e começando...... primeira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Kyzylla

Well-Known Member
Joined
Apr 29, 2016
Messages
108
Reaction score
16
Bom dia,

Enfim primeira brassagem.

Depois de meses, programei e fiz a primeira brassagem.

Cerveja tipo KIT apa, usando ardbir e equipamento projetado por mim ,(claro que copiando muitas idéias do fórum e da net), mas saiu.

Como já imaginava muitos problemas para aprender , mas não desanimar com as intempéries, vou tentar relatar abaixo o processo e caso algum mestre cervejeiro puder e tiver tempo vou gostar das críticas, mas peguem leve por favor. vou enumerar que assim as sugestões e críticas podem ser facilmente identificadas.

antes de tudo, tentei usar planilha beersmith, mas achei muito complicada para mim, aí em cima dela tentei simplificar em excel o processo, foto em anexo PDF, não consegui anexar a planilha excel.

1) refratômetro, vou levar primeira bronca, comprei e está parado nos correios desde dia 17 maio, complicado, mas como tinha agendado fiz assim mesmo, agora minha pergunta.
1a) eu reservei uma seringa de 3 ml de mosto antes de inocular, para quando o refratômetro chegar eu aferir a OG, posso fazer isso? vai dar certo?

2) processo era para ser automático no ardir mas não foi, no teste com água funcionou 100% agora pra valer só entrava em ebulição, aí plano B, fui pro manual no ardbir. regulei e fomos.

3) moagem dos grãos acho que foi fácil, tenho acesso a um moedor elétrico e foi rápido, talvez tenha ficado um pouco grosso, mas não tenho certeza.

4) cozimento, 68 graus 115 minutos, sempre recirculando , aqui vacilei, só percebi aquando tirei a panela de cima após escorrer mosto, ficou alguns grãos secos, acho que devia ter mexido ou feito alguma coisa.

5) teste iodo, menos de 40 minutos já tava como se tivesse eliminado todo o amido, mas por sugestão daqui do chefe, fiz 115 minutos para não ter dúvidas, deveria ser 120 minutos, encurtei 5.

6) lavagem, elevei água até 76 graus, e fiz lavagem com 5 litros.

7)escorreu e a confirmação que nem todo malte virou mosto. uns 5% no máximo de malte seco

8) fervura, aqui tive problemas em identificar como é a fervura ideal, não senti firmeza em dizer que estava fraco nem forte.

9) lúpulos foi tranquilo, coloquei no tempo certo

10) esfriamento, gastei 70 litros de água (depois reaproveitada), para trazer de 100 para 32,5 graus,
10a) aqui fui fazendo movimentação enquanto esfriava, posso fazer isso?
10b) qual o risco de fazer a movimentação do mosto?
10c) qual seria a temperatura mínima que deveria ter chegado?

11) fermentador, peguei o mosto a 32,5 graus e coloquei na geladeira na intenção de esfriar para 20 graus
11a) perdidaço na temperatura , uns dizem 18, outros 20, outros 25, esperei 24,7 e coloquei a levedura hidratada ( outro caso a aprender).

12) levedura, na minha cabeça a temperatura iria cair rápido na geladeira de 32,5 para 20, demorou das 15 até às 22 hrs,
12a) a hidratação foi fácil , difícil foi saber o que fazer com ela após hidratada, deixei umas duas horas temperatura ambiente, mas preocupado se ela iria estragar, assim depois de 2 horas coloquei na geladeira até colocar no mosto, AQUI preciso de uma aula de como fazer correto
12b) não aguentei esperar chegar a 20 graus (seria ideal 20?), e coloquei quando estava 24,7 graus no fermentador.

13) airlock, funcionou lá pelas 22 hrs quando a geladeira já estava a 20. que bom eu acho.

acho que sanitizei o fermentador bem , e bem até demais, contaminação só preocupa o fato de estar mexendo enquanto esfriava.

14) como controlar agora o fermentador, ? aceito sugestões, pretendo 2 dias a 20 e depois subir 1 grau por dia até os 25 , correto?

