Fermentaçao com cheiro de alcool

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Zappa1

Member
Joined
Oct 9, 2015
Messages
20
Reaction score
2
Boa tarde,
Fiz minha primeira brassagem a 14 dias atrás - weiss bier.
Li bastante o forum antes de começar e quando coloquei para fermentar, fiquei acompanhando e após 11 dias a densidade estabelizou, com isso após ler o post sobre fermentação Primária e secundária..

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

Subi a temperatura e hoje está em 24 graus.
Porém reparei que o cheiro de "banana", foi substituido por cheiro de alcool, dá para sentir um cheiro de alcool que sai do airlock e quando tiro para medir a densidade...

É normal? nao sei pois nao tenho a experiencia!...

Quando baixar a temperatura esse cheiro mais elevado de alcool vai dar uma baixada?....

Devo já baixar a temperatura, ou deixar mais alguns dias em 24 graus?

Muito obrigado.
 
Oi Amigo!
Conseguiu determinar o ABV da sua leva?

Dá uma olhada nisso aqui:
"Alcólico
Um sabor acentuado que pode ser leve e agradável ou quente e incômodo. Quando um gosto alcólico prejudica o sabor de uma cerveja, isto geralmente pode ser identificado por uma de duas causas. O primeiro problema é muitas vezes uma temperatura de fermentação muito alta. Em temperaturas acima de 26°C, leveduras podem produzir muito mais álcoois pesados que tem menores limiares de sabor que o etanol. Estes sabores álcoois permanecem na língua, não tão ruim quanto tequila barata, mas mesmo assim ruim.
Fusel álcoois podem ser produzidos por quantidades excessivas de levedura, ou quando a levedura assenta muito tempo sobre o Trub. Este é um motivo de transfegar a cerveja para ser feita uma maturação a frio quando a cerveja vai ficar muito tempo no fermentador."
Fonte: http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/off-flavours-os-defeitos-mais-comuns-nas-cervejas/

Pelo fato de ser uma Weiss, que não necessita de muito tempo de maturação, se a sua FG estiver estabilizada eu abaixaria a temperatura e partiria para o envase.
 
Ou é álcool superior (clássico quando se começa a fermentar em temperatura muito alta... como dos 20 pra cima)

Ou pode ser excesso de Acetato de Isoamila (banana) que em altas concentrações deixa de ter aroma de banana e passa a ter aroma de acetona/esmalte.... que também pode ser confundido com álcool latente.

Abraço,
 
Obrigado pelas respostas..

Agora o lance é baixar a temperatura e ver o que vai dar, correto?
 
Back
Top