Fazer Starter pra 2 receitas com 1 Pacotinho

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

NOxREMORSE

Active Member
Joined
Mar 23, 2016
Messages
39
Reaction score
5
Opa, minha dúvida é a seguinte:

Vou fazer 2 receitas de Belgian Blonde Ale de 20L cada no sábado e gostaria de utilizar o M10 para ambas mas só tenho 1 pacotinho.

A densidade de ambas é 1059 (pelo beersmith), portanto 0.75 de pitch rate e pelo beersmith fala que devo usar 0,53ml de starter por receita, mas no brewersfriend fala 0,9ml (com 94g de DME).

Contas utilizando o stirplate.

O que entendi é que se eu usar 2L de agua com 1 pacotinho de M10 + 200g de DME + 2 gotas de azeite eu conseguiria em 24h a quantidade de 2L de starter forte o suficiente para usar 1L em cada receita de 20L.

Estou calculando algo errado ou é por ai mesmo?

Valeu !
 
Bom Dia Amigo!

Faltou a informação mais importante rsrs quantos litros de cerveja você vai fazer?
 
Opa, já corrigi no texto original.

Serão 2 receitas de 20L.

Valeu!
 
Blza, vamos lá:

Usei o brewers friend para calcular, levando em conta as informações que você me passou: 40 litros de mosto, com densidade inicial de 1059, e uma pacote de fermento com 10g:

Pela calculadora seriam necessárias 435 bilhões de células para fermentar a sua cerveja, porém com um starter de 2 litros, utilizando 228g de DME pra ficar com 1040 de densidade você teria 419 bilhões de células...um pouco menos que o necessário, mas acho que nenhum desastre irá acontecer se você não tiver como adquirir mais levedura.

Mas me tire uma dúvida...qual o tamanho do seu erlenmeyer? 2 litros? Por que se for um erlenmeyer de 2 litros da pra fazer no máximo 1,5 litros de "mosto", por que senão na hora da fervura pode acabar derramando e as vezes os starter formam um pouco de espuma, e pode acabar vazando se estiver muito cheio.
 
Opa valeu!

Eu uso o Erlenmeyer de 2L, e vou usar 2L de agua mineral com PH 5.5 e vou colocar 200g de DME e 3 gotas de azeite de oliva.

Acho q deve dar pro gasto.
 
Boa tarde!
O azeite não substitui não a aeração
A areação é utilizada para a fase aeróbica da levedura (sua multiplicação)
o azeite é utilizado para fornecer ácidos graxos para o levedo.
 
No remorse, não precisa por azeite de oliva no starter. Só se recomenda por nutrientes como a yestamina ou servomyces caso esteja usando levedura liquida. A levedura seca tem nutrientes já e boas reservas de energia.
Na fermentação do mosto, aí sim, se você estiver usando levedura líquida, com taxa de inóculo correta e boa viabilidade, o azeite vai fornecer os ácidos graxos necessários para construção da parede celular, e você não precisaria oxigenar. Conheci pessoas que tem feito assim com sucesso. Mas se está usando levedura seca, não precisa nem azeite nem aeração, elas dão conta numa boa, basta hidratar.

Abraço e boas brassagens

Leo

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Eu fiz o starter com 2L + 1 pacotinho de M10 + 200g de DME + 3 gotas de azeite de oliva.

No total deram 2.2L onde separei 1.1L para cada receita.

As receitas já estão chegando a 6% de alcool como esperado e ao experimentar, estão deliciosas !

PS: Uma duvida que me deu, como já está perto do fim da fermentação(inicio da fermentação sabado 1h da manhã), alguem sabe se agitar o balde, mesmo que seja abrindo e mexendo apenas para dar uma "animada" no fermento tem algum resultado positivo ou não muda nada?
 
Cada fermento tem uma atenuação típica, meça sua FG, se estiver dentro da faixa de atenuação do fermento, então não adianta mexer. Mas se ainda não tiver atenuado tudo, e vc acha q a fermentação está estagnada, pode tentar agitar ou até mesmo aumentar a temperatura para reativar o fermento.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Back
Top