15) maturar pretendo baixar para 5 graus durante 5 dias . correto?

16) primming, aqui dúvida grande, colocar o açucar invertido dentro do fermentador? será que mexo como? como não levantar a sujeira?

no mais, obrigado pela ajuda dos membros do fórum.
 

Attachments

  • FÓRMULÁRIO CERVEJA.pdf
    6 KB · Views: 140
  • IMG-20160710-WA0002.jpg
    IMG-20160710-WA0002.jpg
    165 KB · Views: 159
  • IMG-20160710-WA0009.jpg
    IMG-20160710-WA0009.jpg
    143.5 KB · Views: 160
  • IMG-20160710-WA0017.jpg
    IMG-20160710-WA0017.jpg
    159.5 KB · Views: 154
  • IMG-20160710-WA0023.jpg
    IMG-20160710-WA0023.jpg
    74.7 KB · Views: 155
Last edited:
Bem, que bom que sabe que errou algumas coisas, é o primeiro passo.

Quanto ao item 16, eu, particularmente, prefiro transferir para outro recipiente (sem o trub e leveduras) para, posteriormente, misturar com o açúcar invertido para envasar.
 
Continuação fotos da primeira brassagem, 2 parte de 3 .:mug:
 

Attachments

  • IMG-20160710-WA0036.jpg
    IMG-20160710-WA0036.jpg
    97.1 KB · Views: 158
  • IMG-20160710-WA0038.jpg
    IMG-20160710-WA0038.jpg
    109.3 KB · Views: 141
  • IMG-20160710-WA0049.jpg
    IMG-20160710-WA0049.jpg
    174.6 KB · Views: 141
  • IMG-20160710-WA0045.jpg
    IMG-20160710-WA0045.jpg
    109.7 KB · Views: 144
Continuação fotos da primeira brassagem, 3 parte de 3 .
 

Attachments

  • IMG-20160710-WA0051.jpg
    IMG-20160710-WA0051.jpg
    148.2 KB · Views: 146
  • IMG-20160710-WA0057.jpg
    IMG-20160710-WA0057.jpg
    93.6 KB · Views: 143
  • IMG-20160710-WA0053.jpg
    IMG-20160710-WA0053.jpg
    94.2 KB · Views: 149
Deixa ver no que posso ajudar...
Nos itens 10 - não vejo problema algum em mexer o mosto nessa hora. E a temperatura para se chegar é a que vc planeja fermentar... mas é bem difícil resfriar exatamente até essa temperatura rapidamente. Fique tranquilo, acho que seu processo foi muito bom para uma primeira vez.

12 - Realmente demora mais para esfriar na geladeira que o senso comum nos faria supor. Eu já estive nessa mesma situação. Vc deveria ter esperado para iniciar a hidratação do fermento quando tivesse chegado na temperatura. ACho que essa demora em inocular o fermento já hidratado pode deixar mais off-flavor que ter inoculado a 24oC.

14 - me pareceu um pouco alta essas temperaturas para fermentação de uma APA. Qual é a levedura?
 
valeu pelas dicas

12 - Vc deveria ter esperado para iniciar a hidratação do fermento quando tivesse chegado na temperatura.

Realmente acho que este seria o procedimento correto

ACho que essa demora em inocular o fermento já hidratado pode deixar mais off-flavor que ter inoculado a 24oC.

To aprendendo, agora penso em hidratar só quando o fermentador já estiver no ponto

Posso te fazer outra pergunta? ideal 18 ou 20 graus no mosto para colocar o fermento hidratado


14 - me pareceu um pouco alta essas temperaturas para fermentação de uma APA. Qual é a levedura?

levedura T 58, mas acho que coloquei errado mesmo.
 
Eae @Kyzylla!

Post grande hein? Dificil te responder tudo, mas alguns pontos dá:

12b) não aguentei esperar chegar a 20 graus (seria ideal 20?), e coloquei quando estava 24,7 graus no fermentador.

