Este freezer serve para fazer cerveja caseira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Celio Rubens

Active Member
Joined
Jan 13, 2021
Messages
27
Reaction score
2
Location
Piraju, São Paulo
Olá, amigos cervejeiros!
Preciso da opinião dos senhores.

Freezer Midea RCFA11 - 150 litros - 127V - Novo.
Valor: R$ 1.390,00.

Algumas características.

Temperaturas:
Mínima -24°C
Máxima 10°C

Três faixas de operação:
1. faixa "Resfriar" opera com temperaturas entre 10°C e 0°C.
2. faixa "Conservar" opera com temperaturas entre -12°C e -18°C.
3. faixa "Freezer" opera com temperaturas entre -18°C e -24°C.

Nota:
Ao fechar a tampa do aparelho, haverá formação de "vácuo interno", dificultando a abertura da mesma, o que é normal devido a vedação, a qual contribui para a redução do consumo de energia. Aguarde de um a dois minutos antes de abrir a tampa novamente.

Perguntas:
1. Esse freezer, com a características citadas acima, serve para fermentar/maturar cerveja caseira?

2. A temperatura máxima de 10°C não é muito baixa, pois tenho visto receitas que pedem 15°C ou 19°C para fermentação?

3. Esse "vácuo interno" que se forma ao fechar a tampa do freezer não irá atrapalhar o fermentador ou o Airlock?

4. O uso de um termostato digital resolveria o problema da temperatura máxima?

5. Aconselham outra marca, modelo de freezer ou talvez alguma geladeira até R$ 1.500,00 (produto novo)?

São muitas as questões... preferi perguntar aqui antes de fazer caca.

Sou muito grato a todos pela atenção!!!
 
olá Celio,

O uso de um controlador externo (TIC, STC, etc) "bypassa" o controle de temperatura do equipamento, ou seja, näo se preocupe com mínimas e máximas.

Não vejo o vacuo interno como um problema, além de ser leve, fermentacao vai gerar co2 de sobra pra não haver interferência por pressäo negativa.

Sobre aconselhar, me parece muito caro para uma camara de fermentação/maturaçäo. Por metade vc pega algo usado moderno (consumo) em bom estado.
 
olá Celio,

O uso de um controlador externo (TIC, STC, etc) "bypassa" o controle de temperatura do equipamento, ou seja, näo se preocupe com mínimas e máximas.

Não vejo o vacuo interno como um problema, além de ser leve, fermentacao vai gerar co2 de sobra pra não haver interferência por pressäo negativa.

Sobre aconselhar, me parece muito caro para uma camara de fermentação/maturaçäo. Por metade vc pega algo usado moderno (consumo) em bom estado.
Aqui na minha cidade estão pedindo entre R$ 1.600 e R$ 1.800 num freezer de 2 portas 310 litros usado, achei muito caro!!!

Muito obrigado por suas ponderações!
 
Entendi.
Uma geladeira não é mais fácil de encontrar/barata? O range de temperaturas de uma geladeira atende perfeitamente, näo precisa ser freezer.
 
Eu iria na sugestão do Persevalli: geladeira usada. Além de ser mais barata e atender o gradiente de temperatura que operamos para fermentar e fazer cold crash, a porta frontal facilita bastante na hora de colocar e retirar um fermentador cheio. As costas agradecem.
 
Back
Top