Fermentação e Frio.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

david_jr

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
162
Reaction score
40
Alguns chamam o frio intenso de frio fdp.
Deixando de lado como chamam o frio. Tenho uma IIPA tentanto fermentar

IIPA
OG 1081
Atenuou até 1025 sem o frio
atenuou até 1022 com o frio

Meu objetivo era chegar próximo de 1010, já sei que não conseguirei.

Usei o SY025 Bio4 American Ale até o momento, se eu trabalhasse outro fermento a partir de agora conseguiria uma atenuação melhor? quais os fermentos que tenho disponíveís?

Bio4 Trapist Ale
Bio4 Wit
T58
wb06

São esses que tenho na mão...

devo tentar?
 
Essa cerveja é puro malte? Se for, só alguma levedura super atenuativa (como algumas de saison) poderá ajudar (não é fácil conseguir esses 87,5% de atenuação que você quer sem adição de açúcar).

Antes de adicionar outro fermento, no entanto, acho que seria melhor tentar dar uma aquecida no fermentador pra ver até onde vai.
 
Então Paulo, tenho aquecido e hoje atenuou mais um pouco, está em 1021, até o momento com 73% de atenuação (o site da Bio4 diz que o fermento atenua entre 73 a 77%, então devo estar perto do máximo mesmo).
Faltando 5 min para o término da fervura foram acrescentados:

1 kg de açúcar refinado
0,5 kg de mel

Com isso a OG ficou em 1081, o frio atrapalhou um pouco o caminho, o fermento SY025 foi preparado com starter de 1l por 24 horas, na próxima leva vou fazer starter com 48hs de antecedência no mínimo.
 
Tenta dar uma chacoalhada no fermentador de vez enquando pra manter a levedura em suspensão.

Nessa reta final também dá pra subir a temperatura até uns 23-24 graus.
 
Back
Top