Vou te dizer que se estava marcando 24,7 com a medição por fora do balde, dentro do liquido estava mais. Por isso mudei para poço termométrico, assim tenho uma medida mais real da temperatura da cerveja. O ideal é inocular um pouco abaixo da temperatura de fermentação, em geral faço 2 graus abaixo.

14) como controlar agora o fermentador, ? aceito sugestões, pretendo 2 dias a 20 e depois subir 1 grau por dia até os 25 , correto?

Não te baseie em x dias a y temperatura, fermentação acaba quando acaba, e como se sabe? Medindo a densidade e esperando ela estabilizar.

Como tu não tem refratometro ainda, eu deixaria pelo menos uns 10 dias para garantir. Concordo que a temperatura de fermentação está alta. Após estes 10 dias sim, pode ir subindo 1 grau por dia até 25°C.

15) maturar pretendo baixar para 5 graus durante 5 dias . correto? Maturar não tem certo ou errado, o conceito é, terminou de fermentar, então já está maturando. Acredito que 5 dias está ok, mas tua experiência é que vai dizer, tu vai notar diferença nela quanto mais tempo deixar a baixa temperatura. Eu chegaria a temperatura mais baixa ainda se for possível.

16) primming, aqui dúvida grande, colocar o açucar invertido dentro do fermentador? será que mexo como? como não levantar a sujeira?

Tu deve trocar de balde para fazer o primming, senão de que adianta decantar o fermento e tudo mais, se depois tu vai mexer novamente?

No mais, vai sair cerveja, mas tem bastante trabalho ainda, esse é o legal do hobby. Eu sempre encorajo as pessoas a fazerem um curso, pois muitas duvidas são esclarecidas lá, poupa muito tempo.

Grande abraço!

Guilherme
 
valeu pelas dicas

12 - Vc deveria ter esperado para iniciar a hidratação do fermento quando tivesse chegado na temperatura.

Realmente acho que este seria o procedimento correto

ACho que essa demora em inocular o fermento já hidratado pode deixar mais off-flavor que ter inoculado a 24oC.

To aprendendo, agora penso em hidratar só quando o fermentador já estiver no ponto

Posso te fazer outra pergunta? ideal 18 ou 20 graus no mosto para colocar o fermento hidratado


14 - me pareceu um pouco alta essas temperaturas para fermentação de uma APA. Qual é a levedura?

levedura T 58, mas acho que coloquei errado mesmo.

Cara... depende da levedura. O ideal mesmo é vc colocar na temperatura que pretende fermentar nos primeiros dias, tendo o cuidado de ter uma diferença de no maximo 8 graus entre o fermento hidratado e o mosto. Mas isso é o melhor dos mundos, nem sempre vc consegue fazer isso... seja por cansaço ou falta de tempo... eu procuro colocar com alguns graus acima da temperatura alvo e então deixo na geladeira para estabilizar


T-58 é para belgas! Sem problemas vc vai ter uma Belgian Pale Ale.:rockin: Então, já que vc inoculou em uma temperatura alta... tente manter o máximo de tempo nessa temperatura estabilizada (Não passando de 25oC que é o limite para levedura). Assim vc vai estressar menos a levedura. Deve sair uma Pale Ale com caracteristica de cerveja belga... com aquele fenólico que remete a cravo.
 
Prezado Guilherme e Alan, agradeço muito a atenção de vocês,

Guilherme entendi sua sugestão de trocar de balde para fazer o priming, mas não estou gostando muito da idéia de mexer no fermentador, devo optar
plano a, fazer priming com aquelas contas de açucar + água / litros * ml garrafa e colocar com seringa direto na garrafa, menos risco
plano b, fazer priming e colocar direto fermentador, alguns indicam outros não, eu me preocupo em remexer o fundo, por isso o plano a
plano c, conforme sua sugestão, mas só se me sentir seguro em transferir o mosto.

