Dupla Sanitização

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Inspirion

Well-Known Member
Joined
Jan 3, 2014
Messages
78
Reaction score
2
Turma,

Apenas como referência, alguém por ai já usou dois sanitizantes, tipo o PAC 200 e o Iodophor iludidos na mesma agua/solução?! Há algum problema? Claro que usando o recomendado de cada uma (aprox. 12ppm do iodo e 1g p/ litro).

Há um grau maior de proteção ou os dois são praticamente iguais!?
 
Turma,

Apenas como referência, alguém por ai já usou dois sanitizantes, tipo o PAC 200 e o Iodophor iludidos na mesma agua/solução?! Há algum problema? Claro que usando o recomendado de cada uma (aprox. 12ppm do iodo e 1g p/ litro).

Há um grau maior de proteção ou os dois são praticamente iguais!?

A única associação de sanitizantes pra mim que parece fazer sentido é alcool com iodofor, pq ajudaria na evaporação e redução de espuma formada. Mas dificilmente uso.

Tem que cuidar com o que mistura porque as vezes na esperança de estar sanitizando mais pode estar sendo menos efetivo, devido à possíveis interações entre os compostos misturados.

Não sei que tipo de reação iodofor e peracetico fazem. Mas nunca ouvi falar de fazer essa mistura.
 
Se o objetivo é reforçar a sanitização, recomendaria fazer uma limpeza de cada vez e não misturar os produtos. Costumo fazer isto: limpeza com detergente neutro, materiais de molho em água e cloro, lavar bastante com água corrente e molho com solução de iodophor.
 
Se o objetivo é reforçar a sanitização, recomendaria fazer uma limpeza de cada vez e não misturar os produtos. Costumo fazer isto: limpeza com detergente neutro, materiais de molho em água e cloro, lavar bastante com água corrente e molho com solução de iodophor.

Vc tem toda razão em fazer um passo de cada vez e nos passos que está fazendo, só temos que separar as ideias pra que todos entendam. Limpeza é uma coisa, sanitização é outra.

Deve-se proceder com a limpeza sempre primeiro, ela consiste em remover sólidos, manchas, gorduras, etc. Até que tudo fique bem limpo.

Sanitização não é limpeza e não é efetiva em superfícies sujas. Só funciona pra sujeira microscópica, ou seja, microorganismos. Então essa parta deve ser feita depois da limpeza, por último.

Abraço
 
Cara, sinceramente, seria algo bem arriscado. Dificilmente vai achar algum estudo sobre isso, e obviamente corre o risco de um anular o efeito do outro.

Na minha opinião, escolha um deles que já vai estar bem servido. A diferença principal está no teu grau de cuidado com limpeza e como você sanitiza, ou seja, o cuidado que tem em desmontar tudo, sanitizar em todos os cantos, etc.

Abraço,
 
Levantei a questão apenas como curiosidade, até porque isso pode acontecer e não vi ninguém comentando em lugar nenhum.

Eu na verdade usei de tal método, pois tinha um monte de pac200 por aqui e iodophor, resolvi fazer a alquimia :) - não tive problemas, mas só fiquei curioso com tal mistura. Obviamente um pode interferir no outro e vice versa, mas... fica aí a dúvida.
 
Essa é a questão..... como não existe nenhum estudo explicando o efeito.......

a) Não misturando, eles vão funcionar com certeza.

b) Misturando, eles podem não funcionar.... e se funcionarem, o efeito provavelmente será o mesmo de utilizar sem misturar.

Resumindo.... só corre riscos fazendo isso, pois está gerando incerteza em algo que não tem.

Mas sim, entendi a parte da curiosidade. :)

Abraço,
 
Back
Top