DunkelWeizen receita

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcelokftorres

New Member
Joined
Jun 16, 2013
Messages
3
Reaction score
2
Eaí pessoal,

Pretendo fazer uma Dunkelweizen semana que vem.

Gostaria da opinião sobre a escolha e % de maltes e lupulo.


Montei a seguinte receita:



Trigo Escuro (Weyermann) (17,0 EBC) - 51,3 %
Vienna (Weyermann) (7,5 EBC) 32,1 %
Munich II (Weyermann) (120,0 EBC) 12,8 %
CaraAroma (Weyermann) (350,7 EBC) 3,8 %


55,00 g Hallertauer Mittelfrueh [4,40 %] - Boil 60,0 min
45,00 g Hallertauer Mittelfrueh [4,40 %] - Boil 30,0 min
2,00 Items Whirlfloc Tablet (Boil 15,0 mins) Fining
35,00 g Hallertauer Mittelfrueh [4,40 %] - Boil 1,0 min
2,0 pkg Safbrew Wheat (DCL/Fermentis #WB-06) [50,28 ml] Yeast

Beer Profile

Est Original Gravity: 1,056 S
Est Final Gravity: 1,016 SG
Estimated Alcohol by Vol: 5,2 %
Bitterness: 20,4 IBUs Calories: 502,6 kcal/l
Est Color: 43,8 EBC
 
Eu sou um fã do estilo, faço todo ano.

Fui aperfeiçoando ela aos poucos (ao meu gosto), e a última, que ficou pronta essa semana inclusive, foi assim:

8os4.png


Ficou bem mais escura que a estimativa, mas é o padrão do meu equipamento, lavo bastante e fervo no vigor, aí carameliza um pouco mais que o normal... E de diferença mesmo entre as receitas, só o fato de que eu não uso nada de lúpulo pro aroma, prefiro ficar com o aroma do fermento em si. O estilo também não pede (noble hop character ranges from low to none.).

Brassei a 69,5ºC pra dar corpo, fermentei ela a 16ºC na parede do fermentador, geralmente da 17,8-18ºC internos, pra fugir da bananada. Essa receita é pra 80 litros finais, com 82% de eficiência. A OG terminou um pouco mais alta até, anotei 1051, ficou com 5,1 ABV.

Particularmente ficou muito boa!!
 
Esse é um dos estilos que está na lista pras minhas próximas levas :)
Legais as receitas e interessantes as diferenças!

Abraço.
 
O que acham de usar o S-33 (indicado pra trappistas) em vez do WB-06 na DunkelWeizen? É que tô sem WB-06 e não queria comprar só pra essa próxima leva, que será minha última de trigo por um bom tempo....
 
O que acham de usar o S-33 (indicado pra trappistas) em vez do WB-06 na DunkelWeizen? É que tô sem WB-06 e não queria comprar só pra essa próxima leva, que será minha última de trigo por um bom tempo....

Acho mais indicado inclusive! Acho que o WB-06 vai bem com em hefeweizen, mas numa dunkelweizen, onde outros sabores de malte aparecem, acho mais adequado o S-33. Sé perde um pouco no sabor de especiarias, mas em compensação se ganha um pouco em sedimentação. Mas isso é só o meu parecer, até hoje só fiz duas DKW na minha vida cervejeira (3 anos), não é muito o meu estilo, mas as usei uma levedura em cada uma delas, na primeira WB-06 e na segunda S-33. Pro meu gosto o S-33 foi melhor, mas gosto é como C*, cada qual tem o seu, a menos que sofra de atresia anni.

:mug:

Rodrigo T Pereira
Torres/RS
 
Acho mais indicado inclusive! Acho que o WB-06 vai bem com em hefeweizen, mas numa dunkelweizen, onde outros sabores de malte aparecem, acho mais adequado o S-33. Sé perde um pouco no sabor de especiarias, mas em compensação se ganha um pouco em sedimentação. Mas isso é só o meu parecer, até hoje só fiz duas DKW na minha vida cervejeira (3 anos), não é muito o meu estilo, mas as usei uma levedura em cada uma delas, na primeira WB-06 e na segunda S-33. Pro meu gosto o S-33 foi melhor, mas gosto é como C*, cada qual tem o seu, a menos que sofra de atresia anni.

:mug:

Rodrigo T Pereira
Torres/RS
Boa RodrigoTPereira!!!
Valeu, amanhã vou brassar com a S-33, já era decisão tomada! Seu feedback veio pra dar mais força!!

Valeu Mesmo!
Abs
 
Eu estou pra brassar uma DunkelWeizen tb. Com a seguinte receita para 45L

3,80 kg Wheat Malt, Pale (Weyermann) (2,0 SRM) Grain
2,60 kg Pilsen (Agraria) (3,1 SRM) Grain
1,80 kg Carawheat (Weyermann) (50,0 SRM) Grain
1,50 kg Munich II (Weyermann) (8,5 SRM) Grain
1,30 kg Vienna Malt (Weyermann) (3,0 SRM) Grain
0,10 kg Caraaroma (Weyermann) (178,0 SRM) Grain
0,10 kg Chocolate Wheat Malt (1000,0 SRM) Grain

12,00 gm Magnum [14,00%] (60 min)
22,00 gm Hallertauer Hersbrucker [4,00%] (60 min)


Eu pensei em colocar o fermento T58, pq ja tenho aqui e preciso usá-lo heheh O que acham? melhor eu comprar um Wb06 ou S33 ou mandar ver no T58 mesmo?

Lembrando que moro em Campinas, então comprar um novo n seria problema pra mim já que tenho os Lamas e a Aturma aqui do lado hehe
 
Aproveitando o tópico, amanhã vou fazer a minha primeira Dunkelweizen e pretendo fazer o seguinte, gostaria de opiniões!

p/ 25L:
- 3kg trigo escuro (45,7%)
- 2kg Munich II (30,4%)
- 1kg Vienna (15,2%)
- 0,5kg Special W (7,6%)
- 70g Carafa I Special (1,1%)
- Lúpulo só de amargor: quantos IBU ou IBU/SG recomendam?
- Fermento: 2 pacotes de WB-06

OG 1.058, sacarificação a 68ºC.
Tá bom de caramelo, 7,6%?
O chocolate é pra dar uma corzinha!

Quero bananal. Tava pensando em inocular a 20ºC e fermentar a 22ºC, mas vou viajar depois da brassagem e não vou poder aumentar. O que vocês acham de inocular a 22ºC e aí deixar?
 
Eu queria saber o que rolou com essa galera que usou o S-33, ficou bom? Como é?

Estou prestes a brassar 80L de rendimento de dunkel weizen com wb-06 (ia colocar 4 pacotes) mas sei que o wb-06 atenua pouco e eu queria uma ceva mais alcolica.

Me contem aí o que se passou pra eu saber o que decidir.
Segue minha receita:

Maltes:
2-Row (US) 10.0 kg
Red Wheat 5.0 kg
Coffee Malt 1.0 kg
Melanoidin 1.0 kg

Lupulo:
Hersbrucker 70.0g 60 min
Hersbrucker 70.0g 20 min
 
Revivendo o tópico, também estou prestes a brassar minha primeira Dunkel Weizen e gostaria de mais pareceres de pessoas que utilizaram o S33 ou mesmo o M20...
Se aguem puder ajudar eu agradeço.
 
Back
Top