Fermentador: tem que ser a mesma proporção tamanho/leva?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

soaresbkp

Active Member
Joined
Dec 6, 2013
Messages
25
Reaction score
1
Salve confrades! Dúvida bem básica, mas conversando com amigos, surgiu se num fermentador de 32L teria problema colocar uma leva de somente 20L de breja. Comentários foi que o espaço vazio seria ruim.
 
Fala soaresbkp.

No meu caso utilizo um fermentador de 30L para levas menores: 20L..... até 15L. Nunca tive um problema aparente. Nunca ouvi falar que o espaço vazio interferiria na breja.
 
Já li em alguns lugares gente falando que headspace muito grande é dar sorte para a oxidação, mas sinceramente nao vejo muito sentido nisto para quantidades pequenas assim de cerveja, pq se teu airlock borbulha, teoricamente o fermentador ja está sobrando co2 dentro do balde.

Mas realmente, não sei. talvez alguém com mais experiencia possa falar =D
 
Acho que não tem tanto problema porque o CO2 é mais pesado que o O2, fazendo com que o O2 não entre em contato com o mosto.
 
Não tem problema nenhum em o fermentador ser bem maior que a leva. O oxigênio vai ser todo expulso de qualquer jeito.

Abraço,
 
Mais uma vez, mt obg a todos! To pensando em 25L num balde de 32L, entao nao teria problema nem se fosse menos ne vlw demais!
 
e em casos mais amplos, fermentar 20 litros em um fermentador de 50 por exemplo, continua não sendo problema?
pois estou na dúvida entre comprar 1 fermentador de 50 litros ou 2 de 30 (para quando eu quiser fazer levas menores) já que vendi meu cônico de 25...
 
Não tem problema nenhum.

Aliás, @soaresbkp, você disse lá no primeiro post "Comentários de que espaço vazio seria ruim". Por favor, onde ou quem disse isso?

Abraço,
 
@Rohde, sugestão, com dois fermentadores você teria mais flexibilidade pra fazer testes dividindo a leva, usar fermentos diferentes ou lúpulos diferentes no dry hopping, etc... =)
 
Voltando um pouco nesse assunto.
Li que não tem problema em relação ao oxigênio, CO2 e tal.
Mas e em relação a refrigeração?
Situação é a seguinte. Fermentador 120L.
A parte cônica tem 15 litros aproximadamente e daí pra cima é que teria as áreas de refrigeração.
Medição de temperatura fica na parte cônica.
Se você fizer por exemplo 30 litros apenas. Não corre o risco de congelar a parte de cima e não atingir a temperatura embaixo (parte cônica)? Ou estou falando grande besteira?
 
Back
Top