Excesso de fermento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

robocop89

Well-Known Member
Joined
Aug 15, 2013
Messages
250
Reaction score
21
Boa tarde,

Semana passada fiz 2 levas, umas pale ale e uma wit.
Ambas as levas foram de 40 litros e usei 3 pacotes de fermento para cada.

Fui acompanhando a densidade e ocorreu tudo bem, chegou no esperado ...

Mas hj qdo abri o fermentador, vi as imagens em anexo.

O gosto esta bom e atenuação ja atingiu o planejado.

]Isso pode ter ocorrido por excesso de fermento?
Falta de areação?

Ou é um problema?
 

Attachments

  • IMG_20140118_132004538_HDR.jpg
    IMG_20140118_132004538_HDR.jpg
    56.6 KB · Views: 726
  • IMG_20140118_131930654.jpg
    IMG_20140118_131930654.jpg
    34.4 KB · Views: 634
Segundo o guru Guenther, isso é normal ... isso se chama "krausen"
 
É normal.

O Krausen é a espuma gerada pela fermentação, e é constituída de bolhas de CO² com inúmeras coisas "grudadas", incluindo fermento. Aliás, boa parte do fermento mais saudável que há pra se coletar (e reaproveitar) é justamente durante a fase de alto krausen, utilizando a técnica de top-cropping.

Sobre "fermento demais", comece a se preocupar a partir de 2g por litro. Abaixo disso, é muito difícil ter problemas.

Abraço,
 
E esse Krausen, tem como diminuir, remover, ....? O que ele causa dr bem e de mal?

Fabiano da Mata?
 
E esse Krausen, tem como diminuir, remover, ....? O que ele causa dr bem e de mal?

Fabiano da Mata?
Krausen é uma coisa normal, não tem que fazer nada, não é ruim (tirando o fato de por vezes transbordar), nem bom, nem nada.. é simplesmente uma característica da fermentação tal qual a geração de CO². Cervejas muito fortes e lupuladas tendem a gerar mais Krausen, bem como nas fermentações que começam com temperaturas muito altas.

Abraço,
 
Guenther como se dá o uso de substâncias para diminuir esse krausen, evitando o vazamento dos baldes, me parece que os americanos usam bastante esse recurso, conseguindo assim colocar mais cerveja nos fermentadores. Já vi comentários que pode se usar dimeticona (luftal) que tem o mesmo efeito. Como usar? Tem contra indicações na cerveja?
 
Guenther como se dá o uso de substâncias para diminuir esse krausen, evitando o vazamento dos baldes, me parece que os americanos usam bastante esse recurso, conseguindo assim colocar mais cerveja nos fermentadores. Já vi comentários que pode se usar dimeticona (luftal) que tem o mesmo efeito. Como usar? Tem contra indicações na cerveja?
Cara, sim, existem anti-espumantes. Eu uso o que é vendido na MoreBeer.com.

Eles diminuem suavemente o Krausen da fermentação, mas nada de faça milagres. Também uso bastante nos starters e durante a fervura.

É mais ou menos como um luftal mesmo, mas eu particularmente uso o que é próprio pra cerveja. Ele não resulta em problemas de espuma no final porque tudo acaba decantando e indo embora.

Abraço,
 
É normal.

O Krausen é a espuma gerada pela fermentação, e é constituída de bolhas de CO² com inúmeras coisas "grudadas", incluindo fermento. Aliás, boa parte do fermento mais saudável que há pra se coletar (e reaproveitar) é justamente durante a fase de alto krausen, utilizando a técnica de top-cropping.

Sobre "fermento demais", comece a se preocupar a partir de 2g por litro. Abaixo disso, é muito difícil ter problemas.

Abraço,

Guenther, 2g no caso da levedura "em pó", mas no caso de fermento líquido qual seria a proporção?
 
É normal.

O Krausen é a espuma gerada pela fermentação, e é constituída de bolhas de CO² com inúmeras coisas "grudadas", incluindo fermento. Aliás, boa parte do fermento mais saudável que há pra se coletar (e reaproveitar) é justamente durante a fase de alto krausen, utilizando a técnica de top-cropping.

Sobre "fermento demais", comece a se preocupar a partir de 2g por litro. Abaixo disso, é muito difícil ter problemas.

Abraço,

Guenther, eu sempre pensei que krausen ocorria apenas enquanto a fermentação estivesse ativa, pelo que vc disse esse perio se estende, e isso?
Abç
 
Back
Top