especial bitter

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

SergioL

Active Member
Joined
Apr 18, 2016
Messages
28
Reaction score
3
Olá,
Gostaria de opiniões dos mais experientes
Vou brassar uma especial bitter e elaborei a seguinte receita para 20l no meu BIAB
Maris Otter- 88.2%
Munich-9.1%
crystal 60L-4.5%
Biscuit- 4.5%
OGv1046 FG 1011 ( abv 4.58 %)
IBU38,5 , usarei o nuget 6g ( tenho disponível ) e ekg 12g para amargor e ekg 12g aos 25' , 15' , 10' e 5' finais para aroma
fermentação a 67° com US-04
Os maltes especiais casam bem juntos ? as proporções estão adequadas ?alguma sugestão?
Sds
 
Fermentação a 67°? Tem algo errado aí.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Ops , rrrsss , a brasagem a 67°
fermentação a 18° , foi mal!
Aguardo sugestões
Sds
 
Olá,
Gostaria de opiniões dos mais experientes
Vou brassar uma especial bitter e elaborei a seguinte receita para 20l no meu BIAB
Maris Otter- 88.2%
Munich-9.1%
crystal 60L-4.5%
Biscuit- 4.5%
OGv1046 FG 1011 ( abv 4.58 %)
IBU38,5 , usarei o nuget 6g ( tenho disponível ) e ekg 12g para amargor e ekg 12g aos 25' , 15' , 10' e 5' finais para aroma
fermentação a 67° com US-04
Os maltes especiais casam bem juntos ? as proporções estão adequadas ?alguma sugestão?
Sds


Tua conta tá errada:
88,2 + 9,1 + 4,5 + 4,5 = 106,3%

Clássica bitter
Maltes:
~90% maris otter
~10% Cristal 50~60L
se necessário, algum escuro pra ajustar cor

Lúpulos e fermento OK. Só aconselho manter mesmo os 18ºC ou talvez até uns 17 ~ 17,5 com o 04. Em temperaturas um pouco mais altas, ele dá MUITO frutado, o que não é muito desejável pra bitter.
 
Obrigado Tiefensee pela dica,
verdade , o Maris Otter seria 81.8% ,postei errado
Minha dúvida era exatamente essa , se daria para por mais malte cristal¨60 sem gerar dulçor demasiado .
Grato
 
Obrigado Tiefensee pela dica,
verdade , o Maris Otter seria 81.8% ,postei errado
Minha dúvida era exatamente essa , se daria para por mais malte cristal¨60 sem gerar dulçor demasiado .
Grato

Não vejo muito o porquê de usar Munich na receita. O caráter maltado das bitters geralmente se restringem ao Maris Otter, ou até mesmo o pale inglês.

quanto ao caramelo, sim, 10% vai dar dulçor sem sombra de dúvidas. Mas é muito questão de gosto. Na dúvida, EU FARIA com menos na primeira leva. Usaria uns 5~8%, principalmente por ser uma cerveja de OG mais baixa. Achou que podia ter mais caráter de caramelo, na próxima coloca mais. Neste tipo de coisa (maltes especiais, IBU, etc.), acho sempre melhor errar pra menos e na próxima corrigir do que errar pra mais.
Isso é uma coisa que acredito muito. Faz uma leva, experimenta e vê o que acha que poderia melhorar. "Faz outra leva corrigindo aquilo. Experimenta e vê o que acha que pode melhorar. Faz outra leva corrigindo aquilo. Experimenta e vê o que acha que pode melhorar. Faz outra (...)"
Hoje estou mais em uma pilha de fazer menos estilos e acertar bem a receita dos estilos que mais gosto do que ficar mudando de estilo a cada leva, sem muita perspectiva de melhora de uma receita específica. Mas isso vai de cada um...

Ah, e errar pra mais? QUANTIDADE DE FERMENTO!!!
 
estou meio que me aproximando desta linha também ! Seria o ponto zero desta receita best Bitter , acho que tem razão em usar somente esses dois maltes e ir evoluindo e testando outros ingredientes nas próximas . Vi em alguns posts gringos o uso do munich+ cristal 40/60 / + caramunich. Outros usam até melano e malte de trigo . Mas como dito , vamos adicionando e testando , mudando ... até cair no gosto pesssoal.
Sds
 
Back
Top