Envase sem antes trocar de fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luidlh

Active Member
Joined
Sep 25, 2013
Messages
42
Reaction score
4
Olá galera,

se eu não trocar de fermentador durante o processo de fermentação, na hora de engarrafar a lama continua no fundo do balde. Então não tem como extrair o líquido através da torneira do balde porque vai puxar lama também, correto?

como então eu devo extrair o líquido? abrindo a tampa do balde e usando um auto-sifão?
 
Olá galera,

se eu não trocar de fermentador durante o processo de fermentação, na hora de engarrafar a lama continua no fundo do balde. Então não tem como extrair o líquido através da torneira do balde porque vai puxar lama também, correto?

como então eu devo extrair o líquido? abrindo a tampa do balde e usando um auto-sifão?

Seu balde está com a torneira muito baixa?

Isso só se daria se sua torneira estiver abaixo do depósito de fermento. Caso o contrário, se vc não balançasse o balde, não teria o pq isso acontecer (no máximo só na primeira retirada de líquido poderia acontecer isso)

Se estiver assim, tente um novo balde com a torneira acima disso...
 
Rodrigo, meu balde e torneira são da WE, o buraco por onde sai o líquido da torneira é voltado mara cima, ali na parte de dentro do balde, para puxar apenas o líquido mesmo, acredito eu, então acho que nao ocorreria problema.

mas mesmo assim penso em trocar de balde na fermentação, dizem que dá uma diferença no processo final da cerveja... apesar de eu estar fazendo uma belgian blond ale e minha primeira leva, também ouvi falar que há necessidade em trocar de balde só acima de 30 dias de fermentação, a minha não vai dar tudo isso, então fico em dúvida ainda se troco ou não na segunda-feira que vem.
 
Rodrigo, meu balde e torneira são da WE, o buraco por onde sai o líquido da torneira é voltado mara cima, ali na parte de dentro do balde, para puxar apenas o líquido mesmo, acredito eu, então acho que nao ocorreria problema.

mas mesmo assim penso em trocar de balde na fermentação, dizem que dá uma diferença no processo final da cerveja... apesar de eu estar fazendo uma belgian blond ale e minha primeira leva, também ouvi falar que há necessidade em trocar de balde só acima de 30 dias de fermentação, a minha não vai dar tudo isso, então fico em dúvida ainda se troco ou não na segunda-feira que vem.

É, então não terá problemas mesmo com o fermento nas garrafas.

Com relação aos benefícios ou não da trasfega, vamos deixar para a outra thread a discussão.

abraços!
 
Cara se tu fizer a maturação em temperatura entre 0ºC e 3ºC (talvez até um pouco mais alta) o fermento vai decantar e ficar todo no fundo do balde. Pode extrair tranquilo pela torneira.
 
pretendo maturar a 0-1 grau.

digam-me uma coisa, se eu fermentar mais de 30 dias, aí aconselham trocar de balde. Esses 30 dias é: o total da fermentaçao + maturaçao?
 
pretendo maturar a 0-1 grau.

digam-me uma coisa, se eu fermentar mais de 30 dias, aí aconselham trocar de balde. Esses 30 dias é: o total da fermentaçao + maturaçao?

Eu não troco nunca de balde, e já deixei 2 meses no mesmo fermentador, e não percebi nada de errado.

Também não sou muito treinado, então posso não ter percebido algum Off-Flavor, entretanto, alguns cervejeiros mais experientes aqui do fórum e de outros que participo relatam não ter tido nenhum problema.

Acho também que 30 dias é muito pouco para dar algum problema, ainda mais que a maturação é feita a baixa temperatura, o que diminui a atividade do fermento, afastando a possibilidade de autólise.

Assim, te sugiro a não trocar de balde. Ainda mais se esta for a sua primeira cerveja.

Evite ao máximo alguma possibilidade de contaminação, até que vc chegue num processo que te agrade.
 
é, vou manter no mesmo balde mesmo, na próxima eu arrisco mudar. valeu!
 
