Fermentador refrigerado - Carbonatação forçada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lohn

Member
Joined
Feb 18, 2015
Messages
14
Reaction score
2
Vá até o lamas, veja o produto deles, procure por algo que remeta ao fornecedor (fabricante) e entre em contato direto. O lucro dos caras está mais que o lucro brasil... para vc ter ideia tão lucrando quase 100% nos tanques CO2 (EGSA q fornece, comprei direto deles)
 
Cara, tu sabes engarrafar por contra-pressão?

Porque se não sabes, essa é a primeira coisa a fazer antes de pensar em carbonatar direto no fermentador, se não corre o risco de não saber o usar o contra-pressão, ou não gostar, e aí de nada adianta carbonatar no fermentador/barril antes de engarrafar/embarrilar.

Abraço,
 
Oi,
Acabei de entrar nesse forum e gostaria de ajudar no que posso...

Sobre a carbonatação forçada, deixo minha experiencia:
- Vc vai precisar de cilindro de co2 e sua carga confiavel
- Reveja constantemente se não tem vazamentos de co2.
- Tenha um controle de temperatura bem correto.
- Nao abaixe o psi do postmix na hora do uso do Contra pressao. Utilize uma mascara de proteção de plastico que cobre todo o rosto.


Eu andei pesquisando e pensando um tempo sobre motor de compressão para refrigeração.
Acredito que um sistema igual ao do site abaixo seria bem interessante, pois sería possível extender o numero de fermentadores conectando ele apenas na mangueira da refrigeração.
A única coisa que mudaria seria passar o tubo do gas dentro do tubo de água, ou seja:

------------------- 3/8 ou 1pol
tubo Agua
================== 5/16 ou 1/2
tubo gás
==================
tubo Agua
--------------------

Depois usaria liquido resfriante de radiador ( cuidado toxico ) como a "água refrigerante" que passaria ao redor do fermentador.
Vc tbm poderia usar um selenoide com controlador individual para abrir a valvula a fim de circular a agua no fermentador.

o custo de um kit refrigeracao fica em torno de 600 reais para meio hp na frigelar. Ou 400 reais para 1/4 hp e 1200 para 1 hp.


http://www.ipaq.org.br/vb/showthrea...sso-a-passo&highlight=chiller+motor+geladeira

Abcs!
 

Attachments

  • DSC_1256.jpg
    DSC_1256.jpg
    112.7 KB · Views: 493
  • DSC_1234.jpg
    DSC_1234.jpg
    140.6 KB · Views: 448
Caraca Frank... ótima a tua intenção, mas 90% do teu post foi gasto com coisas fora da pergunta inicial, que era bem específica. :) - Exemplo. tu falaste "Tenha um controle de temperatura na sua geladeira"....... sendo que ele nem está pensando em usar geladeira, e sim fermentador auto-refrigerado. :)

Outra coisa, procure não misturar uma resposta com outra pergunta.... isso acaba tornando o fórum bagunçado e difícil de pesquisar.

Particularmente, sendo bem sincero, quando alguém faz um post gigante assim..... eu não leio todo, a exemplo do que fiz agora... quando vi que tu começou a misturar assuntos, já parei. :)

Abração,
 
Lohn,

Sei la, cada um pensa de um jeito diferente, pra mim não vejo muito lucro em investir 8 mil em um fermentador refrigerado, claro é lindo e acho que todo mundo gostaria de ter, mas gastar essa grana para engarrafar e beber a cerveja na garrafa acho que não vale a pena. Se fosse eu iria investir essa grana em um barril, embarrilhar a cerveja e comprar uma torre de chopp naja com refrigeração, o prazer de beber em uma dessas com aquela espuma de chopp não tem comparaçao, ou até mesmo adaptar uma geladeira com a torneira na porta e retirar o chopp dali mesmo, imagino que delicia que deve ser.

Usar um fermentador refrigerado só para engarrafar depois ao meu ver não é muita vantagem, acho que seria um gasto desnacessario.

Ou até mesmo investiria essa grana talvez em um brewmeister para facilitar a brassagem.

mas essa é somente minha opnião

abraços
 
Lohn,

Sei la, cada um pensa de um jeito diferente, pra mim não vejo muito lucro em investir 8 mil em um fermentador refrigerado, claro é lindo e acho que todo mundo gostaria de ter, mas gastar essa grana para engarrafar e beber a cerveja na garrafa acho que não vale a pena. Se fosse eu iria investir essa grana em um barril, embarrilhar a cerveja e comprar uma torre de chopp naja com refrigeração, o prazer de beber em uma dessas com aquela espuma de chopp não tem comparaçao, ou até mesmo adaptar uma geladeira com a torneira na porta e retirar o chopp dali mesmo, imagino que delicia que deve ser.

Usar um fermentador refrigerado só para engarrafar depois ao meu ver não é muita vantagem, acho que seria um gasto desnacessario.

Ou até mesmo investiria essa grana talvez em um brewmeister para facilitar a brassagem.

mas essa é somente minha opnião

abraços

Acho que a grande coisa de ter um fermentador refrigerado é o controle preciso de temperatura e nao a carbonatação em si.
 
opa, sim!
Essa unidade custa em torno de uns R$1000,00 ( 1/2 hp).
vc nao precisa se preocupar com tubulação etc.. pois ela está completa.

O que vc precisaria fazer é uma sala proporcional ( a minha tera 2,5mts larg x 1mt fundo x 1,8mt alt. dividida em 4 compartimentos ( 2 para fermentador, 1 para esfriar agua para cooler e 1 para garrafas... controlarei por arduino cada acionamento e direcionamento do ar)

Bom, Após vc montar sua salinha, faça um rasgo no teto da sala e coloque a unidade em cima, ela encaixará no buraco onde o ventilador /refrigerador ficara dentro da sua sala e o motor e ventuinha ficara em cima da sala.
veja na imagem que ela tem uma aba, ou seja, apenas metade entra na salinha e metade fica fora da salinha.
http://www.embraco.com/DesktopModules/NoticiasAdmin/Imagens/LYkQFEzuHX.jpg

na unidade tem um ventilador interno onde circula o ar refrigerando.

nao sei se consegui explicar :/ me fale. abcs!
 
