Equipamentos para aeração

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaelpiovesan1

Well-Known Member
Joined
Jun 17, 2013
Messages
99
Reaction score
40
Pessoal,

sempre utilizei fermento seco por isso nunca me preocupei muito com a aeração, agora estou pensando em começar usar fermento liquido e estou com algumas dúvidas quando aos equipamentos.

Pedra difusora: Já vi em outros tópicos que a ideal seria de 0.5 micron mas só tenho achado a de 2 micron, esta dá conta do recado? Alguém sabe onde encontro a .5?

Bomba de aquário: já vi gente reclamando que sua bomba não consegue bombear através da pedra difusora, procurando pela internet achei bombas com potencia de 2.5w a 16w, alguém sabe dizer qual a potencia mínima indicada para aerar mosto?



Abraço
Rafael
 
Rafael, o que o pessoal usa ou é de 5 microns ou de 2 microns, 0,5 é muito pequeno e deve dar trabalho pra sanitizar.

Vai de 2 microns que é de perfeita para o trabalho, agora se quer uma sugestão, usa O2 puro pois a diferença é bastante.

De preferencia para a pedra de aço inox, acha facil hoje no mercado.

Compra um cilindro pequeno que vai durar 1 vida praticamente, pois usa muito pouco mas compensa.

PS: realmente as bombinhas de aquario não dão conta de empurrar o ar atraves do micro furos.
 
@rafinus, pensei em comprar um cilindro de oxigênio mas não sei se as vantagens justificam gastar tanto mais. Pelo que sei as vantagens seriam a economia de tempo, alguns minutos de oxigenação são o suficiente, e a efetividade, conseguimos concentrações maiores de oxigênio dissolvido do que usando ar, há mais alguma?
 
Uma grande desvantagem que acho em aerar com bombinha de aquário é a espuma gerada, que se não tomar cuidado faz uma lambança. Com oxigênio puro dá pra evitar.
 
Rafael, o oxigenio puro vai beneficiar a fase de crescimento das suas leveduras muito melhor que somente o ar e consequentemente a sua cerveja. Fora o risco de contaminação se caso o seu filtro de ar não funcione legal ou esteja contaminado.

Tambem tinha essa preocupação com o gasto, mas depois que comprei o O2 vi que minhas cervejas ficaram mais assertivas com as contas que fazemos para inoculação das leveduras.

Ja vi uma galera (entre amigos) tambem rachando o custo de um cilindro e levando pra aerar no dia da brassagem.

Abs,



@rafinus, pensei em comprar um cilindro de oxigênio mas não sei se as vantagens justificam gastar tanto mais. Pelo que sei as vantagens seriam a economia de tempo, alguns minutos de oxigenação são o suficiente, e a efetividade, conseguimos concentrações maiores de oxigênio dissolvido do que usando ar, há mais alguma?
 
rafinus e gabriel,

valeu pelas dicas, vou pensar na possibilidade de partir direto para O2 puro. De qualquer forma gostaria de saber a potência mínima da bomba para usar uma pedra de 2 micron.

Quanto a espuma gerada pela bomba, daria para usar luftal para evita-la?

Abraço
 
rafinus e gabriel,

valeu pelas dicas, vou pensar na possibilidade de partir direto para O2 puro. De qualquer forma gostaria de saber a potência mínima da bomba para usar uma pedra de 2 micron.

Quanto a espuma gerada pela bomba, daria para usar luftal para evita-la?

Abraço

Esses dias recebi um email do lamas, eles tem o Fermcap S agora.

Não sei responder sua pergunta, só to falando porque um tempo atrás fiquei um tempão catando pra comprar no BR porque não queria usar o Luftal e não encontrei.
 
Já usei luftal e deu certo, já usei e não deu... e fico com medo da proporção de gotas necessárias para evitar o excesso de espuma e não afetar a retenção dela quando carbonatada. Deixarei pros mais experientes, pois ainda não quis arriscar muito pois já coloco em média 10gotas/32L na fervura, e na hora de aerar nunca passei de 6 gotas.
 
Back
Top