Fermentador conico - 60 graus

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lohn

Member
Joined
Feb 18, 2015
Messages
14
Reaction score
2
Boa noite,

Tenho dúvida como fazer a maturação num fermentador cônico como o da indupropril (http://www.indupropil.com.br/produtos/0,33370_fermentador-ppz-cerveja-100-lt-com-pe).

Após a fermentação devo mudar de fermentador para baldes etc para limpar o fermentador e devolver a cerveja para o fermentador e maturar ela?

Ou, posso maturar a cerveja diretamente no fermentador com a lama, só que com temperatura próximo a zero?

Att
 
@lohn, eu faço a fermentação completa e maturação no mesmo balde ou bombona. Recém adquiri um fermentador cônico e continuarei fazendo o mesmo, ainda mais agora que poderei purgar o fermento, o que na verdade nem chega a ser necessário para as levas de 20 a 40L que faço atualmente. Além de não ser necessário para as levas caseiras, ainda corre-se o risco de contaminação e oxidação que existe ao se fazer uma transfega sem os cuidados exigidos. Os mais experientes te darão motivos mais técnicos.
(Y)
 
tenho um conico tbm, faço tudo no mesmo fermentador, afinal qual a vantangem em ter um conico se for transferir tudo depois para balde? seria loucura pagar caro para ter o mesmo trabalho risco de contaminaçao e oxidaçao fazendo transfega para balde.

eu deixo fermentando no conico acaba a fermentaçao e quando vou colocar pra maturar retiro o fermento pela torneira de baixo e diminuo a temperatura ai quase todo dia vou la e retiro um pouco do fermento por baixo, até que quando chega o dia de engarrafar não tem mais praticamente nada de fermento e engarrafo ali mesmo no fermentador conico
 
tenho um conico tbm, faço tudo no mesmo fermentador, afinal qual a vantangem em ter um conico se for transferir tudo depois para balde? seria loucura pagar caro para ter o mesmo trabalho risco de contaminaçao e oxidaçao fazendo transfega para balde.

eu deixo fermentando no conico acaba a fermentaçao e quando vou colocar pra maturar retiro o fermento pela torneira de baixo e diminuo a temperatura ai quase todo dia vou la e retiro um pouco do fermento por baixo, até que quando chega o dia de engarrafar não tem mais praticamente nada de fermento e engarrafo ali mesmo no fermentador conico

Uhum, concordo com vc. Nao tem sentido ter um conico e continuar na trabalheira... hehe

So uma duvida. Qnd vc comeca a tirar o fermento, vc nao consegue tirar tudo de uma vez neh? por isso que tiras uma pouco cada dia?

Ja experimentasse em deixar o fermento no fundo sem retirar?
 
assim que acaba a fermentaçao faço o teste de densidade pra confirmar ai tira pela torneira de baixo um pouco , sai geralmente uns 300 ml de puro fermento, ai começa a vir cerveja junto e paro.
depois de dois dias vou la e sai mais um tanto de fermento, ai espero decantar mais fermento com o cold crash e continuo tirando conforme vai decantando.
eu abro a torneira de baixo e vou tirando devagar até começar a sair cerveja ai paro, espero um ou dois dias até decantar mais fermento e vou tirando aos poucos. da primeira vez sai bastante depois vai diminuindo a quantidade de fermento que sai por baixo. até o dia de engarrafar ta tudo limpo sem nada, praticamente só cerveja ai pela toneira de cima engarrafo ali mesmo.
Mas como minhas levas é pequena no maximo 20l então faço o priming individuas em cada garrafa com sache de açucar de 5g.

se for pra comprar conico e continuar fazendo transfega ai acho loucura e sem necessidade, o conico serve justamente para nao fazer transfegas
 
Uhum, saquei.

Vc tem guardado o fermento tb?

Vou querer aproveitar o fundo conico para isso.
 
nunca guardei o fermento, tenho vontade de fazer isso mas nao deu tempo de estudar o assunto ainda pra saber bem como se faz
 
A única vantagem real do cônico é para quem reutiliza fermento, ou para fazer dry-hopping onde pode-se remover o fermento antes. Fora isso, não tem motivo remover a lama ou mesmo trasfegar para os volumes que utilizamos (que não passam de algumas centenas de litros nos casos mais extremos de homebrewing).

Abraço,
 
Nunca havia me empolgado muito com esses cônicos justamente pelo que leio e pelo custo, mas como apareceu um rotomoldado de um cara que comprou um maior, com custo de ocasião, resolvi encarar pela facilidade do dh e ver se um dia reaproveito o fermento. Obs.: movi o texto e fotos referentes ao pé que construí com pvc para o tópico Fermentador Cônico em Geladeira.
:mug:
 
Back
Top