Fermentação antecipada?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lvccas

Well-Known Member
Joined
Jan 29, 2014
Messages
354
Reaction score
73
Pessoal, tudo bem?

Comecei a fazer cerveja agora, e estou na segunda leva porém me restou uma dúvida quanto a fermentação.

Em minha primeira leva, uma witbier, a cerveja não fermentou, eu moí mal e não sei se fiz tudo certo.. então acabei descartando o lote, depois de dois pacotes de levedura, pois não sabia onde errei.(mesmo após o teste do iodo ter dado certo pra maltose).

Na segunda brassagem, estou fazendo uma IPA com os ingredientes abaixo:

Maltes: Pilsen, Castle Pale Ale e Castle Cara.
Lupulos: Magnum, Styrian e Tettnang.
Levedura: Mangrove Jack Belgian Ale M27

Todo processo correu bem, mas eu fiz apenas 10 Litros, e por medo de não fermentar usei o pacote inteiro de fermento após telo ativado.
Depois notei que meu fermentador não estava bem vedado, pois ele tinha pressão para "desnivelar" o airlock ate a curva mas não borbulhava. Quando pressionava ele, as bolhas saiam e voltava ao nível, apos minutos ele perdia o nível novamente por aumento da pressão interna. E ficou assim por 7 dias.

Seguindo a "receita" em que me baseei (alterei um pouco no beersmith), e por medo de autólise por eu ter colocado mais fermento que o necessário (mais bichinhos comendo), no 7º dia fui transferir ao maturador e a torneira estava entupida pelo alto nível de lama de fermento no fundo.. tive que tombar o balde, ate ai tudo bem.. mas vi que "fez" muita lama.

Agora esta no segundo dia de maturação, mas me surgiu a seguinte dúvida: "E se eu interrompi a fermentação muito cedo?".

O cheiro de cerveja estava bem característico e o odor de álcool estava bem forte, não tenho medo quanto a ter transformado pouco álcool.. meu medo principal é de explosão da garrafa quando for engarrafa-las devido a ter sobrado açúcar. Existe essa possibilidade?

O que posso fazer para testar, ou corrigir? ou sigo em frente?
Na dúvida, eu reservei um pouco da lama do fermento também.. não sei se ainda é util.

Eu comprei um pote de Açúcar invertido na LAMAS para 20 litros e iria usar metade dele.. uso?

Obrigado desde já e abraços!

*Obs: Tive um erro crasso, não utilizei densímetro em nenhuma etapa porque comprei em separado e ainda não chegou.. então não tenho nenhum número de OG pra ajudar..
 
Luccas, primeiro, essa sua receita de IPA, posta mais detalhes dela, quantidades, temperaturas, etc. Mas pra mim, até pelo fermento belga, está mais para uma Belgian Strong Golden Ale.

Quanto a não ter medido as densidades, isso realmente é um agravante mas não te impede de nada, eu fiz umas 8 levas sem nenhuma medição. Ai, tua segurança é a paciencia. Deixa umas 2 semanas em temperatura de fermentação e pode tocar o processo. Mesmo tendo feito a trasfega, pode ter certeza que ainda tem muita levedura na sua cerveja, vc só vai conseguir retirá-las quando fizer a clarificação em baixas temperaturas.

Mais uma coisa, evite trasfegas, quanto menos se mexe na cerveja, melhor. Autólise é uma coisa muito distante da nossa realidade, ela só acontece se existe uma pressão muito grande em cima das leveduras (como em fermentadores de 200 mil litros das grandes), caso contrário, é inexistente ou no mínimo irrelevante.

Abraços!
 
Tudo bom Andre?
Obrigado pela ajuda.

Então, foi algo como:

1,4kg Pilsen, 800g Castle Pale Ale e 300g de Castle Cara adicionados a 45 graus e mantive por 15 minutos em descanso,
apos isso subi para 55 graus e mantive por 30minutos.
apos, subi para 65/64 graus por mais 30-35 minutos
e fiz mash out por 5min a 76 graus.

Adicionei os lulupos a 60, 45, 20 e 5. sendo duas levas de 7g Magnum, 5g de Styrian e 6 g Tettnang aproximadamente.

a levedura Mangrove Jack Belgian Ale M27, tem uma atuação ampla, ela serve para vários tipos de cerveja.. ai, vc pode estar ate mais correto que eu no estilo, rs, me baseei no beersmith no enquadramento da comparação, porem não tenho as ogs para comparar na tabela periódica.

Vou deixar a leva ate o próximo final de semana e qualquer novidade aviso aqui.

Muito obrigado pela ajuda mesmo.
abs!
 
Toma cuidado quando for montar cervejas no BS se baseando apenas nas barras que enquadram o estilo. Vc pode equadrar as barras com diversas combinações, mas sem um conhecimento do efeito de cada ingrediente pode causar alguma frustração pois o resultado pode acabar sendo diferente do esperado.

Tá, mas como faço? Cara, só o tempo mesmo. O fermento belga serve para uma gama de cervejas...belgas, kkkkkk. Digo isso pois ele tem características esterificantes. Mas, de qualquer forma, vai sair uma belissima cerveja, eu adoro esse estilo!
 
Toma cuidado quando for montar cervejas no BS se baseando apenas nas barras que enquadram o estilo. Vc pode equadrar as barras com diversas combinações, mas sem um conhecimento do efeito de cada ingrediente pode causar alguma frustração pois o resultado pode acabar sendo diferente do esperado.

Tá, mas como faço? Cara, só o tempo mesmo. O fermento belga serve para uma gama de cervejas...belgas, kkkkkk. Digo isso pois ele tem características esterificantes. Mas, de qualquer forma, vai sair uma belissima cerveja, eu adoro esse estilo!

Então. Depois que vc comentou eu pensei nisso mesmo da barra kkk. Mas e o jeito. Vou errar bastante ainda. Mas valeu mesmo.
e então. Sobre o fermento. Eu errei! Usei o M44. Comprei ambos pq na descrição comentava de ipa. Mas agora na duvida fui olhar as fotos do processo. Mas tb nao sei as características exatas desse.
Abs
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    63.1 KB · Views: 198
Há um 'estilo em formação' que está sendo chamado de Belgian IPA. Mas se vc fez pensando em uma IPA americana ou inglesa não vai chegar nso resultados que havia pensado, embora provavelmente vá ter uma cerveja legal para tomar.
A IPA americana, que é a mais comum aqui no Brasil é uma cerveja em que o fermento é bem neutro, e deve deixar aparecer bastante os aromas de lúpulos, principalmente dos lúpulos cítricos, já as inglesas os lúpulos que vão aparecer vão lembrar mais os aromas florais e terrosos, tendo um dulçor de malte maior e menor amargor geralmente, as leveduras de IPA inglesa acabam tendo um caráter mais frutado do que as neutras usadas nas americanas.
Já a Belgian IPA é um estilo que está sendo definido, muitos consideram que o melhor parâmetro seria a fusão entre uma tripel e uma American IPA.
 
Ah sim, esse fermento é bacana pra cervejas neutras (eu ainda não usei, mas ele equivale ao US-05). Mas a lupulagem que você usou não é de IPA. Magnum: neutro; Stryrian: floral; Tettnag: picante.
De qualquer forma, relaxe quanto ao estilo, vai ficar uma breja bem boa!
 
Back
Top