Duvidas Single Vessel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mvrielink

Member
Joined
Aug 31, 2015
Messages
12
Reaction score
1
Olá amigos, após meses de leitura sobre o assunto, estou montando meu sistema single vessel, pesquisei e obtive varias respostas, mas tenho uma duvida que não consegui entender, eu escolhei fazer a recirculação por cima, não por baixo pois a bomba não vai aguentar o tranco, minha duvida está relacionada ao nível de malte no recipiente central, vou por uma imagem que fiz no paint para ilustrar, me desculpem mas faltei em algumas aulas de educação artística hahaha.

cerv.png


No método 1, ao recircular por cima, tem kilos de malte na cama, porem quando o nível da cama central se igualar ao nível da água de fora, ela irá certamente escorrer pelo fundo falso com furos de 1mm???? o fundo é todo perfurado. ou ocorre o risco de vazar e fazer uma bagunça danada?


E no metodo 2? quais os problema do malte ficar parte para fora? pois quanto mais alto ficar mais certo que ele irá descer, a gravidade faz a sua parte no caso,penso que terei problema de malte na temperatura errada :/


OBS o método será single vessel, usarei resistência para o aquecimento e farei o controle via Arduíno que estou quase terminando de programas, também compartilharei o código com vocês, está ficando bem completo e a placa completa não sei se vai custar 100 reais, pois estou fazendo tudo, com direito a salvar rampas e receitas \o/
 
Vamos la eu utilizo single vessel, mas não sou nenhum especialista, a minha panela a recirculação é por baixo, se me perguntar o motivo acredito que seja puramente estetico, mas acredito que fica menos funcional, justamente por ter um limitante em quantidade de malte e água, no caso da recirculação por cima, a panela central tem que estar um pouco acima da altura do fundo, que a gravidade e os furos vão fazer com que a água tente entrar em equilíbrio de nível, e nunca estará, pois sempre estará bombeando água por cima da cama de malte, o importante no controle de temperatura é que o sensor fique na saída da bomba onde esta despejando em cima da cama de grãos, pois o que importa é a temperatura da água que passa pelo malte, quanto ao projeto em arduino existe o ardbir que atende perfeitamente pode usar ele recomendo 100%.
 
Creio que o método 2 é melhor pois terá mais mosto em contato com a resistência. Porém nesse método por gravidade acredito que vai recircular bem menos que se fizesse com o método tradicional bombeando por baixo
 
Tudo no mesmo nível. Você tira mosto da panela externa e joga dentro da interna. Não tem como dar erro e todo o grão fica em contato com o mosto. De noite posto fotos. ..
 
É verdade, com o mosto no msm nível ajuda tb a manter a temperatura do cesto com malte imerso no mosto, mas creio que com os furos nas laterias seria ainda melhor, e depois levantaria o cesto e faria o sparge
 
Não indicaria o segundo metodo provavelmente ele tera uma eficiencia muito mais baixa e não tera controle da temperatura do malte que vai ficar pra fora do mosto.
Meu equipamento é um RIMS e dependendo da cerveja acontece do fluxo ficar muito baixo, então se tiver como furar a lateral (um pouco e somente na parte inferior) eu acho uma boa.
 
O segundo método realmente não funcionará bem, é inviável em termos de eficiência. O método 1 funciona bem porque todo o malte estará em contato com o mosto, que vai estar recirculando. Estando banhado, o amido não dissolvido vai poder ser convertido pelas enzimas que estão presentes no líquido.

Se usasse o método 2, haveria má-distribuição do mosto pela cama de grãos, e pouco contato, além de uma baixa eficiencia extrema, possivelmente resultaria em amido não convertido.

Nesse caso, é preferível não reinventar a roda (no conceito geral, não em pequenos detalhes...) não conheço nenhum sistema de fabricação de cerveja onde o mosto e os grãos estão separados fisicamente.

Abraço
 
Obrigado pelas respostas , também penso que o método 1 é o melhor poremmmmmmmmmm se a vazão por acaso for baixa pelo fundo o recipiente central irá transbordar ao invés de vazar por baixo, o qual iria transbordar e fazer uma bagunça, irei fazer furos de 1mm a cada 4mm em todo o fundo, vi um SV na internet de uma cara porem ele tinha furos enormes e usava uma bag, eu queria dispensar a bag, os furos de todos os lados acho não ser uma boa ideia, pois não circularia todos o mosto filtrando pelo cesto de grãos funcionando como filtragem.

queria alguem que ja tivesse feito deste modo e se a base realmente vai dar vazao e equalizar o novel de dentro e fora, porem eu também posso por uma tampa encima e segurar os grãos já ajudaria bastante.
 
Boa noite,
Cara, acredite em mim... Se os furos não forem suficientes para escoar o líquido na configuração 1 tambbém não o será na configuração 2, tenho um single vessel com um guincho e posso variar a altura, não faz diferença nenhuma... Se errar na moagem, a fizer muito fina, o sofrimento é certo... O pessoal que fez a minha panela a fazia com furos laterais mas desistiram disso pois além de criar caminhos preferenciais também dificulta muito na hora de retirar o cesto interno... Penso que furos de 1mm a cada 4mm seja muito pouco... Já pensou em fazer furos grandes e apoiar uma tela de inox ou alumínio mesmo sobre o fundo furado?
 
BOA ideia, qual a grade certa será? bitola do fio e espassamento entre fios?, pode ser de inox ou aluminio, devo conseguir achar isso aqui na cidade.
 
o topico do link fala sobre bitora de fios eletricos, a parte eletrica não tenho nenhum duvida, pois osu engenheiro eletrico, estou falando da bitola do fios da grade de filtração do fundo falso, o tamanho dos furos da grade.
 
Eu acho que tem algum tópico do Guenther sobre isso aqui, sobre o tamanho dos furos de um fundo falso... Os furos do fundo falso são em torno de 1,5mm se não me engano... Deveria ser uma tela com esse tamanho de furo... Acho que no 'how to brew' também tem algo sobre isso... Vou dar uma pesquisada aqui...
 
Não faça furo de 1mm não.. pesquise mais, mas lhe adianto que o ideal são furos de 2,4mm a cada 4mm.. algo assim.. o furo tem que ser maior mesmo, pra filtragem ser feita pela casca..
 
fiquei 2 dia atras disso, achei no fórum .com é de 2mm a 2.4mm espaçamento de 4mm porem chapas muitos finas se aumenta essa distancia para a chapa não envergar com o peso que você vai por no cesto.
 
Olá pessoal! Então deu certo o projeto? Pois eu estou trabalhando num single vessel com guincho para 60/75l e estou cheio de dúvidas.
A recirculação será com bomba e a princípio faria o curso de cima pra baixo no mesmo nível mas vi relatos sobre baixa eficiência. O fluxo ascendente me arrepia só de imaginar não dar certo... como estabilizar a panela de dentro uma vez que se ela fica imersa dentro do mosto mas sem furos embaixo haverá pressão para ela subir?
Se alguém tivesse fotos para mandar ficaria muito grato.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Tambem estou pensando em montar uma single vessel em casa. quem tiver já feito o projeto e puder mandar fotos... grato!!!
 
Back
Top