Alan , quando você falou `` Então, já que vc inoculou em uma temperatura alta... tente manter o máximo de tempo nessa temperatura estabilizada (Não passando de 25oC que é o limite para levedura)```, eu não fiz isso, a geladeira ficou regulada em 20 graus, e o mosto com levedura foi caindo junto até se estabilizar em 20 ( começaram em 24,7, mas conforme acertadamente Guilherme ressaltou que não era a exata de dentro), agora que inês é morta, posso continuar do jeito que penso, que seria 20 (2 dias), depois para ficar mais tempo vou alterar de 1 dia cada grau, para 2 dias cada grau, assim, serão mais de 10 dias até 25.

no mais. forte abraço a todos, e obrigadão
 
Prezado Guilherme e Alan, agradeço muito a atenção de vocês,

Guilherme entendi sua sugestão de trocar de balde para fazer o priming, mas não estou gostando muito da idéia de mexer no fermentador, devo optar
plano a, fazer priming com aquelas contas de açucar + água / litros * ml garrafa e colocar com seringa direto na garrafa, menos risco
plano b, fazer priming e colocar direto fermentador, alguns indicam outros não, eu me preocupo em remexer o fundo, por isso o plano a
plano c, conforme sua sugestão, mas só se me sentir seguro em transferir o mosto.

Alan , quando você falou `` Então, já que vc inoculou em uma temperatura alta... tente manter o máximo de tempo nessa temperatura estabilizada (Não passando de 25oC que é o limite para levedura)```, eu não fiz isso, a geladeira ficou regulada em 20 graus, e o mosto com levedura foi caindo junto até se estabilizar em 20 ( começaram em 24,7, mas conforme acertadamente Guilherme ressaltou que não era a exata de dentro), agora que inês é morta, posso continuar do jeito que penso, que seria 20 (2 dias), depois para ficar mais tempo vou alterar de 1 dia cada grau, para 2 dias cada grau, assim, serão mais de 10 dias até 25.

no mais. forte abraço a todos, e obrigadão

Só reforçando, não tem motivos para ter tanto medo de trocar de balde. Faça a limpeza correta como tu ja fez e não vai acontecer nada. O plano A além de dar muito trabalho, tem um erro maior no primming. Eu só fiz uma vez assim, e prometi pra mim mesmo que nunca mais iria fazer desta maneira, desde então sou uma pessoa mais feliz :).

Mas concordo contigo quando tu fala em fazer aquilo que tu te sente seguro em fazer.

Outras duvidas prende o grito!

Guilherme
 
Prezado Guilherme e Alan, agradeço muito a atenção de vocês,

Guilherme entendi sua sugestão de trocar de balde para fazer o priming, mas não estou gostando muito da idéia de mexer no fermentador, devo optar
plano a, fazer priming com aquelas contas de açucar + água / litros * ml garrafa e colocar com seringa direto na garrafa, menos risco
plano b, fazer priming e colocar direto fermentador, alguns indicam outros não, eu me preocupo em remexer o fundo, por isso o plano a
plano c, conforme sua sugestão, mas só se me sentir seguro em transferir o mosto.

Alan , quando você falou `` Então, já que vc inoculou em uma temperatura alta... tente manter o máximo de tempo nessa temperatura estabilizada (Não passando de 25oC que é o limite para levedura)```, eu não fiz isso, a geladeira ficou regulada em 20 graus, e o mosto com levedura foi caindo junto até se estabilizar em 20 ( começaram em 24,7, mas conforme acertadamente Guilherme ressaltou que não era a exata de dentro), agora que inês é morta, posso continuar do jeito que penso, que seria 20 (2 dias), depois para ficar mais tempo vou alterar de 1 dia cada grau, para 2 dias cada grau, assim, serão mais de 10 dias até 25.

no mais. forte abraço a todos, e obrigadão

Entendi. Acho um bom plano, deve dar certo sim. abs!
 
Bem, que bom que sabe que errou algumas coisas, é o primeiro passo.