Opa, sim!
Mas estou montando finalmente ela esses dias :) ... Na verdade estava saindo agora mesmo para comprar resina para montar as paredes com isopor..
Passei varios dias vendo o jeito mais barato, com compensado resinado, Forro pvc etc.. porem ficaria muito dificil de montar as paredes de forma eficiente e barata.. entao decidi em usar resina a base de agua e laminar com tecido de fibra de vidro... isso deve ficar show .

Assim que terminar vou postar fotos.
Ela terá 4 divisórioas ( se nao decidir mudar no meio da construcao). onde 3 compartimentos de 2mt de altura por 60cmx60cm. e um 4o pequeno de 30x60x200cm para garrafas.
A refrigeração será direcionada por arduino, coisa que tive que aprender tbm.

outra coisa, em breve devo colocar no mercado uma engarrafadora para em torno de 250 garrafas por hora... esta em fase de testes isso...

abcs! e boa cerveja!
 
O projeto consiste em construir 4 compartimentos refrigerados pela mesma unidade condensadora. Como tenho muitos rascunhos que mudei não vou postar eles para não confundir o pessoal. O que acredito ser a decisão final será:
Largura total = 270cm (2,7 mts)
Dividido em 4 portas ( 67cm, 67cm, 67cm e 47cm).
Altura 200cm(2mts).
Profundidade 70cm.

O espaço interno das " salinhas" será de:
3 salinhas de 60cm fundo, 60cm largura, 190cm altura.
E uma 4a salinha de 60 fundo, 40 largura e 190cm altura.

Bom, estou usando isopor de 5cm, porém acho muito fino e não quero ficar gastando energia por conta de 100 reais.. Então estou colando um isopor no outro para fazer paredes de 10cm de espessura. Montei todo um planejamento de como colar eles - foto anexa mais adiante.
No momento estou colando as placas de isopor com resina a base de água ( vamos ver se vai dar certo isso..rss).
Uma vez que tiver todas as paredes prontas vou colar elas para formar as os compartimentos ( as salinhas onde ficarão os fermentadores).
Vou colar essas paredes com resina a base de água e mais tecido de fibra de vidro ( comprei com malha de 330).
Estou me baseando em um video do yout.. "How to Waterproof Anything With Fiberglass"


Uma vez colado tudo, vou colar uns ferros laterais e tbm uma chapa para servir de dobradiça para a porta.. ( isso ainda em planos apenas).
E tbm, após tudo isso, vou colocar a unidade condensadora em cima.

A ventilação será:
será adicionado tubos atrás das salas, com uma portinhola controlada por servo motor. Ou seja, o arduino ficara monitorando e quando o controlador de temperatura da sala 1 ligar o compressor, o arduino com o sensor de tensao ira identificar que o controlador de temperatura da sala 1 fechou o cirtuito ( para ligar o compressor) , entao o arduino irá acionar o servo motor, abrindo assim as portinholas de entrada e saida de ar da sala 1.
Vou colocar tbm um sensor otico para ter certeza de que a portinhola abriu;fechou.. com alarme sonoro, pois imagina perder uma leva de cerveja prq o servo motor zuou ou travou.. afi..tenho um troço.. kkk

Acredito que para completar tudo isso devo levar umas 3 semanas .. mas como tudo isso é hobby e concorre com meu trabalho ( ganha pão) então posso demorar mais e peço desculpas caso isso ocorra :D

Seguem as fotos.
 

Attachments

  • DSC_1534.jpg
    DSC_1534.jpg
    113.3 KB · Views: 221
  • DSC_1533.jpg
    DSC_1533.jpg
    128.3 KB · Views: 186
  • DSC_1532.jpg
    DSC_1532.jpg
    170.7 KB · Views: 187
  • DSC_1531.jpg
    DSC_1531.jpg
    167.6 KB · Views: 210
  • DSC_1535.jpg
    DSC_1535.jpg
    235.3 KB · Views: 239
E ai Frank, legal o projeto, gostei dele!

Esta ganhando forma.

Se puder, vai nos atualizando se for possível.

Abc
 
Opa, sim , será um prazer :)

Alguns problemas que encontrei:
1 - Tive que compra Fita de Fibra de vidro para dar maior firmeza na junta entre dois isopores.
2- Contrui um cortador de isopor: Madeira de 1,2mt, com duas hastes e nelas com um fio de inox ( esses de muro de casa). fechei o circuito em uma lampada de 400w e no 110v. Isolei tudo para nao morrer eletrocultado e qdo ligo na força o fio esquenta e como tem pouco mais de 1 metro consigo cortar o isopor facilmente. Estiquei o fio com uma mola para manter ele bem esticado mesmo quando quente.
3 - Tive que juntar duas placas de isopor para ter os 10cm de espessura, porem uma placa nao tem as mesmas medidas de fabrica ou espessura, e por isso recomendo colar tudo e so depois cortar na medida os isopores para fazer a parede na medida certa.. porq terei hj que tapar as diferenças com retalhos de isopor, colocar resina e esperar secar etc..

Atualmente estou terminando de colar as placas de isopores para as paredes. Após terminar isso vou montar as salas em forma de caixa e passar a manta de fibra de vidro como o cara fez no video lá que mencionei a uns post atras.
abcs a todos e boa cerveja!
Frank
 

Latest posts

Back
Top