelas de alumínio. Porém estou com um problema grande: moro em apartamento em SP capital. A varanda é bem grande, mas verifiquei e existe uma legislação local que proíbe o uso de GLP em apartamentos, impossibilitando a instalação de um fogareiro.

Gostaria de dicas de alguma solução. Pensei em cooktop elétrico, mas não sei se a potência seria suficiente ou o custo muito alto. Outra solução que pesquisei foi o uso de resistência para mostura e fervura. Existe algum site com estas panelas preparadas (elétricas) para venda? Alguma maneira de produzi-las? Alguma outra solução?

Obrigado!

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403630
 
Olá pessoal,
Iniciei há pouco tempo meu aprendizado para realizar cerveja caseira e depois de muito estudo estou preparando os equipamentos. Decidi por iniciar com brassagens de 20L em panelas de alumínio. Porém estou com um problema grande: moro em apartamento em SP capital. A varanda é bem grande, mas verifiquei e existe uma legislação local que proíbe o uso de GLP em apartamentos, impossibilitando a instalação de um fogareiro.

Gostaria de dicas de alguma solução. Pensei em cooktop elétrico, mas não sei se a potência seria suficiente ou o custo muito alto. Outra solução que pesquisei foi o uso de resistência para mostura e fervura. Existe algum site com estas panelas preparadas (elétricas) para venda? Alguma maneira de produzi-las? Alguma outra solução?

Obrigado!

@saba dê uma verificada neste link, talvez é o que vc procura.
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404945
 
Pessoal,

Muito obrigado mesmo pelas mensagens! Realmente esse fórum me animou muito a continuar a ler e buscar soluções pra iniciar minhas brassagens.

@Guenther eu li os tópicos sobre resistências e estou empenhado em elaborar minha panela com fundo falso e resistência de baixa densidade em baixo. Encontrei empresas que elaboram as resistências conforme meu desenho e estou aprendendo os cálculos para o projeto elétrico. Minha maior dificuldade está sendo sobre o controle de temperatura (minha profissão é extremamente distante da engenharia). É obrigatório um termostato ou posso fazer o controle manual? Não encontro muito material para ler sobre automatização do controle térmico (termostato, relê, etc). Sabe de algum livro / artigo ou alguém que possa conversar mais a fundo sobre isso? Após ler seu tópico de mosturação na mesma panela do fundo falso fiquei mais seguro de fazer dessa maneira. Realmente aprendi que a resistência iria caramelizar o malte pois pequena quantidade ainda passa pelo fundo falso. Estou animado em saber que não queimarei as brassagens.

@tiefensee obrigado pelas dicas, eu realmente não consigo na cozinha (cooktop de vidro) e estou mais seguro de produzir uma panela com resistência e fundo falso e recirculação

@caiomt eu li esse tópico sobre panelas automáticas, mas pretendo iniciar com algo mais simples e "na unha" pra aprender mais as bases do processo

Obrigado novamente a todos!
 
Back
Top