Quanto ao item 16, eu, particularmente, prefiro transferir para outro recipiente (sem o trub e leveduras) para, posteriormente, misturar com o açúcar invertido para envasar.


Você é da mesma opinião do Guilherme, estão me convencendo,

Umas perguntas,
1) após adição calda, quanto tempo posso ficar para envasar?
Penso que é demorado colocar nas garrafas, assim se levar um tempo razoável de uma hora, terei problemas?
2) vocês usam qual fórmula? existem muitas, mas palavra de quem já é experiente ajuda.

por enquanto obrigado pela ajuda.
 
Você é da mesma opinião do Guilherme, estão me convencendo,

Umas perguntas,
1) após adição calda, quanto tempo posso ficar para envasar?
Penso que é demorado colocar nas garrafas, assim se levar um tempo razoável de uma hora, terei problemas?
2) vocês usam qual fórmula? existem muitas, mas palavra de quem já é experiente ajuda.

por enquanto obrigado pela ajuda.

Eu demoro uma hora, uma hora e meia mais ou menos...não tem problema não!
 
Eu sempre calculo a quantidade de açúcar baseado na litragem que tenho no balde. Após isso, faço a calda com a menor quantidade possível de água, em geral 1,5ml água / 1g açúcar. Depois apenas coloco no balde e faço uma agitação por uns 2 minutos.

Sobre o tempo, eu te diria que tu tem algumas horas para fazer o procedimento, até porque tu está com a cerveja gelada, saindo da geladeira.

Não tem erro. Não tem contas complicadas.
 
chegando a hora de priming e envazamento
( procurei no site cold crash x gelatina), e não apareceu pra mim, assim, pretendo manter 2 dias a 3 graus e depois ir para priming , como é a primeira nem vou me aventurar na gelatina, mas vendo um vídeo no you tube, um cervejeiro demonstrou que temperatura 2 a 6 e gelatina no final dão mesmo resultado , assim, mais fácil para mim é controlar a temperatura, e além de não precisar mexer no fermentador dentro de um frigobar, que com certeza vai balançar todo só em pensar em tirar ele de lá.

Está correto esta afirmação?? tanto faz alguns dias a 2/5 graus ou uso de gelatina ??
 
chegando a hora de priming e envazamento
( procurei no site cold crash x gelatina), e não apareceu pra mim, assim, pretendo manter 2 dias a 3 graus e depois ir para priming , como é a primeira nem vou me aventurar na gelatina, mas vendo um vídeo no you tube, um cervejeiro demonstrou que temperatura 2 a 6 e gelatina no final dão mesmo resultado , assim, mais fácil para mim é controlar a temperatura, e além de não precisar mexer no fermentador dentro de um frigobar, que com certeza vai balançar todo só em pensar em tirar ele de lá.

Está correto esta afirmação?? tanto faz alguns dias a 2/5 graus ou uso de gelatina ??

Dae, amigo.

A melhor forma de buscar assuntos aqui no fórum é usando o Google, assim:
"gelatina site:homebrewtalk.com.br"

Testa aí! É o primeiro resultado ;)

Abraço!
 
chegando a hora de priming e envazamento
( procurei no site cold crash x gelatina), e não apareceu pra mim, assim, pretendo manter 2 dias a 3 graus e depois ir para priming , como é a primeira nem vou me aventurar na gelatina, mas vendo um vídeo no you tube, um cervejeiro demonstrou que temperatura 2 a 6 e gelatina no final dão mesmo resultado , assim, mais fácil para mim é controlar a temperatura, e além de não precisar mexer no fermentador dentro de um frigobar, que com certeza vai balançar todo só em pensar em tirar ele de lá.

Está correto esta afirmação?? tanto faz alguns dias a 2/5 graus ou uso de gelatina ??

Sempre deixo minhas levas alguns dias (10, 15...) a 2ºC. Na última, além de deixar 15 dias a 2ºC, utilizei gelatina. A diferença foi tremenda. Por essa experiência, se queres uma cerveja cristalina, eu recomendo o uso da gelatina.

