Ferver 1 leva em 2 caldeirões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vfranzini

Member
Joined
Jan 17, 2017
Messages
13
Reaction score
2
Fala galera beleza? como a busca do forúm está bugada e eu não achei nada disso, resolvi criar o tópico!

Rola de ferver 1 leva em 2 caldeirões? tipo dividir 50/50 e fazer a fervura? e depois juntar tudo denovo no fermentador, pensando de forma leiga, não consegui encontrar nenhum problema nisso, a não ser gasto de gás/espaço dobrado, mas como produzir cerveja sempre envolve uns processos químicos muito doidos, não custa nada perguntar.
 
Sem problemas. No caso, seria fervura ao mesmo tempo, certo? caso faça separado (duas em sequencia), pode adicionar a levedura já na primeira leva e depois só completar o volume com a segunda.. a levedura já vai estar em lag-time se adaptando e a agilizando o processo pra fermentar

abraços
 
Sem problemas. No caso, seria fervura ao mesmo tempo, certo?
abraços


Sim a ideia é ao mesmo tempo, o que ocorre que queria fazer uma leva de 30 lt, porém o volume para fervura passará do meu caldeirão de 38 lt e então pensei em usar o caldeirão auxiliar para isso e assim não precisar diminuir a leva.

Aproveitando obrigado pela dica de usar o fermento na primeira leva, mais uma vez aprendi algo novo por aqui!
 
Eu também tenho pesquisado alternativas de aumentar o volume da minha produção sem necessariamente ter que mudar as panelas. Atualmente tenho um caldeirão no. 28 e um no. 30 para fazer levas de 10 litros e gostaria de, eventualmente, fazer levas de 20 litros, para uma festa ou confraternização com os amigos...

As duas opções mais comuns seriam:

1- ferver em duas panelas como você sugeriu (daí tanto faz levar para um mesmo fermentador ou manter dividido em dois);

2- ou ferver o mosto "mais concentrado" em uma mesma panela e depois acrescentar água (previamente fervida e resfriada) para atingir a OG e/ou o volume desejado... O Beersmtih ajuda a calcular isso, pois vai ter que ajustar as quantidades de lúpulo e malte... nesse tópico aqui você encontra mais informações sobre essa opção... http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=409730

eu confesso que ainda não testei nenhum dos dois, mas ajudei um amigo que faz levas duplas em duas brassagens em sequência e, sinceramente, acho que dá um trabalho muito grande e, por ser muito cansativo, aumenta-se o risco de "acidentes" que possam prejudicar a cerveja, sobretudo na segunda leva.

sobre a opção 1 o que vejo de vantagem é que os cálculos (IBU e maltes) não precisam ser tão diferentes de uma receita simples, pois a brassagem ocorrerá de forma única e apenas a fervura será feita como se fossem duas levas diferentes. Podendo, inclusive, destinar o volume de cada uma das panelas à um fermentador diferente, testar o efeito de lupulagens diferentes ou de fermentos diferentes em uma mesma cerveja. Ou seja, pode ser um método interessante para testes... A desvantagem desse método, para mim, é que deve se ter muita atenção na hora de "separar" os volumes que vão para cada panela de fervura, de modo a garantir que as duas tenham a mesma OG pré-fervura... Ou seja, tem que brassar, recircular, lavar o mosto e depois juntar tudo, homogeneizar, para depois dividir de novo... O que aumenta a chance de erro.

na opção 2, por sua vez, a vantagem é que todos os processos (brassagem, lavagem, fervura) são feitos como se fosse uma única leva, porém mais densa (com OG mais alta), para poder ser diluída depois. Não é possível fazer lupulagens diferentes, mas também é possível dividir o volume final em 2 fermentadores para testar a ação de fermentos diferentes na cerveja. Acho que esse método, em geral, é mais fácil, pois requer apenas um ajuste dos cálculos (que o software até ajuda, mas só experimentando mesmo para chegar ao ajuste fino) e uma etapa anterior (ou paralela) de fervura da água que será utilizada para completar o volume final... A desvantagem, portanto, seria justamente a dificuldade em se apurar esse ajuste da diluição, de modo que ao final seja possível obter a OG e os IBUs estimados...

eu pretendo fazer uma leva de teste em breve... vou iniciar pela opção 2... pretendo levar 18 litros para fervura, terminar com uns 15/16 litros que serão divididos em dois fermentadores... e depois vou completar com água para obter mais ou menos 18/20 litros de cerveja.

mas certamente irei levar em consideração a opção 1 também... principalmente para testar o efeito de lúpulos diferentes em uma mesma cerveja.

enfim, acho que o barato de fazer cerveja é experimentar essas possibilidades (e ao final beber os testes!!! rsrs)... seja qual for o método que você escolher, poste seus resultados aqui depois! Assim ajudamos a manter a troca de experiências do fórum!

abs.
 
outra dificuldade de ferver em dois caldeirões ao mesmo tempo será no momento do resfriamento. caso vc tenha apenas 1 chiller de imersão, vai ser complicado.

talvez uma dica boa é deixar pra iniciar a fervura do caldeirão 2 quase no fim da fervura do caldeirão um, assim vc terá mais tempo para resfriar o primeiro, enquanto isso o segundo ainda estará fervendo, e depois vc vai resfriar o segundo.
 
enfim, acho que o barato de fazer cerveja é experimentar essas possibilidades (e ao final beber os testes!!! rsrs)... seja qual for o método que você escolher, poste seus resultados aqui depois! Assim ajudamos a manter a troca de experiências do fórum!

bom farei em 11/02, mas eu postarei sim, apesar de achar que essa experiência não terá muito a agregar em diferenças dos resultados das 2 fervuras


outra dificuldade de ferver em dois caldeirões ao mesmo tempo será no momento do resfriamento. caso vc tenha apenas 1 chiller de imersão, vai ser complicado.

talvez uma dica boa é deixar pra iniciar a fervura do caldeirão 2 quase no fim da fervura do caldeirão um, assim vc terá mais tempo para resfriar o primeiro, enquanto isso o segundo ainda estará fervendo, e depois vc vai resfriar o segundo.

No meu caso acredito não ser o problema, pois o volume pós fervura cabe em 1 caldeirão, então eu pretendo fazer a junção dos "mostos" no caldeirão e depois resfriar, acredito que isso irá homogenizar coisas como coloração, IBU e demais itens.
 
Back
Top