Envase com panela de alumínio

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ricardoreiter

Member
Joined
Jan 4, 2015
Messages
24
Reaction score
2
Boa tarde à todos!

Minha primeira leva está lá clarificando/maturando e durante esse processo foi me surgindo algumas dúvidas.

Na hora de envasar, devo passar a cerveja do fermentador para outro balde sem a lama, adicionar o açúcar, misturar e envasar. Certo? O problema é que minha leva é de +/- 23 Litros e não possuo outro recipiente que caiba esses 23 litros, a não ser minha panela!

O problema é que a panela é muito grande para sanitizar, e li também que o meu sanitizante (PAC 200) não deve ser utilizado no alumínio. Sem falar q é meio ruim limpar a torneira dessa panela, então tenho medo q possa haver contaminação por culpa disso.

Eu tenho um balde menor (Aqueles alimentícios, de margarina) de 15 Litros, será que não seria melhor passar 15 litros para o balde, adicionar o priming, envasar, depois passar o resto, adicionar o priming e envasar?
Ou dá para fazer o envase numa boa pela panela?

Obrigado!
 
Você mesmo ja respondeu rsrsrs.

passe pro balde de 15l, não tem problema. Só toma cuidado quando for fazer o priming para não super carbonatar, ja que vc vai engarrafar em partes.
 
Enquanto não tiver outro balde que comporte a leva inteira, use o de 15.

Assim que puder, compre um balde maior.

Usar a panela de alumínio, eu particularmente não usaria, por questões de dificuldade de limpeza, sanitização, e acidez da cerveja pronta.
 
Pra sanitizar pode só cobrir o fundo com um pouco de água, 0,5 ou 1 litro e ferver... deixando esfriar um pouco com a tampa fechada não deve entrar nada nela.

O problema são os registros, seria bom tirar eles e limpar bem, igual faria com um balde plastico de envase...

A questão do pH mais baixo da cerveja não deveria afetar o aluminio tão rapidamente, só durante os minutos do envase.
 
Pra sanitizar pode só cobrir o fundo com um pouco de água, 0,5 ou 1 litro e ferver... deixando esfriar um pouco com a tampa fechada não deve entrar nada nela.

O problema são os registros, seria bom tirar eles e limpar bem, igual faria com um balde plastico de envase...

A questão do pH mais baixo da cerveja não deveria afetar o alumínio tão rapidamente, só durante os minutos do envase.

Pois é, esse é o problema do registro da minha panela... Como não usei anel de silicone para vedar, somente veda-rosca e a rosca está direto no alumínio, tive que apertar BEM para não vazar.
Fica meio fora de mão toda vez ficar removendo e colocando de novo, sem falar q se ficar rosqueando o tempo todo, começa a desgastar a rosca...

Vou fazer pelo balde mesmo, o bom é que consigo fazer a marcação certinha da litragem e não erro no cálculo do priming, pois não sei a quantidade exata que irá sobrar de cerveja pro priming.

Abraços
 
Pode fazer o primming direto no fermentador ! É só cuidar na hora de mexer para não perturbar a borra no fundo do fermentador.
 
Pode fazer o primming direto no fermentador ! É só cuidar na hora de mexer para não perturbar a borra no fundo do fermentador.

acho que até poderia ser, mas tenho medo de acabar misturando parte do fermento decantado (Perdendo parte do processo clarificação), também por ter que mexer com muito cuidado talvez a mistura não fique homogênea e poderei errar no calculo do priming, pois não sei quantos litros exatamente tem.

Mas obrigado pela dica!
 
Back
Top