Abraços.
 
Sempre deixo minhas levas alguns dias (10, 15...) a 2ºC. Na última, além de deixar 15 dias a 2ºC, utilizei gelatina. A diferença foi tremenda. Por essa experiência, se queres uma cerveja cristalina, eu recomendo o uso da gelatina.

Abraços.

Se for usar gelatina, não precisa deixar tanto tempo a 2 graus. É só o tempo suficiente para a cerva baixar a temperatura o máximo possível (normalmente 1 dia), colocar gelatina e deixar mais 48 horas.
Abraço!
 
Se for usar gelatina, não precisa deixar tanto tempo a 2 graus. É só o tempo suficiente para a cerva baixar a temperatura o máximo possível (normalmente 1 dia), colocar gelatina e deixar mais 48 horas.
Abraço!

Justamente, irei fazer essa experiência essa semana, pois tenho um lote indo para essa etapa. Tinha feito esse raciocínio também, porém ainda não havia testado.

Abraço!
 
Justamente, irei fazer essa experiência essa semana, pois tenho um lote indo para essa etapa. Tinha feito esse raciocínio também, porém ainda não havia testado.

Abraço!

E funciona bem.
Eu ainda não possuo controle de temp. para fermentação, mas faço cold crash com gelatina na geladeira normal mesmo, da cozinha.
"Realoco" as prateleiras e as comidas e mando bala! Hehehe.
A temperatura chega a ficar entre 3 e 5 graus, e já funciona bem.
Abraço!
 
Bão, dando prosseguimento à primeira brasagem, fiz da seguinte maneira:

Deixei 3 dias a 2 graus, e depois conforme sugestão do Guilherme e Alan, fui para o envase, fiz um aproveitamento de um galão de água vencido e coloquei uma toneira, assim para cálculo do priming fica preciso 6 g/l = 120 gramas de açucar ( dilui 120 grs em 360 grs de água e fervi 5 min),
e o que sobrou no fermentador foi para garrafas avulsas ,acho que fiz o correto.

a)Convém ressaltar que não posso concluir se ficou bem clara/límpida da maneira que precisa.
b)Rendeu 21,5 lts para uma leva que deveria ser 20 Lts, então deverá ficar aguada eu acho.

Cronograma
1) 1 garrafa (primeira) por haver mais possibilidade de sujeiras , envasei com 3 grs de açucar numa garrafa de 500 m
2) transferi 20 lts com mangueira colocada bem no fundo da bombona de água, onde adicionei o priming logo no inicio até dar os 20 lts.
3) restante do fermentador envasei 2 garrafas de 600 ml com 3grs açucar cada ( aqui vacilei, era para ser garrafa de 500 ml, mas só percebi depois), mas vai ser bom para conhecer como é carbonatar 5grs/lt
4) um problema, medi com densímetro antes de envasar e ele acusou menos de 1000, como não tenho a OG não tenho noção do àlcool.
5) acho que obtive sucesso ( não vou comemorar ainda ), após 3 dias, manômetro acusa 1 pSI, acho que vai dar certo.
Quando posso colocar na geladeira?? aguardo tempo de maturação (10 dias) ou tenho que esperar manômetro passar dos 2 psi?
6) gelatina , não usei , por ser a primeira, é muita informação. e vou estudar mais para ver se aplico na segunda.

Sempre agradecendo às pessoas do fórum, fiz a primeira brasagem sózinho e sem curso, somente com alguns livros e principalmente com ajuda deste FÓRUM

quando tiver pronta, vou ver se coloco aqui uma foto.
 
Boa tarde

Após cobaias tomarem a primeira cerveja (kit apa), que por sorte ninguém reclamou muito (se reclama não prova mais hehe),
fiz a segunda uma estilo biere de garde (kit trapista), que está maturando,e me parece que após os erros ficou bem melhor que a primeira,
fiz a terceira uma ipa também em kit que está no fermentador.
todas fora kits.

