Fermento errado?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

laerciokonzen

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2015
Messages
48
Reaction score
6
Esse fim de semana fiz minha segunda cerveja, essa também usando apenas extrato de malte e, depois de tudo pronto reparei que o fermento estava errado.

O extrato era de um English pale ale e o fermento era um lager, quero saber se alguém já teve essa experiência ou se alguém tem idéia do que acontecerá.
 
Eu colocaria na temperatura ideal do fermento que você utilizou, ao menos os bixinhos vão poder trabalhar.
 
Eu colocaria na temperatura ideal do fermento que você utilizou, ao menos os bixinhos vão poder trabalhar.

Pensei em fazer isso, mas não sei a que temperatura minha geladeira funciona, não tenho nenhum termômetro.
Se alguém souber qual a temperatura normal de trabalho de uma geladeira comum, poderia me ajdar, tenho a preocupação de colocar na geladeira e ser muito frio e a fermentação acabar parando.
 
Bom, pra fermentar em temperatura de lager é imprescindivel usar um termostato. Compre um TIC-17, não é caro (+-R$100) e vale todo o investimento.
Acredito que a geladeira sem o termostato ligada no minimo vai ficar em torno de 4, 5 graus e não vai fermentar.
 
Pera, você já inoculou? Sem controle de temperatura com lager não é muito legal mesmo não, o que você DEVIA ter feito(agora acho que não adianta muito, se já tiver inoculado...) era ter colocado na geladeira e arranjado um fermento novo o mais rápido possível pra inocular hoje.
 
O jeito é usar isso pra aprender o que acontece quando não se fermenta na temperatura correta
 
Pode dar certo. Existem cervejas fermentadas com levedura lager, em temperatura de ale.
 
Pode dar certo. Existem cervejas fermentadas com levedura lager, em temperatura de ale.

Qual cerveja? Nunca ouvi falar nisso.
Fermento lager já produz bastante diacetil em temperaturas baixas, e por isso se faz descanso diacetil por alguns dias. A temperatura de ale, deve produzir toneladas...

Nesse caso, eu deixaria na geladeira e sairia atrás de um controlador. Iniciar a fermentação a uns 4 ~ 6 graus não vai fazer mal. Só difícil vai ser finalizar ela...
 
Qual cerveja? Nunca ouvi falar nisso.
Fermento lager já produz bastante diacetil em temperaturas baixas, e por isso se faz descanso diacetil por alguns dias. A temperatura de ale, deve produzir toneladas...

Nesse caso, eu deixaria na geladeira e sairia atrás de um controlador. Iniciar a fermentação a uns 4 ~ 6 graus não vai fazer mal. Só difícil vai ser finalizar ela...

Por exemplo, o estilo California Common. A cream ale, não lembro se é assim também, ou o inverso, fermento ale a temperatura de lager. São os chamados estilos híbridos. vi esses exemplos no livro do Greg Hughes. não tenho o link aqui mas já vi inclusive, não lembro se foi no brulosophy, produção de lager mesmo, em temperatura de ale, sem grandes diferenças. eu, particularmente, ainda não experimentei. Só to dizendo que tem gente que faz.
Exemplo: https://www.homebrewersassociation.org/forum/index.php?topic=10751.0
http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=163945
 
California Common é um bom exemplo, a temperatura seria no limite inferior do que é usado pra lager. Mas a cepa é específica também, fazer isso com uma cepa normal de lager, tipo w34/70, pode dar ou não certo. Também nunca testei... Já vi relatos no hbt.com de resultados positivos e negativos com essa prática.

Com Cream Ale, é o caso que se diz poder usar fermento lager, no guia do BJCP tem outros casos assim, por exemplo Irish Red Ale, ou Baltic Porter. Isso não quer dizer que a fermentação seja conduzida em temperatura ale, é feita como lager mesmo, buscando um perfil totalmente neutro de fermentação.

Abraço
 
Estou pensando que na melhor das hipóteses terei algo bebível.
Se não ficar boa, pelo menos poderei aprender quais os sabores são criados ao fermentar em temperatura incorreta.

Mas, na esperança de salvar alguma coisa, vou esperar mais um ou dois dias e colocar ela na geladeira e setar a geladeira para o mínimo, vai que funciona.

Assim que houver alterações posto aqui as novidades.
 
Estou pensando que na melhor das hipóteses terei algo bebível.

Isso nem tem tanta relação assim com fermento lager/temperatura ale. O maior fator aí é a falta de controle de temperatura. Vai depender muito da sorte.
 
Por exemplo, o estilo California Common. A cream ale, não lembro se é assim também, ou o inverso, fermento ale a temperatura de lager. São os chamados estilos híbridos. vi esses exemplos no livro do Greg Hughes. não tenho o link aqui mas já vi inclusive, não lembro se foi no brulosophy, produção de lager mesmo, em temperatura de ale, sem grandes diferenças. eu, particularmente, ainda não experimentei. Só to dizendo que tem gente que faz.
Exemplo: https://www.homebrewersassociation.org/forum/index.php?topic=10751.0
http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=163945

Ia falar exatamente o que o @Tiago falou. Eles estão falando no tópico do HBT em fermentos específicos (Wyeast California Lager). Quanto ao outro, eles falam em temperaturas entre 12º a 16ºC.
É que tinha entendido, quando tu falou "existem cervejas [...]", que existem cervejas e talvez alguma produção desta forma, que é diferente de ter lido nono HBT americano sobre pessoas fazendo este tipo de experiência...
Quanto a fermento de ale em temperatura de lager... se fermentar, a princípio não tem problema, quanto mais baixa a temperatura, a tendência é perfis mais neutros.
Tem o Workhorse da Mangrove, por exemplo, que fermenta lagers e ales. Já ouvi falar bem dele, mas quando fui usar, não tinha pra vender. Segundo o fabricante, para Lagers a temperatura de fermentação dele é de 15ºC a 20ºC, enquanto o fermento para Lagers da Mangrove indica de 10ºC a 15ºC (mais dentro do convencional). Se o Workhorse fermenta com perfil de Lager a esta temperatura realmente eu não sei, mas estamos justamente falando de um fermento específico que talvez faça.
 
Mas, na esperança de salvar alguma coisa, vou esperar mais um ou dois dias e colocar ela na geladeira e setar a geladeira para o mínimo, vai que funciona.

Não me parece uma boa ideia. O pior já vai ter acontecido, a essa altura você vai querer o fermento ativo pra consumir os subprodutos. Se não deu pra manter baixo no início deve ser melhor manter um bom tempo em temperatura de fermentação.

É uma inferência minha, não tenho experiência com fermento lager, mas se estiver errado alguém deve me corrigir em breve ;)
 
Pessoal, está pronta a ceva e tenho coisas a contar e gostaria de opinião de vocês sobre.

Ontem (domingo) terminaram as duas semanas de carbonatação na garrafa deste cerveja, abri uma para experimentar e até que está bem bebível, porém com um aroma estranho, lembra um pouco chulé e agora estou com receio sobre o que devo fazer, se devo colocar na geladeira para ela não piorar mais, ou se devo deixar fora da geladeira e aguardar ela melhorar (se é que isso acontecerá).

Uma informação relevante é que abri uma na quarta-feira passada e ela não tinha este aroma, está melhor inclusive. Tinha um sabor levemente adocicado que agora não tem mais e também parecia mais amarga.

Sei que essa questão sensorial é muito pessoal, mas cheiro de chulé é sempre parecido creio eu. :p
 

Latest posts

Back
Top