Espuma na recirculação do mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

xykomarcal

Well-Known Member
Joined
Nov 4, 2015
Messages
140
Reaction score
60
Caros, é a segunda leva que me acontece isso.

Alguém já teve esse tipo de problema de espuma na mostura ?

Apesar de eu usar um "chuveirinho" pra diminuir o fluxo de retorno e não criar canais preferenciais, meu chuveiro solta o mosto num vetor lateral e eu sempre o regulo ao nível do mosto para não fazer "splash".

Contudo eu uso bomba de máquina de lavar, e mesmo trocando a bomba a espuma vem vindo com tudo.

Aparentemente a espuma forma por causa da bomba, como se fosse um skimmer de aquário, que coagula as proteínas do líquido, porém não descartamos nenhuma possibilidade.

Se isso é vero, até que ponto posso esperar problemas na retenção de espuma na cerva pronta?

Só p esclarecer, essas ultimas 2 levas foram uma Brown Ale (com 4% de aveia p aumentar as proteínas - espuma e corpo); e a outra uma Pale Ale com maris otter, vienna e melano. Ambas que estou acostumado a fazer.

Também só p esclarecer: eu enxáguo bem meu equipamento. Não é sabão não.

Cheers

:pipe:
 
Eu já tive esse problema quando reduzi a vazão com uma válvula antes da bomba. O certo é deixar a vazão toda aberta na entrada e reduzir a saída

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Eu uso bomba de maquina de lavar também é nunca tive problemas com espuma na recirculação.
E eu controlo a vazão pela válvula da panela
Porém antes de ligar a bomba eu encho a mangueira de mosto
Depois ligo a bomba com válvula toda aperta e quando a mangueira tá toda cheia já saindo mosto em cima eu regulo a vazão na valvula

Da uma olhada se não pode ser alguma entrada de ar
Pois quando vou fazer trasfega de balde coloco uma mangueira na torneira do balde e quando a mangueira não ta bem encaixada vedada da espuma na cerveja dentro da mangueira.

André Wenderosck
 
Back
Top