Fermentado demais!?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LucasCSP

Well-Known Member
Joined
May 31, 2016
Messages
142
Reaction score
36
All
Tenho acompanhado alguns topicos, lido alguns materiais tudo a respeito da fermentação pois meu caso é complicado, como "produtor" iniciante, ainda não tenho o controle efetivo de temperatura que gostaria, mas tenho sido eficaz no teor que preciso.
Agora porém me surgiu uma epifania...

Tudo que fazemos no controle (Inoculação a 16° para fermentação a 20º e finalizar subindo 1° por dia até os 25º - por exemplo) visa acelerar ao maximo o processo sem trazer off-flavors. (sim existem outros métodos e todos até controversos a este, mas o ponto da discussão que quero abrir não é esta)

Imaginem o caso onde o cara (Eu ) não tem controle de temperatura e conseguiu pelo menos nestes dias amenos, manter a temperatura sempre em 20° com a ajuda de um enorme balde d´agua durante a fermentação.
Já constatei a atenuação e eu ia partir para a fermentação secundária aumentando um pouco para consumo dos insumos produzidos pela levedura... mas me vi fazendo isto sem a possibilidade de dar um push na temperatura, ou seja... nao posso fazer mais nada alem de esperar e maturar ao maximo... A ideia é deixar no mesmo balde, no mesmo lugar, na mesma temperatura pelo maior tempo possível... e é aí que entra a minha pergunta principal...

O que esperar de uma fermentação longa? Tipo digamos não mexer no balde de fermentação por aproximadamente 20 dias?
Lembro que a temperatura está estável e já atenuou a densidade. Mas não encontro nada explicando os fatores de uma fermentação "abusada" digamos...

Podem me ajudar?
 
Vamos lá.

Não existe fermentar demais, fermenta o que tem para ser fermentado e acaba quando termina! Se a sua cerveja atenuou o esperado e estabilizou, então a fermentação acabou. Nesse caso ela está maturando já. 20 dias não é o suficiente para você estragar a cerveja, mas dependendo do estilo você vai perder a oportunidade de bebê-la fresca (IPA por exemplo).

No geral se a cerveja "senta" no trub (leveduras mortas, etc) por muito tempo (nesse caso nem vou considerar a pressão) você pode sim adicionar off-flavors indesejados, mas não acredito ser o seu caso.
 
Obrigado @lpera
Por acaso é sim uma IPA, e Domingo agora fará 14 dias da data de inoculação.

Você recomenda já ir para a clarificação na geladeira por uns 3 dias a 0° Domingo? (não curto fazer aquele staging na geladeira para "maturar"... de que adianta se as leveduras estarão dormindo?)
 
Obrigado @lpera
Por acaso é sim uma IPA, e Domingo agora fará 14 dias da data de inoculação.

Você recomenda já ir para a clarificação na geladeira por uns 3 dias a 0° Domingo? (não curto fazer aquele staging na geladeira para "maturar"... de que adianta se as leveduras estarão dormindo?)

Não existe muito essa questão de dias, mas muitos gostam desse parâmetro...então vamos lá...

As minhas levas de 30L, normalmente ficam por 2 semanas e logo em seguida eu coloco a 0C por mais uns 3 dias (usando gelatina pra clarificar)

Se não usa gelatina, deixar mais dias a temperaturas mais baixas é benéfico para a clarificação.

A maturação nem sempre precisa ter o fermento ativo em temperatura de fermentação... Os sabores são arredondados também em baixas temperaturas.

A IPA há uma média aí na garrafa de 20 a 30 dias pra ficar arredondada...

Inclusive vou procurar e se não tiver tópico abrirei um, para saber as opiniões sobre o tempo de maturação...

Tenho IPAs maturando na geladeira, na garrafa, há 3 meses...perdeu um pouco do aroma do lúpulo? Siiiimmmm....mas a cerveja ganhou em complexidade e inclusive me agradou mais ao paladar do que a IPA fresca de 30 dias na garrafa....
 
Obrigado @tomazela
Então domingão vou jogar ela pra geladeira, fazer uma outra brassagem e rodar alguns testes e compartilho no posto que você comentou em abrir.

Valeu
 
Back
Top