Fermentador!?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigus1

Member
Joined
Feb 19, 2015
Messages
14
Reaction score
0
Olá cervejeiros!

Estou partindo pra minha sexta brassagem, tenho obtidos excelentes resultados e gostaria de agora experimentar um pouco e produzir alguns equipamentos para meu uso.
Em Brasília, onde moro, é muito dificil encontrar qualquer equipamento para cervejeiros caseiros, não temos muitas indústrias, nem varejos nem nada do gênero, porém, dando minhas voltas, achei um local que vende umas bombonas alimentícias de 25 litros, utilizadas para suco, porém limpa e eu tenho como higieniza-las e sanitiza-las, mas, num formato não cônico nem redondo, tipo um galão com as bordas arredondadas, ele funcionaria como fermentador ou teria alguma complicação?

No más, é isso, obrigado pela atenção!

Saúde!

http://www.citrorio.com.br/wp-content/uploads/2013/03/foto-71.jpg

(imagem de um balde parecido com o que vi hoje que achei na internet)
 
Qual a temperatura do mosto que tu coloca dentro do fermentador? Resfria antes?
 
Opa, obrigado pela indicação!

Mas continuo na duvida, um no formato que eu postei a foto, funciona?
 
@Rodrigus, funciona mas como a abertura é pequena vai dificultar bastante a higienização. O ideal são vasilhas com abertura que facilite a limpeza e a visualização do interior.
 
@Rodrigus, funciona mas como a abertura é pequena vai dificultar bastante a higienização. O ideal são vasilhas com abertura que facilite a limpeza e a visualização do interior.

Isso aí. Você não vai ter como enfiar o braço lá dentro pra tirar qualquer sujeira que ficar grudada, vai dar mais dor de cabeça que tudo.

O que o pessoal mais costuma usar pra esses volumes são baldes alimentícios, tem e 10l, 12l, 20l, 22l e 30l, recomendo o de 30 litros pra levas de 20-25l(deixa um bom headspace pra não criar sugeira transbordando durante a fermentação).
 
Se você garantir que consegue lavar, seja com vanish pra desincrustar sujeuras, agitação intensa etc... nao vejo problemas xD
 
Então é isso, Rodrigus.
Funciona sim. O problema maior é mesmo na sanitização. Se conseguir sanitizar, na boa.
 
Qual a temperatura do mosto que tu coloca dentro do fermentador? Resfria antes?
Então,
Pro fermentador já vai o mosto na temperatura de inoculação. Depende do estilo da cerveja, mas no geral, abaixo de 30 graus. Ou seja, já resfriado.
 
Oi Rodrigo,
tudo bem?

Essas bombonas vão funcionar, a questão é se você vai conseguir manter elas limpas depois de várias brassagens. A boca estreita e a alça não ajudam muito na hora de limpar, isso sem falar que se você adicionar uma Torneira no fundo não vai ter acesso para limpar a parte interna direito.
As bombonas de boca larga são mais interessantes nesse ponto, dá pra limpar bem melhor.

Agora, para ser sincero, nesse volume acho que a melhor opção ainda são os baldes de plastico alimentícios. Esses são fáceis de limpar, fáceis de transportar e é fácil achar baldes novos em Brasília, você encontra nas casa que vende material para cozinha industrial e também nas lojas que vendem insumos para cerveja aqui em Brasília.

Abraços
 
Um outro motivo que está me "convidando" a comprar uma bombona dessas que postei a foto é o preço, 12 dilmas e também a possibilidade de colocar 4 dentro da minha geladeira, acho que vou comprar um para teste e depois compartilho com vocês!

Obrigado pela atenção de todos!
 
Gostei bastante destes baldes de transportar leite da Unipac. Na minha geladeira entra um balde alimentício de 30L bem apertado... com este balde dá pra colocar o de 50L.
Vou procurar um para ver mais de perto.
 
Esquece... o preço é proibitivo (do balde de leite). Mais caro que fermentadores cônicos.
 
Markel

Eu comprei o meu em uma agropecuária na minha cidade e custou 90 reais um de 50 litros.
 
Aí sim... olhei em poucos lugares, mas o menor preço que achei no de 50L foi R$280 (o Milkan 50 L).
 
Cacete...
Aí realmente não dá. Mas pesquisa um pouco. O meu é um milkan mas existem diversas marcas boas. Vale a pena, viu.
 
Tem um cara na minha cidade que vende bombonas usadas de azeitona, consegui uma de 50l por 45 reais e uma de 90l por 55 reais
 
Eu comprei baldes da Indupropil, aqui também temos problemas em achar equipamentos, insumos então não existem a menos de 300km de distância
 
Back
Top