A minha vou deixar 5 dias fermentando e 10 dias maturando no mesmo balde, numa temperatura de 20 °C. Se ficar sedimentado paciência, o que não rola é ter que trocar de balde e correr o risco de contaminar tudo. Como o próprio John Palmer disse, pra quem é iniciante, não compensa trocar de balde o risco x benefício. E ainda existe uma grande discussão sobre a real eficiência de trocar de balde para a maturação. Enfim, pra mim não compensa. Basta deixar 2-3 semanas ou mais no fermentador primário mesmo e mandar bala no envase.
 
eu ia fermentar no primeiro balde 7 dias a 20 graus, no segundo balde mais 7 dias a 20 graus e depois 7 dias maturando a 0 grau.

se eu nao trocar de balde mantenho a mesma coisa entao? 14 dias fermentando a 20 e 7 dias maturando a 0?
 
eu ia fermentar no primeiro balde 7 dias a 20 graus, no segundo balde mais 7 dias a 20 graus e depois 7 dias maturando a 0 grau.

se eu nao trocar de balde mantenho a mesma coisa entao? 14 dias fermentando a 20 e 7 dias maturando a 0?

Exatamente, mas é mais aconselhável deixar 7 dias fermentando a 20 °C e depois abaixar a temperatura o resto dos dias, caso queira. Não é regra.
 
entao só 7 fermentando a 20 graus e 14 maturando a 0?
 
Vc precisa saber quando a fermentação terminou para poder baixar a temperatura. Vc tem um refratômetro ou densímetro?

Depois de 2 ou 3 dias sem alteração da densidade, vc pode descer a temperatura para a fermentação.

Se não tiver, passados os 7 dias suba um pouco a temperatura (para uns 22 graus) deixe um pouco mais para ter certeza que não sobrou mais nenhum fermentável.
 
tenho refratômetro.

entao eu deixo 7 dias, no sétimo eu vejo a densidade, espero mais 2 e vejo se nao alterou?
 
isso! só não se esqueça de corrigir a leitura do refratômetro, ademais é exatamente isso!

O que eu costumo fazer é acompanhar a densidade todo dia. Quando estabilizar, deixo mais uns 2 ou 3 dias a 22 e passo para a maturação.

abraços!
 
e aí vc deixa 14 dias maturando em média?

valeu abraço!
 
Aí depende um pouco, mas em média deixo mais ou menos isso sim.

Já tive casos que por pressa deixei só 2 dias a 0 grau (para decantar o fermento) e já engarrafei.
 
Isso. Conheço gente que deixa 4-6 dias fermentando e depois já engarrafa para deixar maturando dentro da garrafa. A eficiência em termos de sabores é menor mas dá pra ser feito.
 
Cara, tiraram 20.000kg das minhas costas, agora!!
Fiz uma Bohemian Pilsener e coloquei para fermentar no dia 18/09, iria deixar 10 dias fermentando (mudando a temperatura conforme uma tabela que achei), e depois ia passar para o balde maturador, a 0º, e fazer a maturação normalmente.
Acontece que deu tudo errado, e vou conseguir passar para o maturador apenas HOJE!!
Já abaixei a temperatura pra 0º semana passada, mas fiquei com medo de ter "estragado" minha leva, agora fiquei mais tranquilo!!
 
Legal, Fábio!
Dei uma conferida lá, ontem fui trocar de balde e o sabor estava maravilhoso, claro que não sou um bom entendedor para identificar os off flavors, mas o sabor estando bom pra mim é o que importa, já que sou iniciante... hehehe
Valeu!
 
Legal, Fábio!
Dei uma conferida lá, ontem fui trocar de balde e o sabor estava maravilhoso, claro que não sou um bom entendedor para identificar os off flavors, mas o sabor estando bom pra mim é o que importa, já que sou iniciante... hehehe
Valeu!

Você pode engarrafar uma unidade e fazer o priming na garrafa mesmo, pra quando for engarrafar de verdade, já ter uma prévia de como vai ficar mais ou menos.
 
gutocernev,
Exatamente, se pra você está ótima e o que interessa! :)
Nem sempre o que é "indesejável" pro estilo, vai ser pro teu gosto.

Deixo no fermento por praticidade, pura e simplesmente.

Abraço.
 
Back
Top