Duvida com rampas Bohemian Pilsen

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marcos Lamas

New Member
Joined
Jul 26, 2019
Messages
2
Reaction score
0
Location
Santos Dumont - MG
Olá pessoal

Mesmo depois de ler vários tópicos aqui falando sobre a produção da temida Bohemian Pilsen, ainda tenho algumas dúvidas principalmente sobre dois temas:
1 - Rampas de temperatura. Quais usar? (quero fazer com decocção)
2 - vou prduzir 30 litros e pretendo usar 4 frascos de YEASTLAB YLB2006 (seria o suficiente?)

Desde já muito obrigado a todos
 
Olá Marcos Lamas, primeiramente seja bem vindo ao fórum, use e abuse porque tem muita, mas muita informação boa.
Vamos lá, minha opinião é que, uma pilsner pede um pouco mais de corpo, então faria a 67/68º em rampa única. Já que os maltes que utilizamos são, em sua grande maioria, para não dizer 100%, bem modificados, dispensando parada proteica, por exemplo.
Quanto à decocção, desaconselho total a investir nessa empreitada, utiliza até 5% de malte malanoidina e seja feliz, esse malte basicamente traz o mesmo efeito da decocção, guardadas as devidas proporções. Quem fez ou faz decocção diz que é muito trabalho, diria que se teu processo total for de 5 horas, pode acrescentar mais 3 horas no minimo, enquanto o malte melanoidina vai te trazer algo muito semelhante.
Sobre o fermento, não estou em casa para verificar a quantidade certa de fermento/estilo na calculadora, mas acredito que sejam mais do que suficiente, diria que entre 3 a 4 frascos é a quantidade ideal.
 
Fiz na minha última brassagem uma kölsch com um grist meio a meio de pilsen e pale ale e retirei uns 30% do mash após 30 min e o fervi com grãos e tudo (dentro da ideia da decocção) para depois retornar ao mash principal na hora de começar o mashout e recirculação final (uso recirculação contínua e BIAB). Confesso que a cor do mosto fervendo ficou bonita, mas no final não consegui ver diferença significativa nem na cor, nem no sabor ou aroma.

Minha sugestão para caso deseja experimentar a decocção, que o faça em um lote pequeno (tipo 10 l no máximo) para ser rápido.
 
Bom dia Marcos, segue uma receita do Brewer's Friend de uma Urquell. Eu fiz essa pilsner com as devidas adaptações sem a decocção. A tradução está um pouco falha e mistura os sistemas de unidades, mas com calma dá para bolar uma receita legal. No seu caso, acho que dá para dar um chute inicial para estabelecer as rampas de temperatura. A Pilsner que eu brassei ficou muito boa. Repeti ela, com algumas melhorias. Forte abraço.
 

Attachments

  • Clone Premiado Nacional Pilsner Urquell (Versão Decocção e Não-Decocção).pdf
    189.4 KB · Views: 38
Back
Top