Agora quero escurecer o caldo, porter, bock, stout , etc....

Aí está a questão agora vou mexer com grãos torrados e para aprendizado qual seria a mais indicada?? mais fácil de fazer e controlar?? não vai mais ser kit, pois comprei uns insumos para ter um inventário inicial, tive que aumentar a quantidade pois se não diluir no frete a coisa fica muito cara.

A idéia não é me dar as receitas de vocês, mas qual seria mais fácil executar.



caso alguém esteja com tempinho sobrando, se puder e quando puder, dá aquela ajuda por favor.
Meu propósito um dia ainda será um russian imperial stout, mas acho que ainda estou bem cru...
 
Olá!

Eu te indicaria uma Irish Stout nos moldes da Guinness...

Se quiser tentar tem uma receita boa (em inglês) nesse link: https://byo.com/recipes-tag/item/3024-guinness-draught-clone

Abraço!

Valeu, mas meu ingles é ruim, acho que nem translation vai ajudar , pois insumos são bem diferentes, eu acho.
Caso eu te informe o meu inventário (estoque), você pode me ajudar nas substituições???

Este estoque foi pra aproveitar o frete, que encarece muito, mas acho que tem diversidade. espero que tenha comprado certo.

Ingredients
5.0 lbs. (2.3 kg) English 2-row pale ale malt
2.5 lbs. (1.1 kg) flaked barley
1.0 lb. (0.45 kg) roasted barley (500 °L)
12 AAU East Kent Goldings hops (60 min) (2.4 oz./68 g of 5% alpha acids)
Wyeast 1084 (Irish Ale) or White Labs WLP004 (Irish Ale) yeast (2 qt./2 L yeast starter)
0.75 cups corn sugar (for priming)
 

Attachments

  • inventário.png
    inventário.png
    48.9 KB · Views: 39
Fiz as substituições embasados em leituras no fórum, por favor, seá que tem muita discrepancia? aceito sugestões.
Alterei todos os grãos, lúpulos e leveduras, mas cionsegui ificar no padrão imperial stout no BS2







Imperial Stout ED

Imperial Stout (13 F)



Type: 100% Grão
Batch Size: 20,00 l
Boil Size: 24,83 l
Boil Time: 60 min
End of Boil Vol: 21,84 l
Final Bottling Vol: 19,00 l
Fermentation: Ale, Single Stage


Date: 01 Oct 2016
Brewer: Eu
Asst Brewer:
Equipment: Ardbir 20
Efficiency: 65,00 %
Est Mash Efficiency: 68,6 %
Taste Rating: 35,0


Taste Notes:


Prepare for Brewing

◯ Clean and Prepare Brewing Equipment
◯ Total Water Needed: 34,55 l


Mash or Steep Grains

Ingredientes Mostura


Qtd

Nome

Tipo

#

%/IBU

6,80 kg Global malt pilsen (5,8 EBC) Grão 1 82,9 %
0,30 kg (esp) MALTA CHÂTEAU CARA GOLD® (120,0 EBC) Grão 2 3,7 %
0,30 kg (esp) MALTA CHÂTEAU CHOCOLAT (900,7 EBC) Grão 3 3,7 %
0,30 kg (esp) MALTA CHÂTEAU SPECIAL B® (300,2 EBC) Grão 4 3,7 %

Passos da Mostura


Nome

Descrição

Temperatura

Tempo

Mash In Adicionar 29,00 l de água e aqueça até 68,0 C por 4 min 68,0 C 1 min
Saccharification Adicionar -0,00 l de água e aqueça até 67,0 C por 1 min 67,0 C 90 min
Mash Out Aqueça até 76,0 C por 10 min 76,0 C 10 min
◯ Lavagem com 5,55 l de água a 75,6 C

◯ Add water to achieve boil volume of 24,83 l
◯ Estimated pre-boil gravity is 1,074 SG

