Fermentação - Manômetro em 1,1

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Uktena

Well-Known Member
Joined
Aug 24, 2015
Messages
60
Reaction score
13
Fiz uma Witbier (minha primeira leva) e no primming utilizei 5g por litro.

Após quase 2 semanas o manômetro parou em 1,1 (já está sem variação há uns 4 dias).

Qual a recomendação nesse caso? Vi alguns casos na net em que o cervejeiro abre as garrafas e adiciona mais açúcar...

Obs: a cerveja ficou com densidade acima do esperado e o rendimento (volume final) foi bem abaixo dos 5 litros inicialmente planejado.
 
Fiz uma Witbier (minha primeira leva) e no primming utilizei 5g por litro.

Após quase 2 semanas o manômetro parou em 1,1 (já está sem variação há uns 4 dias).

Qual a recomendação nesse caso? Vi alguns casos na net em que o cervejeiro abre as garrafas e adiciona mais açúcar...

Obs: a cerveja ficou com densidade acima do esperado e o rendimento (volume final) foi bem abaixo dos 5 litros inicialmente planejado.


Cara, fiz isso recentemente, por outro problema. Minhas tampinhas não fecharam direito...e eu tive uma leva de 40 garrafas vazando e com a tampa presa de maneira muito fraca.

Fiz o seguinte:

- Fervi a água com o açúcar por 20min. 6g/L no meu caso.
- calculei a quantidade de calda para garrafas de 300, 500 e 600ml.
- sanitizei tampinhas, seringas e td mais.
- Na hora de adicionar o açúcar, me dei conta que mesmo vazando,
havia uma quantidade de gás já presa no líquido (q é o teu caso tb),
então pus, no olhometro, menos calda, +- uns 80% do q colocaria se
não houvesse gás nenhum.
- depois de tampá-la novamente virei a garrafa de ponta-cabeça e fui girando pra misturar a calda e o fermento q já havia decantado.
Fiz isso com uma certa suavidade com medo de oxidar a cerveja.
- 1 semana depois já estava carbonatada com 2 bar.

abs
 
Cara, fiz isso recentemente, por outro problema. Minhas tampinhas não fecharam direito...e eu tive uma leva de 40 garrafas vazando e com a tampa presa de maneira muito fraca.

Fiz o seguinte:

- Fervi a água com o açúcar por 20min. 6g/L no meu caso.
- calculei a quantidade de calda para garrafas de 300, 500 e 600ml.
- sanitizei tampinhas, seringas e td mais.
- Na hora de adicionar o açúcar, me dei conta que mesmo vazando,
havia uma quantidade de gás já presa no líquido (q é o teu caso tb),
então pus, no olhometro, menos calda, +- uns 80% do q colocaria se
não houvesse gás nenhum.
- depois de tampá-la novamente virei a garrafa de ponta-cabeça e fui girando pra misturar a calda e o fermento q já havia decantado.
Fiz isso com uma certa suavidade com medo de oxidar a cerveja.
- 1 semana depois já estava carbonatada com 2 bar.

abs

E como ficou a cerva? Estou com problema parecido..... :(
 
E como ficou a cerva? Estou com problema parecido..... :(
To bebendo d boa...TB nunca tinha feito. Não me pareceu ter defeito nenhum e carbonatou certinho.

Por curiosidade, q tampinha tu usou? A q me deu esse problema foi uma dinamarquesa prata da WE. Testei com 3 arrolhadores diferentes, sendo 2 deles 0km.

Nunca me deu esse problema e to desconfiado da tampinha. Tanto q troquei por outro fabricante, nacional, e tampou direito.


Abs
 
No meu caso, fiz o novo primming no domingo a noite. Fiz com os 6g/litro e usei 100% do líquido do primming.

No momento o manômetro está em 1,5.

Ansioso já pra provar kkk.
Espero que dê certo.
 
Renascendo o tópico:

Mesmo após a adição de mais primming o manômetro foi somente até 1,8 (mesmo após algumas semanas de espera).

Quando já havia praticamente desistido e ia começar do zero, abri uma das garrafas e a carbonatação estava muito boa. A cerveja ficou gostosa. Coloquei as demais pra gelar e bebi todas rs.

Então, o problema poderá ser no manômetro? Há algum tipo de teste que eu possa fazer?
 

Latest posts

Back
Top