Ingredientes Fervura


Qtd

Nome

Tipo

#

%/IBU

0,50 kg Cane (Beet) Sugar (0,0 EBC) Açúcar 5 6,1 %
40,00 g Summit [17,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 6 65,8 IBUs
20,00 g Amarillo [9,20 %] - Fervura 1,0 min Lúpulo 7 0,8 IBUs
◯ Estimated Post Boil Vol: 21,84 l and Est Post Boil Gravity: 1,088 SG

Cool and Transfer Wort
◯ Cool wort to fermentation temperature
◯ Transfer wort to fermenter
◯ Add water if needed to achieve final volume of 20,00 l

Pitch Yeast and Measure Gravity and Volume

Ingredientes da Fermentação


Qtd

Nome

Tipo

#

%/IBU

1,0 pkg SafBrew Ale (DCL/Fermentis #S-33) [23,66 ml] Levedura 8 -
◯ Measure Actual Original Gravity _______ (Target: 1,088 SG)
◯ Measure Actual Batch Volume _______ (Target: 20,00 l)
◯ Add water if needed to achieve final volume of 20,00 l

Fermentation
◯ 01 Oct 2016 - Fermentação Primária (14,00 dias a 19,4 C terminando em 19,4 C)
◯


Dry Hop and Bottle/Keg
◯ Measure Final Gravity: _________ (Estimate: 1,020 SG)
◯ Date Bottled/Kegged: 15 Oct 2016 - Carbonation: Engarrafar com 80,87 g Table Sugar
◯ Age beer for 30,00 days at 18,3 C
◯ 14 Nov 2016 - Drink and enjoy!
 
observando os erros da primeira brassagem e corrigindo o máximo possível, percebi uma boa pra não dizer uma excelente melhora na cerveja.

anotados aqui para algum iniciante como eu, não cometa os mesmos erros.

erros mais graves corrigidos ,

1) não misturar bem o malte, erro de principiante mesmo, pois lendo o fórum o iniciante pode entender que não se deve mexer na cama de grãos, só que se não mexer hora nenhuma, corre o risco de algum malte ficar seco, como uso gravidade, tive uns 5% de grão seco.

2) inocular fermento à temperatura um pouco acima do correto, inoculei a 24 e o correto é 18 para ales.

3) tampamento, perdi umas 5 garrafas, ou problemas na tampa, ou mal posicionado, acho que ambos e outro erro é colocar a tampinha ainda molhada com alcool, para mim é um erro mas não sou dono da verdade.

4) mosto esfria, no meu caso como uso duas panelas e a de cima somente a gravidade trabalha, descobri que preciso usar uma manta, confiei no ardbir, e fiz a cerveja, mas não atentei para o fato que a área grande da panela de cima, faz a cerveja esfriar, constatei uns 3 a 4 graus de diferença, vale apena dar uma conferida, detalhe que passou despercebido, só percebi na terceira brassagem

5) agora um acerto, comprei para aprender 3 kits de cerveja, e aconselho a todo iniciante a fazer o mesmo, pois facilita muito o aprendiazdo, agora vou para uma sem ser kit e estou perdido, tentar uma escura e as receitas que consigo preciso fazer alterações de alguns maltes , lúpulos e talvez até de levedura, e aí meu amigo, não é tão simples, então comece simples pelas receitas que já estão testadas, assim no começo, voce testa seu equipamento, depopis parte para testar seus dons.

6) as fotos estão com rótulos de outras cervejas, não acho mais necessário retirar, o importante é o que está dentro da garrafa e as pessoas com quem se bebe.

agora a parte boa, ficou beleza a cerveja "biere de garde" bem belga mesmo. fiquei surpreso pela qualidade que conseguimos.

sempre agradecendo ao pessoal do fórum, é aqui que se aprende e quando possível se ajuda.
 

Attachments

  • 2016-09-23 17.29.23.jpg
    2016-09-23 17.29.23.jpg
    60.5 KB · Views: 24
  • IMG-20160910-WA0004.jpg
    IMG-20160910-WA0004.jpg
    91.6 KB · Views: 28
Back
Top